Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-02-2014

    SECÇÃO: Arte Nona


    356º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa

    Realizou-se na terça-feira, dia 4 de fevereiro, na Casa do Alentejo, o 356º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa, que teve como “Convidada Especial” Ana Oliveira.

    Autobiografia

    da “Convidada Especial”

    «Nasci em Lisboa em 1981.

    Comecei a desenhar quando era pequena, por puro gozo e para me entreter, porque os meus irmãos mais velhos não me deixavam brincar com as coisas deles.

    Segui sempre a vertente das artes durante o secundário porque era o que me parecia mais natural. A minha nabice com matemáticas, filosofias e afins dizia-me para seguir esse caminho.

    Por alturas de escolher um curso superior andei uns tempos a bater com a cabeça nas paredes porque não sabia o que escolher (Design de Comunicação, Realização Plástica do Espetáculo ou Escultura?) e acabei por escolher este último para ficar a estudar nas Belas Artes em Lisboa e porque achava que queria fazer algo relacionado com animatronics (mais precisamente a parte de modelar criaturas e não a parte eletrónica da coisa).

    Algures a meio da licenciatura na disciplina de Desenho, o Professor Pedro Saraiva propôs-nos um exercício de ilustração que eu considero ter estado no início do meu percurso como ilustradora. Coincidiu com a altura em que experimentei aguarelas pela primeira vez, emprestadas por uma amiga.

    Lá mais para o final do curso surgiu a oportunidade de fazer um workshop de ilustração científica com o Prof. Pedro Salgado, nas Belas Artes. Este workshop ajudou- me a ser mais metódica, disciplinada e frequente nos meus desenhos, introduzindo o Diário Gráfico na minha vida. Embora adore o lado "certinho” da ilustração científica, não consigo resistir a fugir para o lado artístico...

    Licenciei-me em 2006 depois de 7 felizes anos nas Belas Artes, curiosamente sem ter feito grande escultura que se visse e sem fazer a mínima ideia para onde me virar no fim do curso. Fiquei com a sensação que podia começar tudo de novo...

    Em 2004 tive um fraquinho por um alemão lisboeta e candidatei-me ao programa Erasmus, para ir estudar 4 meses na pacata cidade de Karlsruhe (estava doida para conhecer mais da cultura alemã). O fraquinho não deu em grande coisa, mas a experiência do Erasmus deu uma reviravolta na minha vida, foi lá que consolidei o desenho e a ilustração como uma forma de expressão, uma vez que era a maneira mais prática e portátil de ser criativa.

    De resto foi no final da licenciatura que iniciei o meu blog “ilustrana” e isso, a seu tempo, trouxe-me fãs, clientes e propostas de trabalho... quando o comecei, no entanto, não tinha nenhuma perspetiva de o usar como ferramenta. Era só uma desculpa para desenhar e mostrar as minhas coisas ao mundo. Desde então comecei a vender alguns produtos ilustrados em feiras (uma ótima maneira de contactar com o público interessado por ilustração).

    Basicamente é isto:

    Gosto muito de jogos de palavras e slogans e tenho na publicidade uma das minhas grandes inspirações. Agradam-me as pequenas histórias que se podem contar numa página. Tenho também uma especial predileção por contos tradicionais e de fadas, aos quais gosto de dar segundas leituras através do desenho.

    Em 2011 tive a minha primeira experiência de ilustrar um livro para a Civilização chamado "Eram doze moças donzelas e outra história" mas acho que não correu lá muito bem. Estou neste momento a ilustrar um pequeno livro para a Zero a Oito.

    Pertenço ao Atelier 39/93 e abri recentemente uma loja Online na Etsy, chamada “ilustrana” que está em águas de bacalhau, mas que se Deus quiser, hei-de ressuscitar».

    Tertulianos presentes

    1. Adelina Menaia

    2. Álvaro

    3. Ana Oliveira (Convidada Especial)

    4. Ana Saúde

    5. António Araújo

    6. António Isidro

    7. Bruno Caetano

    8. Cristina Costa Amaral

    9. Falcato

    10. Filipe Duarte

    11. Helder Jotta

    12. Hugo Tiago

    13. Inês do Carmo

    14. Inês Ramos

    15. João Amaral

    16. João Figueiredo

    17. João Rapaz

    18. João Sequeira

    19. João Tércio

    20. João Vidigal

    21. Luís Graça

    22. Manuel Valente

    23. Miguel Costa Ferreira

    24. Moreno

    25. Nuno Duarte (“Outro” Nuno)

    26. Nuno Viegas

    27. Paulo Costa

    28. Policarpo

    29. Quico Nogueira

    30. Rui Domingues

    31. Vítor Estudante

    Participaram no habitual Comic Jam: Ana Oliveira, Ana Saúde, João Tércio, Nuno Duarte, Filipe Duarte e João Sequeira (desenho) e Álvaro (argumento).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].