Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-10-2013

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2013

    Luís Ramalho reconduzido à frente da Junta de Freguesia de Ermesinde

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Luís Ramalho foi o único candidato das listas PSD (“A Vitória de Todos”) no concelho a conhecer a vitória, resistindo no concelho ao voto de protesto contra a política governamental que varreu o país de lés a lés.

    Repetiu assim a vitória sobre o socialista Tavares Queijo que, mesmo aproximando-se bastante do seu opositor social-democrata, não logrou desapear o atual presidente da Junta.

    A votação no PSD em Ermesinde, para a Assembleia de Freguesia, sendo superior à votação para a Assembleia Municipal (lista de Daniel Felgueiras), é contudo inferior à votação para a Câmara Municipal (João Paulo Baltazar).

    O PSD manteve os seus oito mandatos na freguesia, tendo o PS conquistado dois, e o Bloco de Esquerda reconquistado a presença, com um eleito, na Assembleia de Freguesia de Ermesinde.

    Mas a grande beneficiada destas eleições na freguesia de Ermesinde é a CDU, que passou de um para dois eleitos.

    Em contrapartida, o grande derrotado é o CDS, que apresentando como cabeça de lista o anterior presidente da Junta Artur Pais, assumia algumas expetativas no resultado, acabando por nem sequer o eleger como elemento da Assembleia.

    Uma situação curiosa é que o PSD, embora vencendo as eleições em Ermesinde, se encontra desacompanhado à direita, parecendo aqui obrigatória a reedição da aliança com o PS.

    Mas é, sem dúvida, uma situação de grande fragilidade para a liderança da Junta de Luís Ramalho.

    A Junta de Freguesia de Ermesinde é, aliás, a única em que se colocam questões de xadrez político, já que nas três restantes freguesias se verificaram claríssimas maiorias absolutas

    Na freguesia de Ermesinde é de notar ainda, mesmo nas votações para a Assembleia de Freguesia, que se registaram mais de 10% de votos brancos e nulos e mais de 53% de abstenções.

    Nas outras

    freguesias

    foto
    Em Valongo, Ivo Vale Neves reedita uma vitória ao nível das de António Oliveira para o PS no passado, inclusive por uma diferença maior (os tempos também são outros).

    Nesta freguesia a CDU conseguiu agora eleger um elemento. Também aqui o CDS não logrou atingir qualquer mandato. Ainda fora dos eleitos ficou o Bloco de Esquerda e a lista dos independentes Unidos por Valongo (dissidentes do PS), liderada por Sérgio Bessa, a única lista de independentes no concelho que não conseguiu alcançar qualquer mandato.

    Em Alfena havia uma grande curiosidade pelo regresso de uma lista do PSD, de novo encabeçada pelo antigo presidente da Junta Guilherme Roque, mas a lista dos Unidos por Alfena não deu qualquer hipótese, confirmando a grande popularidade local de Arnaldo Soares e dos Unidos.

    Finalmente, grande grande curiosidade pelos resultados da União de Freguesias de Campo e Sobrado, eleições estas que decorrem depois do generalizadamente contestado processo de fusão imposto às duas freguesias.

    Sendo ideologicamente muito diversas, com Campo a ser sempre, historicamente, a freguesia mais à esquerda no concelho e Sobrado a mais à direita, o casamento forçado despertava bastante interesse quanto aos resultados, havendo quem apontasse poder aí verificar-se um elevado nível de abstenção. Mas curiosamente, talvez até porque a questão local estivesse mais quente, esta acabaria por ser a freguesia (ou freguesias, se se preferir) onde se registou, entre todas as do concelho, a maior afluência às urnas.

    O resultado final foi uma expressiva vitória do PS, que pode radicar não apenas no voto de protesto nacional contra o PSD, no facto de Alfredo Sousa (o candidato do PS e presidente da Junta de Campo antes da fusão) ser natural de Sobrado, onde viveu até aos seus 18 anos, mas cremos que sobretudo no castigo pela fusão imposta das freguesias de Campo e Sobrado.

    Surpreendente aqui é o menos bom resultado relativo da CDU, ao arrepio dos resultados nacionais e locais, sendo a única freguesia no concelho em que não melhorou a votação percentual (relativamente ao agregado das votações de Campo e Sobrado em 2009).

    Também o CDS sai daqui com uma pesada derrota, não tendo conseguido mais do que 1,82% dos votos expressos.

    Surpreeendente ainda (ou talvez não) é o bom resultado da lista independente Unidos por Campo e Sobrado, constituída por dissidentes do PS, e encabeçada por João Reboredo e Joaquim Silveira, lista esta que haveria de conquistar um mandato.

    foto

    JUNTA

    DE FREGUESIA

    DE ERMESINDE

    Muito interessante será agora o processo de constituição da Junta de Freguesia de Ermesinde, sendo que a óbvia aliança possível entre PSD e PS pode esbarrar na nova política concelhia dos socialistas, que “ameaça” uma viragem à esquerda.

    Os resultados das votações nas freguesias tem também uma consequência indireta na Assembleia Municipal, em que os eleitos por inerência estão agora mais equilibrados (dois para cada lado, assumindo que Arnaldo Soares manterá a postura de Rogério Palhau e a sua própria, anteriormente, alinhando sempre nas grandes questões de fundo com o PSD).

    OS ELEITOS PARA AS ASSEMBLEIAS

    DE FREGUESIA DE ALFENA, VALONGO e CAMPO/SOBRADO

    foto

    Alfena (13 eleitos) - UPA (7): Arnaldo Soares (presidente de Junta), Luís Garcês, Ana Maria Macedo, Sérgio Pinto, Jorge Pimenta, Estela Silva, Joaquim Penela; PDS (3): Guilherme Roque, Daniel Feliz, Cláudia Dantas; PS (3): José Luís Marques, Lurdes Ferreira, Joaquim Almeida.

    foto

    Campo/Sobrado (13 eleitos) - PS (7): Alfredo Sousa (presidente de Junta), José Delgado, Ana Raquel Martins, João Paulo Nunes, José Manuel Carvalho, Carla Almeida, Salomão Abreu; PSD/PP (4): João Paulo Pereira, Marco Vaqueiro, Elsa Carneiro, Fernando Rocha; CDU (1): Manuel dos Santos; UPCSM (1): João Reboredo.

    Valongo (13 eleitos) - PS (9): Ivo Vale Neves (presidente de Junta), Ana Sofia Melo, António Vale, Cláudia Lima, Pedro Almeida, Sebastião Freitas, Rute Moreira, Mário Perestrelo Gonçalves, Henrique Pereira; PSD/PP (3): Manuel Poças, Sérgio Oliveira, Maria da Purificação Ribeiro; CDU (1): Luís Vaz.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].