Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-02-2014

    SECÇÃO: Destaque


    Talhões da Horta Biológica Ponte da Presa quase esgotados

    Já são poucas as vagas disponíveis para a Horta Biológica Ponte da Presa. O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, assinou dia 6 de fevereiro os acordos de utilização com 42 hortelãos. Entretanto, a cerimónia de inauguração da horta prevista para sábado foi adiada devido ao mau tempo. A nova data será anunciada oportunamente. As ações de formações mantêm-se, mas vão realizar-se no Centro de Interpretação Ambiental.

    A Horta Biológica Ponte da Presa é promovida em parceria pela Câmara Municipal de Valongo e pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, no âmbito do projeto «Horta à Porta». «Queremos mais hortas biológicas. Estão criadas as condições para se fazerem coisas muito interessantes e para termos 300 hortas biológicas no concelho dentro de um a dois anos», afirmou José Manuel Ribeiro, salientando que esta iniciativa permite uma mudança de comportamentos, evitando o abandono dos espaços. O autarca referiu ainda que estão a ser criadas as condições para os proprietários privados entrarem no projeto sem perderem a propriedade dos terrenos.

    Com 49 talhões e cerca de 2 400 metros quadrados de área total, a Horta Biológica Ponte da Presa localiza-se nos terrenos do antigo horto municipal, proporcionando uma oportunidade única para usufruir dos benefícios da agricultura biológica em pleno centro urbano da cidade de Valongo.

    Os interessados em explorar um talhão com 25 metros quadrados apenas têm de contribuir com 7 euros mensais. Os interessados em explorar uma horta biológica em Valongo podem inscrever-se através da Lipor. Os formulários estão disponíveis em http://www.lipor.pt/pt/educacao-ambiental/horta-da-formiga/horta-a-porta/inscricao-horta-porta-a-porta/.

    A agricultura biológica não utiliza fertilizantes nem pesticidas químicos ou sintéticos, respeitando os processos biológicos naturais. Além do acesso a alimentos mais saudáveis, frescos e saborosos, os praticantes de agricultura biológica ganham qualidade de vida, exercício físico e convívio.

    A Horta Biológica Ponte da Presa é 37ª do projeto “Horta à Porta” e a segunda a ser criada no Concelho de Valongo. A primeira horta biológica implementada concelho foi a Horta de Vasques, em Ermesinde, cuja procura tem uma longa lista de espera.

    Por: Lúcia Pereira/CMV

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].