Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-02-2014

    SECÇÃO: Local


    Câmara de Valongo previne bullying com teatro

    foto
    A Câmara Municipal de Valongo está a combater o bullying nas escolas do concelho, utilizando o teatro como ferramenta de educação. Realizado em parceria com a Associação Cultural Cabeças no Ar e Pés na Terra, o projeto Atos de Intervenção – Bullying tem como objetivo ajudar as vítimas e a comunidade escolar a enfrentar e gerir o fenómeno que tem vindo a suscitar cada vez mais preocupação pela gravidade das consequências dos atos de violência.

    Dividido em três atos, o projeto tem como momento alto o Ato II – Teatro de Intervenção que consiste na interpretação da peça “Bullying” pela Associação Cultural – Cabeças no Ar e Pés na Terra, no Fórum Cultural de Ermesinde. Os alunos intervenientes no projeto vão assistir à peça de teatro na próxima quinta-feira, dia 13 de fevereiro, pelas 10h30.

    O Ato I – Ações de Educação Não Formal com Escolas começou a ser preparado em meados de janeiro, com a deslocação de uma técnica da Divisão de Educação, Ação Social e Desporto às escolas. Nesta fase, os alunos foram esclarecidos sobre os diferentes tipos de bullying e de intervenientes: vítimas, agressores e observadores. Foram também abordados os mitos sobre o fenómeno.

    O Ato III – Consolidação de Conhecimentos vai ser implementado de 17 a 28 de fevereiro. Os alunos das escolas aderentes ao projeto serão sensibilizados para as consequências do bullying e para as formas de prevenção deste tipo de violência nas escolas.

    Ao longo dos três momentos de implantação, esta atividade envolve 300 alunos das escolas D. António Ferreira Gomes, Secundária de Ermesinde e Secundária de Alfena.

    O projeto Atos de Intervenção foi implementado pela primeira vez em 2012, tendo tido duas edições. A primeira foi dedicada à identidade de género e orientação sexual e teve como momento alto a apresentação da peça “A Bailarina vai às compras”, dinamizada pelo ENTREtanto Teatro. Este trabalho foi reconhecido com o prémio Arco-Íris pela associação ILGA. A segunda edição abordou a igualdade de género com a peça “Ida ao Teatro”, pela Associação Cultural Cabeças do Ar e Pés na Terra.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].