Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 21-10-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Novos eleitos municipais tomaram posse

    Decorreram, numa cerimónia em dois passos sucessivos, realizados na passada quinta-feira dia 17 de outubro, no Fórum Cultural Vallis Longus e no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo, a cerimónia de tomada de posse e instalação dos eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal de Valongo e a primeira reunião desta mesma assembleia, onde, por voto secreto foi eleita – e por unanimidade – a sua Mesa.

    Foto ALBERTO BLANQUETT
    Foto ALBERTO BLANQUETT
    Cheio como um ovo, de tal modo que muitas pessoas tiveram de ficar da parte de fora do Auditório António Macedo do Fórum Vallis Longus, a cerimónia oficial iniciou-se com a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal de Valongo, que foram chamados por ordem de eleição, sendo por isso o primeiro a ser chamado Abílio Vilas Boas (que curiosamente seria também o primeiro se a chamada fosse por ordem alfabética). Por fim entre os membros da Assembleia, foram chamados a tomar posse os eleitos por inerência, presidentes de Junta de Freguesia de Alfena, Campo/Sobrado, Ermesinde e Valongo.

    Depois, por ordem inversa de eleição, foram chamados os eleitos para a Câmara Municipal de Valongo, a culminar no entusiasticamente aplaudido pela numerosa plateia presente José Manuel Ribeiro.

    De facto, ao ser anunciado o seu nome, ouviu-se a mais sonora salva de palmas, a qual só teve aproximação na forma como foi recebido pela plateia o novo presidente da Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Vale Neves.

    Dada a posse aos eleitos foi a vez do novo presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, usar da palavra numa muito breve alocução que a sucessão dos atos impunha, primeiro para cumprimentar todos os eleitos e todos os que ali cessavam as suas funções, e depois para afirmar que iria gerir a Câmara com humildade, e que tinha sido eleito para unir os valonguenses e não o contrário.

    Caracterizando o melhor do concelho José Manuel Ribeiro garantia ir fazer o seu melhor para o seu desenvolvimento, para o que contava com todos e em particular com os empresários e com o movimento associativo.

    Nesta cerimónia usou também da palavra o presidente cessante da Assembleia Municipal, que destacou o empenho de todos os deputados municipais e a colaboração particular dos líderes de todas as bancadas, apresentando depois um voto de louvor à funcionária Isabel Pereira, que diligentemente secretariou os trabalhos deste órgão.

    Além das muitas personalidades do concelho presentes à cerimónia, podiam ver-se entre a assistência destacados militantes socialistas, como José Luís Carneiro (presidente da Distrital e presidente da Câmara de Baião) e Joaquim Couto (presidente da Câmara de Santo Tirso) e ainda o ex-presidente da Câmara de Matosinhos, Narciso Miranda.

    ELEIÇÃO DA MESA DA ASSEMBLEIA

    Os eleitos partiram depois dali para o vizinho edifício sede da Câmara Municipal de Valongo, onde se realizou a primeira reunião da Assembleia Municipal.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Presidida no início por Abílio Vilas Boas enquanto cabeça da lista mais votada, o qual acusou alguma muito natural falta de experiência nos procedimentos formais ao longo deste ato, o agora autarca convidou para o apoiar nesta fase os deputados municipais Jerónimo Pereira, do PSD, já no mandato anterior membro da Mesa, e Ana Maria Rodrigues, do PS, que constituíram assim uma Mesa provisória, e colocou à consideração dos presentes a possibilidade da escolha uninominal dos futuros membros da mesa ou a escolha em lista, tendo entretanto Diomar Santos apresentado uma lista que coincidia inteiramente com a Mesa provisória – Abílio Vilas Boas, Jerónimo Pereira e Ana Maria Rodrigues.

    Seguiu-se então um pequeno intervalo necessário para proceder à preparação da votação e, de seguida, foram todos os deputados municipais presentes chamados a participar na votação secreta.

    Apurados os resultados verificou-se terem sido eleitos por 30 votos a favor, todos quantos os deputados municipais presentes (em 31 eleitos, com um ausente, salvo erro o socialista Miguel Cardoso).

    Algumas curiosidades relativamente aos mandatos: na CDU Adelino Soares deve ocupar lugar na Assembleia (tomou posse aliás), mesmo se foi também eleito para a Assembleia de Freguesia de Ermesinde, o que será confirmado se não houver qualquer incompatibilidade caso seja eleito membro da Junta de Freguesia Adelino Soares, e não Gabriel Tomás, que era o terceiro da lista; no CDS, apesar de ter tomado posse, Henrique Campos Cunha dever ceder o seu lugar ao n.º 2 da lista, Luís Portas. E na coligação PSD/PPM, o monárquico Paulo Basto fica de fora, entrando para a Assembleia Octávio Pereira, que tomou posse, demonstrando-se assim que o uso da sigla do PPM era um mero pró-forma para o PSD não aparecer sozinho, tentando não arcar muito com as custas de um símbolo associado à governação, como seria a candidatura única do PSD.

    Após a eleição formal da Mesa, o confirmado presidente Abílio Vilas Boas deu a palavra aos deputados que dela quisessem usar, mas apenas o socialista Armando Baltazar dela fez uso.

    Retirando cuidadosamente de um saquinho de plástico uma chávena sem asa, Armando Baltazar comentou que apesar daquela falta a chávena continuava a poder servir perfeitamente para beber, usando essa imagem para se referir à sua condição de portador de deficiência (auditiva), destacando a importância da eleição de uma pessoa como ele no necessário combate pela inclusão que a todos competia. Excecionalmente a Assembleia recebeu a sua intervenção com uma ovação.

    Armando Baltazar foi apoiado durante a tomada de posse e a reunião da Assembleia Municipal, por uma intérprete que passava para língua gestual tudo o que se ia passando. Será assim que o deputado municipal poderá participar nos trabalhos do órgão para que foi eleito.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].