Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 27-09-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Dia 29 de setembro assinala-se Dia Mundial do Coração

    foto
    Cerca de dois terços de mortes prematuras e um terço das doenças nos adultos estão associadas a condições ou comportamentos que tiveram início na juventude, incluindo o uso do tabaco, a falta de atividade física e alimentação pouco saudável.

    Atualmente, a doença cardiovascular causa 17,3 milhões de mortes por ano, sendo a principal causa de morte no mundo. Muitas destas mortes são prematuras e ocorrem antes dos 70 anos de idade, arrebatando as pessoas nos seus anos mais produtivos, o que pode causar um grande impacto financeiro e emocional nas famílias.

    Nesse sentido, Portugal é um dos 194 países que assume o compromisso de reduzir em 25% até 2025 o número de mortes prematuras provenientes de doenças cardiovasculares.

    O Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com outros organismos internacionais como o seja o American Heart Association, realiza um conjunto de atividade para sensibilizar a população para a problemática das doenças cardiovasculares e para a necessidade de adotar estilos de vida saudáveis.

    A doença cardiovascular, que inclui doenças do coração e AVC, afeta pessoas de todas as idades e todos os grupos da população, incluindo mulheres e crianças.

    A maioria das doenças cardiovasculares é causada por fatores de risco que podem ser controlados, tratados ou modificados. Nesse sentido, os indivíduos devem tomar medidas pessoais para reduzir o seu risco e o das suas famílias, porque adultos saudáveis levam a famílias e comunidades saudáveis.

    Para assinalar esta data a Fundação Portuguesa de Cardeologia e o Instituto Português do Desporto e Juventude vão realizar, no dia 25 de setembro, na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, pelas 11h00, uma conferência, a que se seguirá uma atividade de exercício físico, dinamizada pela ex-atleta olímpica Aurora Cunha.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].