Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2016

    SECÇÃO: Destaque


    19ª MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO

    Aliança Portugal-Brasil assinalou a 19ª edição da Mostra Internacional de Teatro

    O Fórum Cultural de Ermesinde foi palco de mais uma edição da Mostra Internacional de Teatro (MIT). A 19ª edição do reputado certame cultural ocorreu entre os dias 7 e 11 de setembro, tendo ao longo deste período sido realçadas as ligações históricas e culturais entre Portugal e o Brasil vincadas numa programação em que foi feita referência a um momento histórico para as terras valonguenses, mais concretamente a data de 29 de novembro de 1836, altura em que Valongo é elevado a Concelho pela rainha portuguesa, nascida no Brasil, D. Maria II, uma efeméride que cumpre precisamente este ano o seu 180º aniversário. Não querendo parecer repetitivos na crítica que vamos elaborando ano após ano sobre o evento, é justo, mais uma vez, atribuir a nota máxima a esta MIT 2016, cuja qualidade do "produto" exibido voltou a evidenciar o porquê deste ser um dos certames culturais de maior relevo e tradição do nosso concelho. Talvez por isso seja incompreensível a adesão pouco satisfatória - em nosso entender e aos nossos olhos - que o evento teve por parte do público. Terá sido por falta de divulgação da organização? Ou mero desinteresse da comunidade no teatro? Quanto a nós a MIT 2016 merecia ter tido mais público do que aquele que teve, residindo aqui, em nossa opinião, o único ponto negativo de um evento que assinalou mais um inesquecível capítulo da história cultural do Concelho de Valongo.

    Foto CMV
    Foto CMV
    JÚNIOR SAMPAIO EVIDENCIOU

    A SUA GENIALIDADE NUM BELO CHURRASCO

    A primeira peça a subir ao palco desta MIT 2016 deixou patente - uma vez mais - a genialidade da figura que está por trás da génese deste certame: Júnior Sampaio. A solo, o Diretor artístico do ENTREtanto Teatro evidenciou todo o seu talento na arte da representação, merecendo cada aplauso recolhido na hora de baixar o pano sobre "O Churrasco", uma criação da sua autoria que narrou a história de um churrasqueiro possuidor de dois "eus". Sozinho em palco, Júnior Sampaio deu vida a Auxivites, um homem simples cuja preocupação passava por fazer churrasco para matar a fome ao Mundo, travando em simultâneo uma luta constante com o seu outro "eu", um encosto, um espírito maquiavélico que o perseguia e se constituía quase como uma barreira ao seu "eu" mais humano. Esta peça deixa-nos por entre linhas alusões ao nazismo, como por exemplo, o próprio nome do personagem, Auxivites (Auschwitz), o indica, ou o espírito demoníaco do tal outro "eu" que a espaços colocava a descoberto a figura de Adolf Hitler. Mais do que uma história que nos terá remetido para um dos períodos mais negros da história da Humanidade, a peça ficou na retina dos que a presenciaram pela tal genialidade expressa por Júnior Sampaio na hora de dar vida, em simultâneo, a dois "eus", a duas personagens, ao bem e ao mal. Só ao alcance dos grandes artistas.

    Ficha Técnica:

    Texto, Encenação e Vivência Cénica: Júnior Sampaio.

    Supervisão, Cénica, Cenografia e Pintura Cenográfica: Leonardo Brício.

    Desenho e luz: Leonardo Brício e Júnior Sampaio.

    Música: Júnior Sampaio.

    Produção: ENTREtanto Teatro.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    AS CORES, OS SONS E AS TRADIÇÕES DO NORDESTE

    BRASILEIRO MISTURADAS NUM BRINDE À AMIZADE

    Os costumes e as tradições do interior do Brasil estiveram em evidência na segunda noite da MIT 2016, altura em que "Sebastiana e Severina" subiram ao palco pela mão do Teatro Kamikaze. A peça narra a história de duas rendeiras do interior do nordeste brasileiro que sonham encontrar o "príncipe encantado" para casar. Ao longo da narrativa foram sendo desfiadas músicas, lendas, brincadeiras, jogos, hábitos, daquela específica região brasileira. A história ganha maior emoção quando à cidade de Umbuzeiro chega Chico, um forasteiro bonito e elegante que desperta o coração das duas rendeiras. A partir dai a amizade entre ambas navega em águas turbulentas, já que as duas entram em disputa para cativar as atenções do rapaz, chegando a recorrer aos dotes de feitiçaria de Dona Zefinha que acaba por lhes passar a perna na tentativa de também ela ficar com Chico. É ai que as duas rendeiras descobrem o verdadeiro sentido e valor da palavra amizade, um sentimento que ultrapassa a cobiça e a disputa por algo, conforme Severina e Sebastiana acabaram por (re)descobrir.

    Ficha Técnica:

    Texto e Dramaturgia Original: André Neves.

    Adaptação Dramatúrgica e Encenação: Cláudio Lira.

    Interpretação: Zuleika Ferreira, Célia Regina, Luís Manuel e Demétrio Rangel.

    Iluminação: Játhyles Miranda.

    Direção Musical e Preparação Vocal (canto): Marcondes Lima.

    Preparação Corporal: Quiercles Santana.

    Trabalho de Alongamento: Zuleika Ferreira.

    Produção: Cláudio Lira (Teatro Kamikaze).

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    TEATRO DE RUA FOI APERITIVO

    PARA A CIMEIRA LUSO-BRASILEIRA

    Foi na rua que foram dados os primeiros passos desta MIT 2016. Nos dias 7 e 8 de setembro a Praça da Estação a Trupe Mulungu (do Brasil) ofereceu aos transeuntes curtos mas interessantes apontamentos de teatro de fantoches, que divertiram pequenos e graúdos que apesar do frio que se fazia sentir ao final das tardes em que os espetáculos decorreram não ficaram indiferentes ao trabalho da companhia que viajou do outro lado do Atlântico. Os bonecos, confecionados através de diversos tipos de materiais (garrafas, tecidos, copos de plástico, etc.), deram vida a histórias que narravam brincadeiras, jogos, relações de poder (entre o mais forte e o mais fraco), entre outros enredos que se viriam a revelar um bom aperitivo para o que nos dias seguintes iria acontecer no Fórum Cultural de Ermesinde. E seria precisamente no exterior da casa da cultura da nossa freguesia, mais concretamente no recinto do Parque Urbano, que na noite de 9 de setembro arrancou oficialmente a mostra, com o Cortejo Cultural "Histórias - Portugal x Brasil", onde o ENTREtanto Teatro, juntamente com os artistas brasileiros convidados, celebraram o intercâmbio entre os dois países envolvidos no evento. O desfile, que contou ainda com a presença do grupo de bombos da Associação Os Filhos da Pauta, evocou a figura da rainha D. Maria II, portuguesa nascida no Rio de Janeiro que em 29 de novembro de 1836 elevou Valongo a concelho.

    Para além destes momentos presenciados pel' A Voz De Ermesinde, a MIT 2016 englobou a apresentação de espetáculos para crianças ("Vamos Brincar de Música", levado à cena pelo brasileiro Demétrio Rangel), e café-teatro (com a peça "Trupizupe, O Raio de Silibrina", pela companhia brasileira Mambembe Produções Artísticas). "Angelicus Prostitutus", peça que subiu ao palco pelo Matraca Grupo de Teatro (Brasil) encerrou esta edição da MIT.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].