Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2016

    SECÇÃO: Destaque


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    S. Pedro mal humorado desafiou o S. Martinho (Gastronómico do Centro Social de Ermesinde)

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Bem se pode dizer que o S. Pedro esteve de mau humor durante o já tradicional S. Martinho Gastronómico do Centro Social de Ermesinde (CSE), evento ocorrido nos dias 11 e 12 de novembro no cenário do costume, isto é, o largo da antiga feira da nossa freguesia. De facto a chuva condicionou a presença de um maior número de pessoas numa iniciativa que evidenciou, um ano mais, a vitalidade, a criatividade e o dinamismo do CSE. Antecipando um balanço daquilo o que foi este S. Martinho Gastronómico, e de acordo com palavras da organização, podemos dizer que a vertente da animação - a qual nas últimas edições contribuiu, e muito, para que a afluência ao evento registasse níveis elevados - foi prejudicada face à intempérie que assolou a região, sobretudo na tarde de sábado, em que a chuva não nos largou um minuto, o que não só obrigou ao cancelamento de um ou outro espetáculo inicialmente agendado, como também prendeu muita gente em casa. Quanto ao resto, e esse resto alude ao vasto e diversificado menu gastronómico, voltou a ser de "comer e chorar por mais". E neste aspeto há que dizer que nem a chuva nem o frio impediu o restaurante instalado na tenda gigante situada junto à entrada do Lar de S. Lourenço de registar boa afluência, sobretudo no final da tarde de sexta-feira, altura em que arrancou o evento, sendo que para isso muito terá contribuído a atuação musical dos meninos mais velhos do Jardim de Infância do CSE no palco erguido no local. Um momento que concentrou os olhares de muitos amigos e familiares dos pequenos utentes, visitantes esses que após a animada e muito aplaudida performance de canto e dança deram um pulo ao restaurante para provar algumas das iguarias que ali "desfilaram". E só para se ter uma ideia das iguarias que ali foram confecionadas, recordamos - e aprovamos, algumas delas - as papas de sarrabulho, as pataniscas, os rojões, as bifanas, o entrecosto grelhado e o cabrito assado em forno a lenha, bem como o leite creme, pudins e as rabanadas como sobremesas. Tudo acompanhado de bom vinho (novo) e, claro está, as tradicionais castanhas assadas.

    Ainda no que concerne à animação, ou à animação que foi possível levar por diante em face das condições climatéricas verificadas, há a sublinhar a atuação musical (um misto de dança com karaoke) das funcionárias do Serviço de Apoio Domiciliário do CSE, a qual por culpa exclusiva do S. Pedro teve um reduzido leque de espectadores.

    À semelhança de anos anteriores esta 16ª edição do S. Martinho Gastronómico do CSE contou igualmente com a presença de muitos artesãos, na sua esmagadora maioria ligados ao projeto "Feira de Venda e Saberes", desenvolvido, nunca é demais recordar, pelo Centro de Formação da instituição particular de solidariedade social ermesindense. Bordados, bijutaria e alguma doçaria integraram esta mostra artesanal em que participaram ainda alguns utentes (jovens e seniores) do centro social, sendo que as venda. destes artigos reverteram, como habitualmente acontece, a favor da instituição.

    No final do evento, e aproveitando a nossa presença, a organização endereçou publicamente um agradecimento a algumas entidades que ajudaram a levar a cabo mais um S. Martinho Gastronómico, nomeadamente a Câmara de Valongo, a Junta de Freguesia de Ermesinde, a esquadra de Ermesinde da Polícia de Segurança Pública, os Bombeiros Voluntários de Ermesinde, ao corpo de escuteiros da nossa freguesia, Soteque - Sociedade Técnica de Equipamentos para Colectividades Lda., Mafesinde - Màquinas e Ferragens, Unipessoal Lda., Reinaldo Ferreira Cardoso Lda., Vila & Saavedra - Indústria de Plásticos, Higienova - Higiene e Limpeaza Industrial Lda., Casa Agrícola - Agrocereais Comércio de Produtos Agrícolas Unipessoal Lda., Anastácio Saldanha, Unipessoal Lda., Discovergenious, Unipessoal Lda., Papelaria Cruzeiro, Mini Mercado O Batateiro Lda., Quinta da Gingeira, Ângela Aldeias Carvalho Fontes, Carnes Casal e Padaria Lino. Ajuda muito, mas muito importante foi uma vez mais a de todos os funcionários e voluntários do Centro, que não se pouparam a esforços no sentido de que tudo corresse pelo melhor. Posto isto, é de esperar que no próximo ano o S. Pedro acorde de bom humor e permita que o sol volte a iluminar o largo da antiga feira de Ermesinde durante o decorrer do evento. Até lá.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    .

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].