Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2016

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Declaração de voto dos vereadores do Partido Social Democrata

    foto
    No que diz respeito ao Ponto "SEGUNDO ADITAMENTO AO CONTRATO DE CONCESSÃO DA EXPLORAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO PÚBLICO E DE RECOLHA, TRATAMENTO E REJEIÇÃO DE EFLUENTES DO CONCELHO DE VALONGO",

    Considerando os seguintes factos:

    " Os contratos devem ser cumpridos e reconhecemos o direito a que as partes possam, a todo o momento, fazer valer a defesa das suas posições contratuais. Portanto, nunca classificámos de qualquer modo negativas as diligências da empresa, a quem reconhecemos legitimidade na defesa dos seus interesses.

    " Há cerca de um ano atrás, e excedendo os termos do reequilíbrio contratual com o concessionário, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valongo propôs à Câmara um aumento extraordinário do tarifário, não só para repor o eventual equilíbrio, mas sobretudo com o objetivo claro de arrecadar uma receita encapotada para a Câmara, a qual seria paga por todos os munícipes. Naturalmente, a pretensão contou com a oposição do PSD, o que permitiu que esse ónus que o Sr. Presidente queria colocar sobre os Valonguenses fosse retirado.

    " Em 20 de agosto de 2015, o Sr. Presidente apresentou uma nova proposta que já não contemplava nenhuma receita extraordinária para a Câmara e que se limitava, segundo ele, a assegurar o reequilíbrio financeiro nos termos contratuais. Para o efeito, o Sr. Presidente da Câmara contratou serviços de assessoria técnica/jurídica que nos asseguraram, a TODOS os vereadores, que a proposta reunia TODOS os requisitos necessários à sua aprovação e que a mesma defendia os interesses do município e dos munícipes de Valongo. Nunca, em momento algum, nos foi transmitida qualquer dúvida sobre a forma e o conteúdo dos dados nela vertidos.

    " Conforme referido na proposta de deliberação, "A proposta de revisão foi aprovada pela Câmara Municipal com fundamento nos pressupostos e objetivos negociais..."

    " Devemos realçar o conforto que nestas afirmações encontrávamos, sabendo nós que o Sr. Presidente mantinha uma relação próxima com a entidade reguladora dos serviços de água e resíduos (ERSAR) que, como sabemos e o Sr. Presidente SEMPRE nos recordou, é a entidade máxima sobre estas matérias no que diz respeito à regulação destes serviços.

    " O Sr. Presidente da Câmara emudeceu sobre este assunto durante um Ano e só recentemente, quando já tinha esgotado toda e qualquer forma de convencimento da ERSAR, é que partilhou com a Câmara Municipal que existia um problema.

    " O problema é tão só que, a ERSAR (recordamos: Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos), dá parecer NEGATIVO a este aditamento contratual.

    Aliás, a ERSAR dá parecer negativo e, após diligências efetuadas pelo Sr. Presidente da Câmara e pela Empresa, MANTÉM o parecer negativo!

    " Realce-se do mesmo as expressões "Tendo presente que a ERSAR não dispõe de toda a informação necessária para a realização do cálculo da TIR do aditamento". O que significa que, ou a informação não existe ou não foi disponibilizada e "Sem prejuízo, afigura-se que a correção dos pressupostos acima elencados justifica a necessidade de adoção de medidas para corrigir a rentabilidade acionista, nomeadamente através de uma redução tarifária." Repetimos, uma redução tarifária!

    Concluindo, os vereadores eleitos pelo PSD/PPM, entendem votar contra a proposta do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valongo, porque:

    " A proposta apresentada pelo Sr. Presidente foi reprovada pela ERSAR e, embora a mesma não seja vinculativa, significa para o PSD uma demonstração inequívoca de que a proposta não garante a prossecução da defesa dos munícipes Valonguenses e do interesse público

    " Tanto mais que a ERSAR assume uma estranha falta de informação e, assim mesmo diz, sem qualquer tipo de filtro, que deveria haver uma baixa tarifária.

    " Não aceitamos a posição chantagista do Sr. Presidente da Câmara que, à falta de melhor (e mais sério) argumento, alega o impedimento da realização das obras de ampliação da ETAR de Campo. Estamos em posição de explicar ao Sr. Presidente como executar essas tão importantes obras sem onerar o Município e os Munícipes!

    " Estranhamos a atual postura do Sr. Presidente da Câmara relativamente à ERSAR, uma vez que aquando da sua tomada de posse endeusava a ERSAR com sendo o grande baluarte da seriedade e competência e, agora que a mesma parece ser um impedimento nos seus intentos de onerar a população, já desvaloriza essa Entidade Reguladora!

    As atitudes ficam com quem as toma!

    Nós assumimos as nossas!

    Valongo, 21 de Julho de 2016

    Os vereadores eleitos pelo PSD/PPM

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].