Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2016

    SECÇÃO: Cultura


    MagicValongo atingiu um quarto de século de vida

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    2016 é um ano marcante para a história do MagicValongo, prestigiado festival de ilusionismo que anualmente se realiza no nosso concelho. E marcante no sentido em que no presente ano o certame completou 25 anos de existência, um quarto de século a promover junto da nossa comunidade múltiplos e imponentes espetáculos de magia, tornando o Magic, como consequência, num festival reconhecido a nível internacional, não obstante as contenções financeiras de que tem sido alvo nas últimas edições, e em que esta última não foi exceção.

    A 25ª edição do Magic Valongo teve lugar, um ano mais, no Fórum Cultural de Ermesinde, entre os passados dias 30 de setembro e 2 de outubro, tendo em paralelo decorrido no mesmo local o 7º Congresso Português de Ilusionismo.

    Organizado em conjunto pela Associação Cultural e Artística MagicValongo e a Câmara Municipal de Valongo, o evento contou com a participação de 20 artistas convidados, sendo de destacar os finalistas das versões portuguesa e espanhola do concurso televisivo Got Talent, respetivamente João Souto, Francisco Mousinho (ambos portugueses) e o trio Ivan Asenjo e Companhia, que viajou do país vizinho, do norte-americano Nathan Kranzo, que iniciou nesta edição do MagicValongo a sua digressão europeia, e do campeão mundial Boris Wild (vindo de França).

    À semelhança de anos anteriores o festival teve como pontos altos, pelo menos aos olhos do cidadão comum, as três galas internacionais que ocorreram em cada um dos três dias do evento. Galas cuja qualidade foi notória, conforme nos foi possível testemunhar, mas que em termos de adesão por parte do público ficou um pouco aquém do esperado, segundo nos confessou Fernando Castro, membro da Associação Cultural e Artística MagicValongo, no final do festival. Contrariamente a anos anteriores a sala de espetáculos não esgotou durante qualquer uma das galas, sobretudo na derradeira gala, realizada no domingo à tarde, onde nem o simbólico preço de 2,5 euros de bilhete atraiu o público. De acordo com Fernando Castro esta baixa adesão do público ficou sobretudo a dever-se à publicidade tardia que foi feita ao festival, sendo esta, na sua opinião, uma aresta a limar em próximas edições.

    foto
    Obstáculo recorrente nas últimos edições do MagicValongo tem sido o reduzido subsídio atribuído pela autarquia e como consequência o baixo orçamento para a realização do festival. Apesar das limitações financeiras, a organização não se poupou a esforços no sentido de continuar a fazer deste um dos mais conceituados eventos deste género do país. Para Fernando Castro, que nesta edição presidiu igualmente ao VII Congresso Português de Ilusionismo, não foi fácil com um orçamento reduzido trazer ao evento 20 artistas de elevada qualidade como se viu durante três dias em Ermesinde, nem tão pouco organizar um congresso de ilusionismo que reuniu 170 participantes (nacionais e internacionais), entre os quais diversos nomes conceituados da área, com destaque para a presença de elementos da Associação Portuguesa de Ilusionismo, membros de cinco delegações espanholas de artes mágicas, bem como elementos da Federação Internacional de Artes Mágicas. Mas com esforço, e com verbas provenientes da cotização da Associação Cultural e Artística MagicValongo tudo isto foi alcançado, e nesse sentido Fernando Castro acaba por fazer um balanço positivo deste 25º MagicValongo.

    Tal como em anos anteriores a organização voltou a levar a cabo concursos abertos aos participantes (70 por cento dos aderentes foram espanhóis), tendo no final atribuído os seguintes prémios: 1º lugar de Mentalismo: Hector; 1º lugar de Cartomagia: Vicente Vasquez; 2º lugar de Cartomagia: Rodrigo Santacomba; 2º lugar de Manipulação: Isaac Deck; 2º lugar de Close-Up: Tony Caballero; 3º lugar de Magia Cómica: Carlos Tomico; 3º lugar de Cartomagia: Isaac Deck; 3º lugar de Close-Up: Daniel Collado; Prémio Incentivo: Afonso Cunha; e Menção Especial: Sara Rodriguez.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].