Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2016

    SECÇÃO: Cultura


    I Semana Académica da Universidade Sénior de Ermesinde

    Fotos USE
    Fotos USE
    A Universidade Sénior de Ermesinde (USE), uma das mais importantes valências da Ágorarte - Associação Cultural e Artística, levou a efeito, neste início de novo ano letivo, mais concretamente de 5 a 8 de outubro, a sua I Semana Académica, que teve como tema central o Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, onde também se integrou mais uma série das Conferências de Ermesinde.

    Contou com vários apoios, designadamente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Câmara Municipal de Valongo, Biblioteca Municipal de Gouveia, Universidade do Porto, Maiashoping e com a colaboração de algumas valências da própria USE, podendo-se afirmar que esta iniciativa foi coroada de retumbante êxito.

    Tudo começou na tarde do dia 5 de outubro, Dia do Professor, no 1.º piso do Maiashoping, com a Exposição intitulada "Vergílio Ferreira: Os caminhos da escrita, o fascínio da arte" que foi devidamente contextualizada e explicada pelo Professor Dr. Jorge Costa Lopes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

    No dia seguinte (6 de outubro), que foi o "Dia da USE", pudemos apreciar à noite, no Auditório Fórum Cultural de Ermesinde, várias valências da Universidade Sénior: atuou o grupo "Cantigas d'Ouvido" da USE, sob a regência do Dr. Manuel Friães; a "Oficina de Letras" selecionou, sob a supervisão da Professora Benvinda Mieiro, um conjunto de poemas, que declamou, inseridos na "Descoberta da poesia de Vergílio Ferreira" e ainda se ouviram "Os Alentejanos", grupo da USE, que homenageia o cante, sob a regência do Dr. Manuel Friães.

    O programa prosseguiu no dia 7 de outubro, à tarde e à noite. Às 17H30, foi na Sala Multiusos do Fórum Cultural de Ermesinde, que o "Clube do Livro" da USE, por intermédio do seu Presidente da Direção, Prof. Carlos Faria, fez a análise crítica e a leitura de alguns trechos importantes para a compreensão da obra "Aparição", de Vergílio Ferreira, tendo havido, ainda, um momento musical protagonizado pelo novo grupo "Four Friends". À noite, no Auditório da Junta de Freguesia, regressaram as Conferências de Ermesinde, com a presença do Dr. Jorge Costa Lopes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que fez uma rigorosa análise das obras de Vergílio Ferreira, terminando a 2.ª sessão deste dia com mais uma atuação do grupo de Danças Tradicionais da USE.

    foto
    Este vasto e rico programa que representou o arranque do novo ano letivo na USE, e que deu corpo à sua "I Semana Académica" concluiu-se no dia 8 de outubro, com uma tarde de cinema, tendo sido exibido, no Auditório da Junta de Freguesia, o filme "Manhã Submersa", de Lauro António, sobre obra homónima do genial Vergílio Ferreira. O Programa da I Semana Académica da Universidade Sénior de Ermesinde encerrou em beleza, à noite, no Auditório do Fórum Cultural de Ermesinde, em coorganização com a Junta de Freguesia de Ermesinde, com o Festival de Tunas, em que atuaram os seguintes grupos: Cristo Académico, Esepus Tunae, Oportuna e Desatuna, todas ligadas a instituições do Ensino Superior da cidade do Porto. Este espetáculo foi ciceroneado pelo presidente da Direção da Ágorarte, Professor Carlos Faria, que no fim chamou toda a Direção ao palco, para agradecer o empenho na concretização deste evento, que teve um acompanhamento muito próximo, ao longo dos 4 dias, do executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].