Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2016

    SECÇÃO: Desporto


    ANDEBOL

    Seniores do CPN sagram-se campeões regionais de andebol

    Foto CPN/ANDEBOL
    Foto CPN/ANDEBOL
    A equipa sénior da secção de andebol do CPN (na imagem) conquistou no fim-de-semana de 11 e 12 de junho, em Penafiel, o título de campeão regional de juniores/seniores da Associação de Andebol do Porto (AAP). A final teve lugar no domingo, dia 12, ante a equipa anfitriã, e confirmou o regresso aos títulos dos seniores do CPN, numa época que foi também a do regresso deste escalão à competição andebolística oficial.

    No dia anterior, na primeira meia-final da Fase Final desta prova organizada pela AAP, o CPN levara de vencida o C.A. Póvoa, num jogo muito disputado, que terminou com uma vitória da equipa de Ermesinde por apenas dois golos (25-23). Para conquistar o almejado título, era preciso vencer o jogo da final, frente ao C.A. Penafiel, que vencera o C.D.C. Santana na outra meia-final. E nem o facto de jogar na casa do adversário afetou o conjunto ermesindense, que fez evoluir no jogo da final, para além de um conjunto de atletas mais experientes, vários dos quais formados na "casa" e regressados este ano ao clube, diversos atletas juniores. Apesar do ambiente adverso, o combinado ermesindense deu boa conta de si e levou de vencida a sempre aguerrida equipa do C.A. Penafiel, depois de uma segunda parte em que o CPN primou pelo grande acerto defensivo e ofensivo.

    Ao intervalo, o marcador apresentava um empate a 9 golos, traduzindo o equilíbrio da primeira parte. Mas no segundo tempo a maior qualidade coletiva do CPN veio ao de cima e a equipa de Ermesinde acabou por assegurar uma vitória tranquila por 18-23. Para além do bom desempenho coletivo, merece destaque individual Miguel Correia, o virtuoso extremo-esquerdo do CPN, que apontou dez golos, sagrando-se não apenas o melhor marcador da final, mas também o melhor marcador da prova, com 92 golos em 10 jogos. Destaque ainda para Ricardo Fonseca, atleta formado nas escolas do CPN, que este ano regressou ao clube, depois de representar outros emblemas, e que se despediu neste jogo da competição oficial, aos 27 anos. No final do jogo, visivelmente emocionado, Ricardo Fonseca fez questão de sublinhar a sua alegria com este triunfo ao serviço do «clube do coração»: «Eu já tinha anunciado aos meus colegas e treinadores que este seria o meu último ano de competição. São já seis anos a treinar limitado fisicamente, com dores, e assim seria sempre muito difícil poder continuar. Escolhi este ano para ser o último pois iria representar o meu clube do coração, o clube que me ensinou a jogar andebol. E sem dúvida alguma que escolhi a equipa certa para terminar a carreira, por assim dizer, pois, para mim, em quinze anos, foi o melhor grupo que encontrei, com união e amizade como nunca vi noutros clubes que representei. Foi um orgulho fazer parte deste grupo e poder voltar a sentir que era útil, mesmo jogando muito abaixo daquilo que já joguei. Para completar toda essa felicidade, queria muito ganhar este último título. Dei o meu melhor, procurei ajudar a aqui e aqui está! Ganhámos! Termino da melhor forma! Nunca esquecerei o CPN e vou continuar a acompanhar o clube e a esperar por grandes vitórias e conquistas», disse.

    Organizado pela AAP, o Campeonato Regional de Juniores/Seniores Masculinos reuniu as equipas que, na prova anterior, não conseguiram apurar-se para a Fase Nacional que veio a definir os clubes com lugar na 2ª Divisão Nacional de 2016/2017. Apesar de não terem alcançado esse primeiro e mais relevante objetivo, os seniores do CPN prosseguiram o seu trabalho e o seu trajeto evolutivo e enfrentaram com seriedade esta prova regional, apresentando desde o primeiro momento pretensões à respetiva conquista. E assim foi. No jogo de Penafiel, que valeu mais um título oficial para a secção de andebol do CPN, alinharam e marcaram: Miguel Correia (10), Diogo Sousa (3), João Moreira (júnior), Rafael Carolo, Ruben "Rafa" Marques (júnior; 3), Vítor Pereira, João Carolo, André Liquito (júnior), Ricardo Fonseca (1), Hélder Rocha, José Maia, Pedro Gonçalves (2), Rui Maneca e Dionísio Sousa (4). Os treinadores vitoriosos foram Evaristo Ribeiro e José Martingo, com os dirigentes Paulo Sousa e Vítor Gonçalves.

    FIM-DE-SEMANA

    AGRIDOCE PARA

    O ANDEBOL DO CPN

    A vitória dos seniores no Campeonato Regional do respetivo escalão não apaga, entretanto, o "amargo de boca" resultante da circunstância de a equipa juvenil da secção de andebol do CPN não ter conseguido agarrar o último lugar de acesso à 1ª Divisão Nacional de 2016/2017, que estava em disputa numa poule envolvendo três equipas realizada, também no fim-de-semana de 11 e 12 de junho, no Pavilhão Municipal de Ermesinde. Apesar da grande entrega, do espírito de equipa e do brilhantismo demonstrado em muitos momentos, em especial no último jogo, ante o Almada, em que o CPN ainda alimentava esperanças de alcançar o objetivo da subida de divisão, o conjunto ermesindense acabou por não conseguir superar a maior tranquilidade e experiência dos seus adversários, A.A. Avanca e Almada A.C., tendo perdido os dois jogos disputados, curiosamente pelo mesmo resultado: 22-27. Não sem alguma felicidade à mistura, a subida de divisão sorriu ao Almada A.C., que venceu no domingo o CPN, depois de, no dia anterior, ter vencido por um golo a A.A. Avanca (28-27).

    A organização desta prova da Federação de Andebol de Portugal - que o CPN assumiu com grande competência - demonstrou, ainda assim, que a formação cepeenista está talhada para a "alta roda" do andebol jovem. Com muitos jogadores do escalão de iniciados ou no seu primeiro ano no escalão de juvenis, esta é uma equipa a seguir no panorama do andebol regional e nacional.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].