Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-10-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Secretário de Estado da Segurança Social visitou Centro Social de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho visitou, na passada sexta-feira, dia 11 de outubro, o Centro Social de Ermesinde (CSE), numa visita em que foi acompanhado pelo diretor regional da Segurança Social do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, e em que foi recebido pelo presidente da Direção daquela IPSS, Henrique Queirós Rodrigues, acompanhado de quase todos os membros da sua Direção (o vicepresidente Tavares Queijo, a secretária Alcina Meireles, o tesoureiro Pedro Carvalho, e os vogais Joaquina Patrício, Adelino Soares e Ana Paula Fonseca). A visita contou ainda com a presença em toda a visita ou parte dela, dos então presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, e vereadora com o pelouro da Ação Social Maria Trindade Vale, do presidente recém-eleito José Manuel Ribeiro, do presidente da Direção da CNIS, padre Lino Maia, e de Eleutério Alves, da mesma Direção, do diretor do Centro de Emprego de Valongo, Manuel Henriques, e da diretora do jornal “A Voz de Ermesinde”, entre outras personalidades.

    O secretário de Estado visitou as instalações do Lar de S. Lourenço, do Centro de Formação e do jornal “A Voz de Ermesinde”, três valências significativas da IPSS.

    Na visita ao Lar de S. Lourenço inteirou-se das condições dos utentes, e do trabalho do Lar, que lhe foi apresentado pela diretora da valência, Anabela Sousa. O mesmo se passou relativamente ao Centro de Formação, local onde recebeu idêntica explicação por parte da diretora Albertina Alves.

    foto
    E finalmente tomou contacto com a realidade do jornal “A Voz de Ermesinde”, que lhe foi explicada pela sua diretora Fernanda Lage.

    No decurso da visita às várias valências, o secretário de Estado foi comentando a atual situação política, em vésperas do anúncio controverso do corte de pensões, que avisou, em seu entender, ir ser de natureza muito diversa daquela que se andava a anunciar na comunicação social.

    O secretário de Estado aproveitou também para explicar um pouco do que irá ser o programa CLDS (Centros Locais de Desenvolvimento Social), e a necessidade que há em gerir os recursos de forma equilibrada, não permitindo uma duplicação de apoios injustificada, por exemplo entre GIPs (Gabinetes de Inserção Profissional) e CLDSs.

    Garantiu que uma das maiores preocupações do Governo era o emprego, e anunciou que se iriam definir novos parâmetros na gestão da medida RSI (Rendimento Social de Inserção) de forma a não penalizar os centros mais bem sucedidos, e a reforçar a fiscalização da medida.

    A visita teve o seu epílogo com um almoço nas instalações do CSE.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].