Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 06-09-2013

    SECÇÃO: Local


    Secretário de Estado da Solidariedade inaugurou “Plataforma Social”

    foto
    Com a presença do secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho, e do presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar, foi inaugurado, no passado dia 24 de agosto, no Largo do Centenário, em Valongo, um novo espaço de âmbito social da cidade de Valongo. Trata-se da Plataforma Solidária, um espaço que congregará todas as respostas de âmbito social da freguesia de Valongo e resulta da necessidade sentida pelas entidades da freguesia de, de forma articulada e com vista à rentabilização dos recursos, quer materiais, quer humanos, na área do apoio alimentar, produtos de apoio (ajudas técnicas), vestuário, mobiliário, entre outros, maximizar as respostas existentes ao nível desta freguesia, permitindo assim abranger um maior número de pessoas e famílias em situação de elevada vulnerabilidade social, melhorando assim, a sua inserção.

    A Plataforma Solidária integra as seguintes entidades da freguesia de Valongo: Paróquia de Valongo, Junta de Freguesia de Valongo, Conferência de S. Vicente Paulo, Santa Casa da Misericórdia de Valongo, Associação para o Desenvolvimento do Susão, Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, pessoas da sociedade civil e a própria Câmara Municipal, demonstrando assim a valorização e a importância extrema deste projeto.

    A população em geral, também poderá beneficiar dos produtos da Plataforma (com exceção de produtos alimentares) a preços low cost, permitindo assim a utilização destas verbas para a aquisição de outros produtos inexistentes.

    O funcionamento da Plataforma Solidária será assegurado por trabalhadores/as da autarquia e com Voluntários/as que com recrutamento através do Banco Local de Voluntariado de Valongo, com horário alargado de funcionamento de forma a dar resposta às famílias carenciadas e aos/às mecenas que queiram contribuir.

    Salienta-se que este espaço, cedido pela Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo, permitirá, pela sua dimensão, a existência de um armazém com as condições necessárias ao armazenamento e ao acondicionamento de produtos alimentares e outros.

    Salienta-se, igualmente, que a Plataforma Solidária terá um “Canto da Costura” para pequenos arranjos e transformação de peças de vestuário, serviço que poderá ser disponibilizado a munícipes a baixo custo, permitindo com este encaixe financeiro adquirir bens e produtos necessários aos pedidos que forem rececionados.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].