Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-03-2014

    SECÇÃO: Desporto


    Tòfol Castanyer vence Trilhos do Paleozóico (de Valongo)

    Foto CMV
    Foto CMV
    Tòfol Castanyer foi o grande vencedor dos Trilhos do Paleozóico, prova que decorreu no passado 16 de março em Valongo. O espanhol campeão mundial de trail running concluiu o Ultra Trilho de 45 Km em 4 horas, 28 minutos e 30 segundos. Lucinda Santos Sousa foi a primeira mulher a percorrer os 45 Km de trilhos, com o tempo de 5 horas, 56 minutos e 17 segundos. Albino Magalhães (2 horas, 3 minutos e 28 segundos) e Elisabete Rodrigues (2 horas, 42 minutos e 17 segundos) foram os primeiros a terminar o Trilho de 21 Km. Camilo Guedes (uma hora, 4 minutos e 44 segundos) e Marina Campos (uma hora, 27 minutos e 55 segundos) concluíram em primeiro lugar o Mini Trilho de 12 quilómetros.

    A organização dos Trilhos do Paleozóico esteve a cargo do ultramaratonista Luís Pereira, com a coorganização da Câmara Municipal de Valongo e do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta. Com partida e chegada no Largo do Centenário, no centro de Valongo, os percursos das provas de trail running (corridas de trilhos) incluíram a Capela de Santa Justa, a Aldeia de Couce, a Ponte do Rio S. Simão e as Fragas do Castelo, entre outros locais das Serras de Valongo. O evento juntou 1500 atletas, tendo as inscrições esgotado um mês antes das provas.

    Para Luís Pereira, o balanço é muito positivo. «Foi excelente. Agora o objetivo é envolver cada vez mais a população na festa das próximas edições dos Trilhos do Paleozóico», considerou o ultramaratonista. O vencedor da edição deste ano, Tòfol Castanyer, ficou muito surpreendido com as excelentes condições das Serras de Valongo para a prática de trail running, até porque se localizam na Área Metropolitana do Porto.

    O calor de ontem dificultou ainda mais as provas desta dura modalidade de atletismo, onde o facto de se conseguir cortar a linha da meta já é uma grande vitória. Os primeiros atletas partiram às 8h00 e pelas 18h00 ainda havia corredores a chegar ao Largo do Centenário. Houve algumas desistências, mas no final do dia, a organização do evento confirmou que ninguém ficou perdido nas serras.

    Os Serviços Municipais da Proteção Civil de Valongo assistiram 15 atletas, oito dos quais necessitaram de ser transportados ao hospital para tratar lesões e sintomas de fadiga extrema. Estão todos livres de perigo.

    Uma das novidades dos Trilhos do Paleozóico foi a inclusão de uma prova para crianças. No sábado, dia 15 de março, realizou-se a primeira edição dos Trilhos dos Pequeninos. Equipadas com a camisola da Cucamacuca, a mascote do evento, cerca de 100 crianças experimentaram pela primeira vez o trail running, nas provas que decorreram nas margens do Rio Ferreira, junto à Aldeia de Couce.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].