Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-01-2014

    SECÇÃO: Tecnologias


    AVE 913-A

    Distros em linha

    Esta semana o site de divulgação de novas distribuições de software livre assinalou o lançamento de novas versões de várias distribuições Linux, BSD e Illumos – IPFire 2.13 Core 75, Korora 20, Kali Linux 1.0.6, FreeBSD 10.0-RC5 – e de várias novas distribuições: Linux Educational, Chapeau Linux, DMDc, Gajj, JustBrowsing, Parrot Security OS e XstreamOS.

    IPFIRE 2.13 CORE 75

    http://www.ipfire.org/

    Michael Tremer anunciou o lançamento do IPFire 2.13 Core 75, uma distribuição destinada a firewalls. Imagem CD .iso otimizada para arquitetura PC 32 bits (103 MB).

    KORORA 20

    https://kororaproject.org/

    Ian Firns anunciou o lançamento do Korora 20, uma distribuição Linux baseada em Fedora, com ambientes de desktop Cinnamon, GNOME, KDE, MATE e Xfce. Imagens DVD .iso otimizadas para arquitetura PC 64 bits, com Cinnamon (1 671 MB), GNOME (1 807 MB), KDE (2 375), MATE (1 700 MB) e Xfce (1 612 MB).

    KALI LINUX 1.0.6

    http://www.kali.org/

    Mati Aharoni anuncio o lançamento do Kali Linux 1.0.6, uma distribuição baseada em Debian com uma larga coleção de ferramentas para testes de penetração e diagnóstico. Vem com o kernel Linux 3.12. Imagem DVD .iso otimizada para arquitetura PC 64 bits (2 993 MB, torrent).

    FREEBSD 10.0-RC5

    http://www.freebsd.org/

    Glen Barber anunciou a disponibilidade da quinta versão de desenvolvimento prévia final do FreeBSD 10.0, disponível para arquiteturas amd64, i386, ia64, powerpc, powerpc64 e sparc64. Imagens DVD .iso otimizadas para arquitetura amd64 (2 366 MB) e i386 (2 203 MB).

    Novas distribuições

    LINUX EDUCATIONAL

    http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/

    O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal brasileiro que busca o melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. A versão 5.0 foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre da Universidade Federal do Paraná. Imem DVD .iso otimizada para arquitetura PC 32 bits (1,5 GB).

    CHAPEAU LINUX

    http://chapeaulinux.org/

    Chapeau Linux é uma nova distribuição baseada em Fedora, com ambiente de desktop Gnome 3, leve mas com acesso a algum software proprietário e distribuído também em imagem virtual.

    Imagem DVD .iso otimizada para arquitetura PC 64 bits (1,8 GB).

    DMDC

    http://frannoe.blogspot.com.es/p/dmdc-debian-mate-desktop-cosillas.html

    DMDc é uma nova distribuição Linux baseada no ramo estável do Debian, e com ambiente de desktop MATE. Imagem DVD .iso otimizada para arquitetura PC 64 bits (1,8 GB).

    GAJJ

    http://gajj.tss-gndu.org/

    Gajj é uma nova distribuição Linux baseada em Ubuntu e Linux Mint, que procura fornecer uma distribuição pronta a funcionar “out of the box”. Vem com ambientes de desktop KDE, Cinnamon e Xfce. Imagem DVD .iso com Cinnamon otimizada para arquitetura PC 64 bits (3,5 GB).

    JUSTBROWSING

    http://justbrowsing.info/

    JustBrowsing é uma distribuição Linux permitindo arrancar de um live CD que proporciona uma experiência simplificada de navegação online, tendo um web browser (Firefox ou Chrome) como sua única aplicação. Imagem CD .iso (609.2 MB)

    PARROT SECURITY OS

    http://www.parrotsec.org/index.php/Main_Page

    Parrot Security OS é um sistema operativo designado para fornecer um ambiente de segurança e testes de penetração e diagnóstico e para navegar de forma inteiramente anónima. Imagem DVD otimizada para arquitetura 64 bits (1,8 GB).

    XSTREAMOS

    http://www.sonicle.com/index.jsp?pagename=xstreamos-desktop&parent=products&language=en

    XStreamOS é uma nova distribuição open source construída a partir do kernel Illumos (fork livre do Solaris), e que usa o novo sistema de ficheiros ZFS e um ambiente de desktop próprio. Está ainda em versão beta de desenvolvimento. Imagem DVD .iso (1,6 GB).

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].