Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2016

    SECÇÃO: História


    foto
    60º aniversário do Centro Social de Ermesinde (17)

    Homenagem ao Brigadeiro Aires Fernendes Martins

    BRIGADEIRO AIRES MARTINS (1916-1989)
    BRIGADEIRO AIRES MARTINS (1916-1989)
    O Brigadeiro Aires Fernandes Martins nasceu há cem anos, mais concretamente no dia 17 de abril de 1916, no concelho de Sever do Vouga, mas desde os 18 anos passou a viver em Ermesinde.

    A sua ligação ao Centro Social de Ermesinde vem praticamente desde a fundação desta associação de caridade, embora Aires Fernandes Martins só tenha feito parte dos seus Corpos Gerentes, depois do "25 de Abril" de 1974.

    Mas como já aqui temos visto, em artigos anteriores, era uma presença frequente não só nas Assembleias Gerais mas em todos os momentos importantes da vida desta coletividade, com a sua ajuda pessoal e palavras de incentivo no apoio a todas as iniciativas que foram contribuindo para o crescimento da grande obra social desta Instituição.

    Não admira, por isso, que o jornal "A Voz de Ermesinde", de que também foi colaborador, tenha dado eco a alguns momentos mais importantes da sua vida militar e que a comunidade ermesindense o tenha homenageado, no Colégio de Ermesinde, no dia 18 de dezembro de 1965, passaram em dezembro passado 50 anos.

    "A Voz de Ermesinde", de março de 1961, traz uma notícia de quando Aires Martins foi empossado Chefe do Estado-Maior da I Região Militar, iniciada por uma nota da redação do seguinte teor:

    "Com o maior júbilo tivemos conhecimento da investidura do Ex.mo Sr. Tenente-Coronel Aires Martins no lugar de Chefe do Estado Maior da I Região Militar, pelo que, em nome de toda a população desta Vila apresentamos a Sua Excelência sinceros cumprimentos de felicitação com votos das maiores facilidades no desempenho do seu alto cargo".

    Das páginas centrais de "A Voz de Ermesinde", da edição de dezembro de 1965, transcrevemos algumas passagens da reportagem que então se publicou acerca da referida homenagem ao então Coronel Aires Martins. O título foi "Justa Homenagem/a quem tão dignamente tem pugnado por Ermesinde":

    "Se alguém desconhecesse o valor, incontestável, do Ex.mo Senhor Coronel Aires Martins e tivesse assistido ao jantar de homenagem efectuado na passado dia 18, no Colégio de Ermesinde, ao contemplar a assembleia ali reunida, ficaria com uma ideia, embora muitíssimo vaga, de quanto sua excelência é admirado e estimado.

    (…) Se Ermesinde nada mais devesse ao Snr. Coronel Aires Martins, tudo o que ele tem feito em beneficio desta terra, no âmbito assistencial, justificaria a presença dessas duas centenas de pessoas ali presentes, para, em comunhão, testemunharem o seu apreço e amizade, e o quanto lhe estão agradecidas. (…) A gratidão é apanágio da gente de Ermesinde, em todas as suas camadas sociais.

    Bastou que alguém lembrasse ou insinuasse para se prestar ao Ex.mo Sr. Coronel Aires Martins e a Sua Ex.ma Esposa uma homenagem pelo muito que Suas Ex.as têm feito por Ermesinde - para que toda a gente desejasse manifestar lhe o seu muito apreço, amizade e dedicação. A Comissão organizadora foi feliz e justa. Supomos que as magníficas instalações ao Colégio de Ermesinde, gentilmente cedidas para o jantar de homenagem, apesar de grandiosas, foram ainda pequenas, para reunir todos quantos desejavam prestar a Suas Ex.as a sua admiração, pelo muito que por Ermesinde têm feito e pugnado. (…) Quantas mães ou pais aflitos, por razões várias, não têm batido à porta da "Casa do Roseiral!" a pedir isto ou aquilo? Não nos consta que não tenham sido todos atendidos, dentro das devidas possibilidades. Há sempre uma palavra amiga, paternal, afectuosa, que anima e conforta, criando um estado de alma de tal modo útil e salutar, que muitos dos que por lá passam a interceder protecção, a chorar, saem de lá contentes e a rir.

    Isto é sacerdócio! Isto é humanismo do mais puro e do mais são! (…) No banquete, a satisfação era contagiante. Veio gente de perto e de longe. Viam-se representações de todas as colectividades de Ermesinde, com os seus garbosos Bombeiros Voluntários, Ermesinde Sport Clube, Grupo Columbófilo, Centro de Assistência, etc., etc.. Da Areosa vieram os seus Bombeiros. Os elementos oficiais de Valongo estiveram representados pelos Ex.mos Srs. Presidente e Vice-Presidente da Câmara e o Provedor da Misericórdia, respectivamente Eng.º Armando de Magalhães, Dr. Ribeiro Pereira e Eduardo Reis Figueira.

    (…) Na mesa de Honra estavam, além aos homenageados, os Ex.mos Srs. Eng.° Armando Magalhães e esposa, Dr. Ribeiro Pereira e esposa, Coronel Dr. Joaquim Barbosa e esposa, Revs. Padres Pinho e Sebastião, Directores do Colégio, Abade de Ermesinde, Major Rebelo, da Comissão Organizadora e António da Silva Bastos, Presidente da Junta de Freguesia.

    Aos brindes usaram da palavra diversos oradores, que foram unânimes na manifestação de apreço ao Ex.mo Casal de Aires Martins, a quem Ermesinde muito deve.

    Todos realçaram a justiça da homenagem e as qualidades de caracter, de nobreza e de trato de que são dotados, tanto o Ex.mo Sr. Coronel como sua Ex.ma Esposa.

    À medida que o repasto ia correndo, iam chegando telegramas de várias personalidades de destaque, associando-se em espírito à homenagem, lastimando que por razões de saúde, de afazeres ou de distância não pudessem estar presentes.

    Lembra-nos, entre outros, os dos Ex.mos Srs. Governador Civil do Porto, General Pinto de Oliveira, ilustre Comandante da 1.ª Região Militar e de um Ermesindense residente na Beira - (Moçambique).

    Por último levantou-se, Para fazer os seus agradecimentos, o homenageado que, com palavras bem sentidas, ovacionado constantemente, disse que não podia exprimir o que lhe ia na alma, naquele momento. (…) "Voz de Ermesinde", que conta na pessoa do Ex.mo Sr. Coronel Aires Martins um grande amigo e um valioso colaborador aproveita o momento e oportunidade para o cumprimentar respeitosamente e pedir-lhe a continuação da sua acção de grande impulsionador.

    (…) Há obras em estudo e outras a começar em breve, de certo vulto.

    Se a população de Ermesinde continuar - cremos até que aumentará - a dar a sua colaboração leal a tão prestigiosa como valiosa figura de defensor incansável dos seus anseios e das suas necessidades, teremos como certo que Ermesinde será aquilo com que todos sonhamos, sentimos e idealizamos".

    A 1.ª Assembleia Geral do Centro Social de Ermesinde, depois do "25 de Abril" de 1974, ocorreu no dia 29 de dezembro desse ano, mas a revolução não tem qualquer referência em ata (n.º 26). Durante a reunião magna são eleitos novos Corpos Gerentes para o triénio 1975-1977 e o Brigadeiro Aires Martins estreia-se com membro eleito dos seus Corpos Sociais, passando a exercer o cargo de Presidente da Assembleia Geral, no triénio 1975-1977 (O Presidente da Direção eleito foi Domingos Moutinho da Silva Reis). No dia 8 de janeiro de 1977 houve nova Assembleia Geral, com objetivos eleitorais para o triénio 1978-1980, tendo sido eleitos novamente como Presidente da Assembleia Geral o Brigadeiro Aires Martins (o Presidente da Direção manteve-se o mesmo). No dia 14 de abril de 1979, houve novamente eleições e, mais uma vez, o Brigadeiro Aires Martins foi eleito Presidente da Assembleia Geral, tendo sido eleito novo Presidente da Direção - Manuel Joaquim Fernandes dos Santos. A partir de dezembro de 1981, os mandatos voltaram a ser de dois anos, e o Brigadeiro Aires Martins seria reeleito Presidente da Assembleia Geral, em 28 de dezembro de 1981 e 28 de dezembro de 1984.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].