Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-02-2014

    SECÇÃO: Local


    ALUNOS DAS SAIBREIRAS SEM AULAS POR MÁS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA

    Carta de um munícipe ao presidente da Câmara de Valongo

    foto
    «A Câmara Municipal de Valongo assumiu um ambicioso projeto de requalificação do parque escolar sob sua gestão – Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico – e apesar dos tempos adversos, não recusou esta responsabilidade, porque acredita que investir na educação é semear um futuro melhor para as crianças do concelho de Valongo. ...

    ... A educação só pode ser vista como um investimento com retorno garantido e contamos com o empenho de todos e todas para percorrer o caminho que conduza as nossas crianças de hoje a serem amanhã melhores pessoas e profissionais».

    http://www.cm-valongo.pt/pelouros/educacao/»

    Bom dia!

    Chamo-me Paulo Oliveira e resido em Ermesinde, como tal cidadão do munícipe de Valongo. Tenho 3 filhas, 2 das quais a frequentar a Escola Básica das Saibreiras, uma no 1º Ciclo e outra no Pré-Escolar.

    Quis iniciar este email com uma transcrição da página do pelouro da Educação que a C.M. de Valongo apresenta no sítio da mesma para que o Sr. possa reflectir um pouco sobre o que ali está escrito, se é que eventualmente terá conhecimento do seu conteúdo.

    Há 2 dias que a minha filha do 1º Ciclo não tem aulas...pois as condições da sala são deploráveis. Há baldes para aparar a água que pinga dos tectos das salas e dos corredores de acesso, o que torna o piso extremamente escorregadio e perigoso para qualquer pessoa que ali circule. O ar é irrespirável pelo cheiro a mofo que emana das paredes, pelas quais escorre, literalmente, água. A tinta descascada vai caindo aos poucos em alvos imprevistos...um livro, uma mesa, uma criança. Para espanto meu há instalações eléctricas - quadros eléctricos, interruptores, fios eléctricos - onde assisti presencialmente a gotas de água a pingar dos mesmos. Há tufos de bolor negro que agora decoram as 4 paredes da sala onde a minha filha e outras 25 crianças deviam de estar a aprender a ler e a escrever. Mais uma vez transcrevo as próprias palavras do pelouro em causa: É também nossa preocupação melhorar as respostas de apoio à família, no sentido de facilitar a exigente tarefa, nos nossos dias, de conciliação da vida familiar e profissional. Nesta lógica também os serviços de Educação do Município alargaram o seu horário de funcionamento para o período das 8:30 às 18:00 ininterruptamente." Estas 26 crianças vieram para casa sem que a escola tivesse capacidade de resposta à situação. E, por favor, não ponha as culpas nas condições climáticas adversas, senão todos os Invernos estaremos a falar das mesmas situações pontuais.

    Exº Sr., quero-lhe lembrar que lhe pago 48% do meu ordenado (23% de IVA, 25% de IRS + Segurança Social), pago IUC por um carro que é meu como se tivesse que lhe pagar o aluguer das estradas por onde circulo, mas ainda assim também tenho que pagar portagens porque o imposto por si só não chega...pago o IMI por uma casa que é minha como se tivesse que lhe pagar o aluguer do terreno onde a minha casa está situada, pois o que paguei e pago por ela não é suficiente...pago para poder ter TV em casa mas ainda assim preciso de pagar uma taxa audio-visual...pago...pago...pago e continuo a pagar. Como tal, não lhe peço, EXIGO! que esta situação seja regularizada com a maior brevidade possível, porque quando a segurança dos nossos filhos está em causa o caso "muda de figura".

    PS: Se em setembro de 2013 o Sr. e os seus colegas na vez do dinheiro que gastaram em canetas, porta-chaves e papelinhos, com o descaramento de os andar a distribuir à porta da escola, a tivessem reabilitado e consertado talvez a 29 desse mês eu teria pensado em sair de casa para votar.

    Cumprimentos

    Paulo Oliveira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].