Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 06-09-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Bloco de Esquerda apresentou programa para Ermesinde

    Foto BE/VALONGO
    Foto BE/VALONGO
    O Bloco de Esquerda apresentou segunda-feira, dia 2 de setembro o programa eleitoral para a cidade de Ermesinde.

    Ressalvando não ser um programa para a Assembleia de Freguesia, mas sim o programa daquilo que o Bloco de Esquerda entende ser importante para o desenvolvimento desta cidade, sublinha-se que «algumas medidas são da responsabilidade da Junta de Freguesia,mas outras carecem de apoio e/ou de implementação de outras entidades.

    Trata-se de um documento completo, com propostas para um efetivo desenvolvimento da cidade, que carece de vida própria para ultrapassar o estatuto de dormitório a que a Câmara e a Junta a têm remetido.

    Numa cidade integrada no 20º concelho mais jovem do país, a Juventude e as políticas para os jovens são um dos três eixos fundamentais do nosso programa. As outras traves-mestras da candidatura são as políticas de resposta à emergência social e as iniciativas visando o desenvolvimento local.

    A candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Ermesinde é composta maioritariamente por cidadãos independentes, com uma forte componente de juventude e é totalmente paritária, tendo igual número de homens e de mulheres.

    Dentro dos três eixos fundamentais do programa para a cidade, destacamos doze prioridades:

    - Bolsa Municipal de Arrendamento. Com cerca de 1500 casas desabitadas, Ermesinde deve ter uma bolsa pública de arrendamento a preços controlados, para famílias carenciadas e jovens.

    - Justiça social. A ajuda de emergência em situações de carência deve seguir critérios de justiça e não de compadrio e “amiguismo”. Isenção de taxas de serviços públicos para pessoas e famílias em comprovada situação de carência económica.

    - Urbanismo de rosto humano. Criação de pequenos recantos de lazer nas zonas habitacionais, dinamização e recuperação dos espaços verdes e dos equipamentos desportivos e de lazer.

    - Casa das Novas Gerações. Transformar a Vila Beatriz num espaço para a infância e juventude, com equipamentos e actividades lúdicas, biblioteca e acesso à internet.

    - Plataforma das Artes. Instalar no Fórum Cultural de Ermesinde um espaço onde os criativos da cidade possam desenvolver projectos de artes plásticas e artes do espectáculo.

    - Programação cultural de excelência. Forma de fixar a população, atrair forasteiros e dinamizar economia local. Revitalização da Mostra Internacional de Teatro e lançamento de Festival de Cantautores.

    - Eventos desportivos de referência. Dinamizam a economia local e estimulam o gosto pela prática desportiva na população.

    - Renovação do Mercado. Conjugar as tradicionais bancas de venda de frescos com lojas de serviços e produtos contemporâneos.

    - Energia sustentável. Instalação de painéis fotovoltaicos nos edifícios públicos para um consumo energético mais económico e amigo do ambiente.

    - Hortas biológicas e comunitárias. Abertas a todos os interessados, com apoio técnico, visando o autoconsumo e a venda em lojas sociais a preços controlados.

    - Orçamento participativo. Dar aos cidadãos o poder de decisão e definição dos investimentos a fazer pelas autarquias locais, contribuindo para o combate à corrupção

    - Protecção e defesa animal. Criação de um centro de protecção e defesa animal, com uma política activa de acolhimento e adopção».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].