Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-10-2013

    SECÇÃO: Ambiente


    Energias renováveis e eficiência energética são os temas centrais do Prémio EDP Inovação 2013

    foto
    O Prémio EDP Inovação 2013 já selecionou os seis projetos que serão apresentados ao júri nas próximas semanas, dos quais sairão os três finalistas, sendo que um deles será o grande vencedor que receberá um prémio no valor de 50 mil euros.

    GreenSynFuel, S.T.E.P., InSwitch, AmpDetect, Enhanced WT e EnergyClick são os seis projetos selecionados pela Comissão Técnica de Apoio ao Júri e aqueles que disputarão um lugar no pódio nesta nova edição do Prémio EDP Inovação. Nesta última fase de avaliação, os grupos terão de dar a conhecer o seu projeto ao júri, através de uma apresentação oral que será determinante para a escolha final.

    O eleito do Prémio EDP Inovação 2013 irá ganhar também uma viagem a São Paulo, durante a qual terá a oportunidade de apresentar o seu projeto à EDP Brasil e estabelecer uma nova rede de contactos que possa reforçar e dar continuidade ao êxito da ideia apresentada a concurso.

    Os três finalistas serão ainda premiados pelo EnergyIN, pólo de competitividade na área das energias, que, este ano, se associa pela primeira vez ao Prémio EDP Inovação 2013, oferecendo aos vencedores a possibilidade de serem seus associados durante um ano, sem qualquer custo. A principal vantagem para os associados do EnergyIN, para além da facilitação e alargamento da rede de contactos, é a comparticipação de 75% na realização de estudos e na inscrição em plataformas internacionais tecnológicas e respetivas deslocações.

    A EDP acaba de fechar mais uma parceira para o Prémio EDP Inovação que passa a contar com a SurveyMonkey, a maior empresa de questionários e pesquisas do mundo. Os três finalistas do Prémio EDP Inovação vão beneficiar diretamente desta parceria, uma vez que a SurveyMonkey lhes vai oferecer uma conta anual do Plano Gold, com o valor de 300 EUR. Esta ferramenta é uma mais-valia para os empreendedores porque permite criar questionários e fazer pesquisas online de forma ilimitada em número de questionários, questões e respostas.

    OS SEIS PROJETOS FINAIS A CONCURSO:

    - GreenSynFuel

    O projeto visa a produção de um combustível sintético e ambientalmente sustentável a partir de matérias-primas renováveis, como a biomassa, e da eletricidade gerada por fontes de energia renováveis. Pode também ser uma forma interessante de armazenamento de eletricidade produzida em excesso. O combustível que é produzido constituir-se-á como alternativa aos combustíveis fósseis, destacando-se pela não emissão de gases com efeito de estufa. Terá como concorrência de mercado os biocombustíveis de 3ª geração e a síntese de hidrogénio, mas o GreenSynFuel apresenta como vantagens a sustentabilidade e os custos de produção mais baixos.

    - S.T.E.P.

    Trata-se de um Sistema de Translação e Elevação de Pessoas inovador pelas suas características técnicas, simplicidade de operação e universalidade de aplicações. Promete conquistar mercado nas operações de manutenção às torres eólicas e outras infraestruturas de energias renováveis, diminuindo os custos e os riscos dessas operações, e inclusive permite o seu uso por pessoas com deficiências físicas. Possui patente que atesta a sua diferenciação face às soluções convencionais que existem no mercado.

    - InSwitch

    Este dispositivo eletrónico promete poupanças de energia, melhorias no fator da potência e redução de custos de manutenção em motores elétricos, entre outras vantagens. Pode ser adaptado a vários tipos de equipamentos com um retorno do investimento garantido. Diferencia-se da concorrência pela sua fiabilidade e pelos custos mais baixos e necessidade de espaço de instalação reduzida – facto atestado pelas duas patentes que a InSwitch já possui. O mercado potencial conta-se em milhões de unidades, só em Portugal.

    - AmpDetect

    É um sistema que visa a desagregação dos consumos energéticos nos grandes edifícios, e contribuirá assim para a monitorização eficaz dos consumos, possibilitando a adoção de estratégias de gestão e poupança de energia. O AmpDetect enquadra-se nas aclamadas “redes inteligentes” e posiciona-se como peça imprescindível em qualquer edifício de grandes dimensões onde é sintomático o desconhecimento do modo como é usada a energia elétrica e frequentes os desperdícios evitáveis.

    - Enhanced WT

    Na área extremamente competitiva das energias renováveis, e particularmente no aproveitamento da energia do vento para a produção de eletricidade de uma forma limpa, surge esta proposta de uma start-up portuguesa. A tecnologia apresenta-se para o segmento dos aerogeradores de pequena dimensão, para a produção descentralizada de energia elétrica na proximidade dos locais de consumo e com um modelo inovador que promete um rendimento médio 120% superior na conversão eólica/elétrica e com baixo nível de ruído, o que o torna particularmente apropriado em ambiente urbano e para utilização nas habitações.

    - Energy Click

    Aborda a produção de energia térmica solar de uma forma inovadora. A tecnologia poderá ser instalada em edifícios novos ou já existentes por substituição de superfícies envidraçadas e assim obter-se uma fonte de energia térmica limpa, uma melhoria da qualidade do ar e o controlo do conforto visual no interior. O calor produzido pode ser usado para águas quentes sanitárias e climatização.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].