Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-11-2013

    SECÇÃO: Saúde


    NOVEMBRO É O MÊS DO DIA MUNDIAL DA DIABETES

    Mais de um terço dos diabéticos de tipo 1 desenvolve nefropatia diabética

    foto
    No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia alerta para a prevalência da diabetes nos doentes renais, sendo que cerca de 30 a 40% dos diabéticos de tipo 1 e entre 10% a 20% dos diabéticos de tipo 2 desenvolvem nefropatia diabética.

    Para tentar prevenir a nefropatia diabética, e dado que a doença não revela sintomas, os doentes devem ter um controlo muito rigoroso dos níveis de açúcar no sangue, devem realizar testes de pesquisa de albumina na urina pelo menos uma vez por ano, devem verificar a tensão arterial com frequência e tomar os medicamentos prescritos e fazer exames de sangue por forma a controlar os níveis de açúcar no sangue e a função renal com base no valor de creatinina no sangue. Para além disso devem ainda seguir uma dieta para diabéticos, fazer exercício físico regularmente e evitar o álcool e o tabaco.

    De acordo com o presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Fernando Nolasco, «a nefropatia diabética é uma das complicações mais temidas pelos doentes com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. Esta doença renal, que resulta das lesões que a diabetes provoca nos rins, evolui em muitos casos para a insuficiência renal crónica». E acrescenta que «nos últimos anos houve um incremento do número de casos de nefropatia diabética que atingem a fase mais avançada da insuficiência renal, fruto de melhores cuidados de saúde que resultam numa maior esperança de vida dos doentes com o consequente aumento do número de doentes necessitando de tratamento com diálise ou transplantação renal».

    Em Portugal estima-se que 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

    Todos os anos surgem mais de 2 mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca 2 mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].