Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 06-09-2013

    SECÇÃO: Local


    Irmãs do Bom Pastor encontram-se em festa

    foto
    As Irmãs do Bom Pastor encontram-se em festa, pois estão a celebrar os 150 anos da Beata Maria do Divino Coração, Irmã que foi da Congregação do Bom Pastor e viveu de forma radical e apaixonada o Carisma e Missão da supra citada Congregação.

    A Bem-aventurada Maria do Divino Coração, condessa Droste zu Vischering, nasceu em Münster, na Alemanha, a 8 de setembro de 1863.

    Formada no culto da virtude e no amor à Santa Igreja, sentiu-se chamada à vida de consagração total a Deus no apostolado. Na idade de 25 anos entrou para a Congregação do Bom Pastor. Enviada para Portugal em 1894 e nomeada Superiora da casa do Bom Pastor no Porto, foi incrível a actividade que desenvolveu a bem das pessoas, no meio de uma dolorosíssima doença com que o Senhor a experimentou. Sofrendo alegre, vivia só para Deus e para os irmãos.

    Confidente do Coração de Jesus, foi por Ele encarregada de promover a Consagração do Género humano ao Seu Divino Coração; essa Consagração realizou-a Leão XIII, que a considerou: «o acto mais grandioso de todo o meu Pontificado».

    Finalmente, cumprida a sua missão, voou para Aquele Coração que escolhera como morada. Foi no dia 8 de junho de 1899.

    Objeto de veneração dos fiéis, que por sua intercessão junto de Deus têm obtido inúmeros favores, a autoridade eclesiástica introduziu a sua Causa culminada pela Beatificação no Ano Santo de 1975.

    Esperamos para breve a sua Canonização pois o processo encontra-se numa evolução rápida e favorável.

    Uma vez que este ano se cumprem os 150 anos do seu nascimento, a Congregação a que pertenceu, o Bom Pastor, definiu alguns objectivos para a prossecução dos quais elaborou um intenso programa, de onde destacamos:

    - A abertura das celebrações, presidida pelo Sr. D. Manuel Clemente, no dia 15 de setembro de 2012, na Casa Diocesana de Vilar;

    - Uma Peregrinação Nacional, no dia 9 de junho, ao Santuário de Cristo Rei, ao qual a Beata Maria do Divino Coração está muito ligada;

    - O encerramento na Igreja do Coração de Jesus, pertença das Irmãs do Bom Pastor, em Ermesinde e onde se encontram os restos mortais da Beata Maria do Divino Coração.

    De permeio ficam alguns programas radiofónicos e televisivos, bem como uma séria divulgação através de vários jornais Diocesanos e Paroquiais o que muito tem contribuído para dar a conhecer a Vida, Obra e Missão desta fiel seguidora do Coração de Cristo, Bom Pastor.

    De norte a sul do país muitas têm sido as Paróquias a solicitar a presença das suas relíquias, o que se tem constituído em momentos muito fortes de oração, de vivência espiritual e de graça.

    A imagem da Beata Maria do Divino Coração também esteve no Fórum Cultural de Ermesinde, integrada na Exposição “Caminhar na Fé” levada a efeito, neste ano da Fé, pela Vigararia de Valongo.

    A cidade de Ermesinde está a descobrir a riqueza desta nossa Irmã na Fé que viveu de forma radical a fidelidade a Cristo e o serviço aos mais fragilizados, assim se compreende a presença da sua imagem na Solene Procissão da festa de S. Lourenço, nosso Padroeiro.

    O encerramento das celebrações dos 150 anos da Beata Ir. Maria, no próximo dia 8 de setembro terá o seguinte programa:

    11h00 - Eucaristia Solene, abrilhantada por todos os coros litúrgicos de Ermesinde e presidida pelo Administrador Apostólico da Diocese D. Pio Alves.

    14h30 – Sessão recreativa no Externato Maria Droste, com atuação de alguns grupos e o tradicional canto dos parabéns.

    Todos os ermesindences estão convidados a participar com alegria, entusiasmo e simplicidade nesta efeméride.

    Por: ALEXANDRINA MARIA DUTRA (*)

    (*) Da equipa organizadora

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].