Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-10-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Fraturas da coluna vertebral

    foto
    A coluna vertebral é um segmento anatómico com importantes funções estruturantes do tronco e também como elemento protetor da medula espinal. Compreende-se assim que as fraturas da coluna vertebral, ao afetarem estas suas funções, colocam em risco a integridade da medula espinal e, por isso, a qualidade de vida do individuo, principalmente no que respeita à sua mobilidade, mas não só, já que aquela estrutura neurológica é responsável pela transmissão e retorno da informação entre o cérebro e os vários segmentos do corpo.

    As fraturas da coluna vertebral estão associadas a traumatismos de alta energia, sendo muito frequentes em acidentes de viação, em quedas de altura elevada (muros, árvores em trabalhos agrícolas, andaimes na construção civil) e em mergulhos. Em muitos casos, as vítimas são ainda jovens em idade laboral e as implicações sociais, económicas e familiares são significativas, se atendermos a que em cerca de 20% dos casos ocorrem lesões graves, incapacitantes e irreversíveis.

    Nos casos de fratura vertebral estável e sem lesão neurológica, é viável a opção por um tratamento não cirúrgico, através de repouso e do uso de ortóteses durante um determinado período de tempo. Se a fratura comprometer a estabilidade da coluna vertebral ou se ocorrer uma lesão neurológica (da espinal medula ou raízes dos grandes nervos periféricos), então poderá ser necessário recorrer à intervenção cirurgia, para estabilizar a coluna e descomprimir as estruturas neurológicas.

    As fraturas osteoporóticas - pequenos traumatismos – ocorrem principalmente em pessoas idosas e mais frequentemente em mulheres. São muito comuns e para além da dor, habitualmente não têm consequências graves para o indivíduo.

    As fraturas da coluna vertebral ocorrem na sequência de acidentes, muitos dos quais possíveis de evitar se forem tomadas em conta as normas de segurança e de prevenção definidas para as mais diversas situações, desde regras de trânsito e de segurança no trabalho, como abstendo-se de comportamentos e atitudes displicentes.

    Por: Rui Delgado (*)

    (*) Médico da campanha Olhe pelas Suas Costas

    A campanha Olhe pelas Suas Costas é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, em parceria com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia. Para mais informações consulte: http://www.olhepelassuascostas.com/ ou visite o facebook: https://www.facebook.com/olhe.costas

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].