Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-11-2013

    SECÇÃO: Cultura


    16ª edição do MIT – Mostra Internacional de Teatro

    foto
    A 16ª edição do ENTREtanto MIT Valongo – Mostra Internacional de Teatro decorre este ano nos dia 22 e 23 de novembro, simultaneamente com espetáculos em Portugal (às 23h00) e no Brasil (às 21h30).

    Assim, no dia 22, o MIT estará em S. Paulo, no Brasil, e também no Centro Cultural de Campo.

    No dia seguinte estará em Caruaru, no Brasil, e novamente no Centro Cultural de Campo.

    No dia 22, em Campo, o grupo Lacava Produções Artística leva à cena “A Árvore Seca”, um texto de Alexandre Sansão, com direção de Antonio Vanfill e Leandro Goddinho e interpretação de Ester Laccava.

    E no dia 23 apresenta "Dorotéia Vai à Guerra", de Carlos Alberto Ratton, uma peça do Grupo de Teatro-Arte-em-Cena, com encenação de Gilberto Brito, e interpretação de Severinio Florêncio e Welba Sionara.

    O MIT 2013 apresenta também dois espetáculos de café-teatro realizados por ex-alunos do ENTREtanto TEATRO, ambos sob o título "Luz Verde".

    “A ÁRVORE SECA”

    foto

    “A Árvore Seca” rendeu à atriz Ester Laccava a quarta indicação ao Prêmio Shell – um dos mais importantes prémios do teatro brasileiro. É um espetáculo que utiliza a poética do cordel para contar, de forma simples e delicada, a história de uma mulher do sertão nordestino.

    Numa odisseia épica que vai do seu nascimento até a velhice, narrados na primeira pessoa, a personagem apresenta ao público, em versos rimados, a beleza de uma vida onde a felicidade é extraída à força de pequenos momentos incrustados no quotidiano.

    Ester Lacava afirma que: «Podemos chamar esse espetáculo de teatro sem fronteiras, inclassificável, que gera dúvidas nas nossas escolhas, que nos torna mais generosos e justos. Ao ler o texto do Alexandre Sansão, um jovem de 23 anos, fui rendida de compaixão por esse universo tão glorificante, "santo", que é nosso sertão».

    FICHA ARTÍSTICA DE “A ÁRVORE SECA”:

    Texto: Alexandre Sansão

    Direção: Antonio Vanfill e Leandro Goddinho

    Elenco: Ester Laccava

    Iluminação: Marcelo Montenegro e Vinícios Andrade

    Trilha Sonora: Ester Laccava e Leandro Goddinho

    Conceção de Vídeos: Leandro Goddinho

    Pesquisa Musical: Claudio Olivotto e Ester Laccava

    Fotos: João Caldas

    Produção: Laccava Produções Artística

    M/14

    Duração: 50 minutos

    “DOROTÉIA VAI À GUERRA”

    foto

    Quanto a “Dorotéia Vai à Guerra”, este espetáculo cumpriu temporadas em diversas cidades do Brasil e participou em vários festivais nacionais, recebendo 39 prémio em diversas categorias.

    “Dorotéia vai à Guerra” é um confronto entre duas mulheres, mãe e filha: uma luta constante pelo poder da afirmação de superioridade.

    A mãe, Dorotéia, é uma mulher que teima em conservar para si todo o domínio, usando a arbitrariedade e até mesmo a chantagem. Madalena, a filha, é vitima de uma mãe que a faz viver na sombra, transitando como um fantasma diante da impossibilidade de ser feliz e de se assumir como uma mulher que arde de desejos.

    As personagens são vítimas de um destino atroz que as acorrenta para dentro de um mundo de loucura e de embates constantes de sobrevivências. Esta relação conturbada por sentimentos contrários, de amor e ódio, ranços e mágoas, mantêm vivas as personagens apesar de não mais alimentarem nenhuma esperança.

    FICHA TÉCNICA DE “DOROTÉIA VAI À GUERRA”

    Texto: Carlos Alberto Ratton

    Encenação, Desenho de Luz e Figurino: Gilberto Brito

    Interpretação: Severino Florêncio e Welba Sionara

    Técnico de Luz: Ednilson Leite

    Técnico de Som: Arnaldo Honorato

    Produção: Grupo de Teatro Arte-em-Cena

    M/14

    Duração: 55 minutos

    “LUZ VERDE”

    Por fim, quanto ao espetáculo de café-teatro, “Luz Verde”: Sendo o homem “um animal que ri”, não nos podemos esquecer que este pode também ser definido como “um animal que faz rir”.

    Num ambiente descontraído de café-teatro várias cenas cómicas sobre a condição humana serão apresentadas por ex-alunos do ENTREtanto TEATRO. Estas cenas receberão os grupos visitantes e os espetadores do MIT’2013, fazendo-os refletir sobre o humano e o Teatro. Desta forma o espetador poderá saborear o poder destes dois universos e as suas possíveis funções - artísticas, sociais, políticas, pedagógicas…

    Uma cena, uma música, uma dança, um poema, um pensamento, um ditado, um gesto, uma palavra, um silêncio… Tudo isto pode acontecer nesta “Luz Verde” e o segredo é sorrir!

    Os espetáculos de café-teatro “Luz Verde”, nos dias 22 e 23 de novembro, são distintos mas o local é o mesmo: Centro Cultural de Campo - ENTREtanto MIT Valongo – 16ª Mostra Internacional de Teatro.

    FICHA TÉCNICA DE “LUZ VERDE”

    Coordenação: Júnior Sampaio

    Interpretação: Ex-alunos das Ações de Formação em Teatro – ENTREtanto TEATRO

    Iluminação: André Garcia

    M/14

    Duração: 45 minutos

    Informações e Reservas:

    Centro Cultural de Campo

    Tel: +351 224211565

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].