Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Praticamente concluídas listas de candidatura às eleições autárquicas de setembro

    .

    foto
    .

    foto
    À beira do prazo limite de apresentação das listas de candidatos às eleições autárquicas, é já praticamente conhecida a constituição dos primeiros lugares de todas as listas, sendo os processos mais em atraso os referentes ao PSD (que se apresentará às urnas em coligação com um inesperado e ausente da vida política concelhia PPM, debaixo da mesma sigla da coligação PSD/CDS de há quatro anos, “A Vitória de Todos”) e do CDS, que concorre agora em lista separada.

    A lista do PSD para a Câmara Municipal será encabeçada, naturalmente, por João Paulo Baltazar, atual presidente da Câmara e, igualmente, presidente da Comissão Concelhia do partido. Nos lugares dois e três para a Câmara surgem Nogueira dos Santos, atual vereador social-democrata na Câmara Municipal da Maia, e Maria Trindade Vale, atual vicepresidente da edilidade valonguense.

    Quem entre eles será o n.º 2 e o n.º 3, isso dependerá da necessidade de respeitar as regras da paridade impostas às listas. O atual vereador Sérgio Sousa é outra das possibilidades de aparecimento na lista em posição elegível. Arménio Pedro, pelo contrário, não deverá ser reconduzido.

    Como cabeça de lista à Assembleia Municipal o PSD apresenta Daniel Felgueiras e como candidatos a presidentes de Junta a Alfena, Ermesinde, Valongo e União das Freguesias de Sobrado e Campo, estarão respetivamente Guilherme Roque (ex-presidente em Alfena), Luís Ramalho (atual presidente em Ermesinde), Manuel Poças e o sobradense João Paulo Pereira.

    O PS apresenta como cabeça de lista para a Câmara Municipal José Manuel Ribeiro, atual presidente da Concelhia do partido. O n.º 2 da lista socialista será José Sobral Pires, ex-presidente dos Rotários de Ermesinde, seguindo-se na lista a atual vereadora Luísa Oliveira, Orlando Rodrigues (ex-presidente da Concelhia socialista) e Jorge do Aido (atual deputado municipal da Coragem de Mudar).

    Como cabeça de lista pelo PS à Assembleia Municipal aparece Abílio Vilas Boas, vicepresidente do Centro Social de Ermesinde e como cabeças de lista para as Juntas, pela mesma ordem referida atrás, aparecem, respetivamente, José Luís Marques, Tavares Queijo (que se recandidata), Ivo Vale Neves e Alfredo Sousa (o atual presidente da Junta de Freguesia de Campo).

    Uma curiosidade que, pelo seu ineditismo, aqui referimos, é o facto do n.º 2 na lista para a Assembleia Municipal, Armando Baltazar, ser surdo (mas não mudo; é dirigente nacional da Associação de Surdos Mudos).

    A CDU apresenta como cabeça de lista para a Câmara o atual deputado municipal Adriano Ribeiro, segundo-se na lista para a Câmara João Queirós, Cláudia Santos, José Viegas e Faustino Barroso.

    Como cabeça de lista para a Assembleia Municipal surge César Ferreira (ex-cabeça de lista à Junta de Freguesia de Valongo) e encabeçam a lista para as Juntas, pela ordem referida, respetivamente, Francisco Gouveia, Adelino Soares (presidente da Concelhia do PCP), Luís Vaz e Manuel Santos (de Campo).

    O CDS/PP, quer concorre agora isolado depois de um longo matrimónio local com o PSD, apresenta como cabeça de lista para a Câmara Alexandre Teixeira, seguindo-se-lhe como n.ºs 2 e 3, Rui Almeida e Cecília Reis. Acabados nde conhecer são os n.ºs 4 e 5, Ana Cristina Teixeira e Hugo Horta. Para a Assembleia Municipal o CDS candidata Henrique Campos Cunha, o atual presidente daquele órgão autárquico, e concorre às Juntas de Freguesia de Ermesinde (onde o cabeça de lista é o ex-presidente da Junta Artur Pais, então eleito pelo PSD), Valongo (Lina Moreira) e Campo/Sobrado (com o sobradense Jorge Rocha).

    O Bloco de Esquerda apresenta para a Câmara de novo Eliseu Pinto Lopes, seguindo-se na lista Adriano Sousa, Paula Vieira, Nuno Monteiro (atual deputado municipal) e António Sousa. O mesmo Nuno Monteiro encabeça a lista do Bloco para a Assembleia Municipal. Este ano o Bloco não apresenta candidaturas a Alfena e Campo/Sobrado, sendo cabeças de lista às Juntas de Freguesia de Ermesinde e Valongo, respetivamente, Carla Celeste Sousa e Daniel Faria.

    Em Alfena volta a apresentar-se a lista dos Unidos por Alfena, que volta a ser encabeçada por Arnaldo Soares. E à Junta de Freguesia de Valongo, se se concretizar positivamente a recolha de assinaturas necessária, poderá apresentar-se a candidatura dos Unidos por Valongo, encabeçada por Sérgio Bessa.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].