Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-07-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER

    “A Vitória de Todos”/PSD apresentou candidatura de João Paulo Baltazar

    Com um espetáculo mediático orquestrado ao pormenor, a candidatura o PSD lançou publicamente no passado dia 6 de julho, no Fórum Cultural de Ermesinde, a candidatura de João Paulo Baltazar à presidência da Câmara Municipal de Valongo, apresentada sob o lema “A Vitória de Todos” – “O Nosso Presidente”.

    Vídeos, canções, mensagens de Fernando Melo e Marco António Costa, intervenções do presidente da Distrital, Virgílio Macedo e do vicepresidente da bancada laranja na AR, Miguel Santos, balões, garrafas de água etiquetadas com o lema da candidatura oferecidas a todos os presentes, e uma entrada dos jovens da Jota, a prolongar a exibição de um vídeo foram aliciantes que ajudaram a manter o clima de vitória pretendido pelo candidato e atual presidente João Paulo Baltazar.

    João Paulo Baltazar contou na sua apresentação, e para além das intervenções dos dirigentes social-democratas que usaram da palavra e das presenças do presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes e do vereador da mesma Câmara Nogueira dos Santos, ainda com algumas declarações de apoio mais ou menos inesperadas/esperadas, como o foram, dentro da sala do Fórum Cultural, a intervenção dos seus próprios filhos, ou no exterior, a declaração de apoio pessoal (não extensiva ao PSD), de Maria José Azevedo e Pedro Panzina, os vereadores que foram eleitos nas últimas Autárquicas pela lista independente Coragem de Mudar, que estiveram à porta do Fórum Cultural de Ermesinde a desejar sucesso ao atual presidente da Câmara de Valongo.

    Quanto aos seus próprios filhos, João Paulo Baltazar mostrou-se muito surpreendido, tendo posteriormente agradecido a organização deste evento, relativamente ao qual destacou o trabalho de César Vasconcelos, o presidente da JSD de Valongo, que foi o maestro desta sessão até ao ponto de gerir com os seguranças do Fórum quem sim e quem não podia estacionar ali ou acolá.

    Intervenção

    de João Paulo

    Baltazar

    Na sua intervenção, o desejado presidente do povo laranja valonguense João Paulo Baltazar após saudar os presentes, destacou a identidade muito própria dos cinco núcleos urbanos do concelho, a excelente rede de acessibilidades a este, atravessado como é por dois rios mais importantes, a floresta, mas também os recursos humanos espelhados em mais de uma centena de associações ativas – após o que pediu para os dirigentes associativos se levantarem; e entre os que o fizeram não pôde deixar de notar-se Ventura de Almeida, ex-vereador socialista e ex-presidente da Concelhia de Valongo do PS.

    Depois agradeceu a compreensão da família e destacou a qualidade das gentes de Valongo: «gente boa e de trabalho».

    Agradeceu também aos vereadores Maria Trindade Vale, Arménio Pedro e Sérgio Sousa todo o trabalho feito e também aos presidentes de Junta presentes, Luís Ramalho (Ermesinde) Carlos Mota (Sobrado).

    E apontou depois que era candidato porque o queria, mas claro, também porque o escolheram. E afirmou, de seguida, a sua postura: «Sou social-democrata com orgulho, honra e convicção», mas que entendia ainda assim a sua candidatura, como abrangente e uma «coligação de pessoas».

    Curiosamente a candidatura do PSD nestas Autárquicas apresenta-se com o nome “A Vitória de Todos”, isto é o nome da coligação PSD/CDS de há quatro anos atrás, embora agora só com o PSD por trás, que na imagem gráfica surge com o logo muito discreto.

    O autarca candidato apontou depois os êxitos da governação do PSD na Câmara de Valongo quanto às taxas de cobertura do saneamento e abastecimento de água, e pediu uma salva de palmas para Fernando Melo, pelo trabalho feito.

    Seguidamente e justificando o desequilíbrio das contas no município de Valongo apontou que as receitas dos municípios diminuíram nos últimos 10 anos. Mas caracterizando a realidade presente apontou que hoje Valongo é um concelho honorável: «Está rota a bandeira da oposição da Câmara falida!».

    Para os bons resultados da Cânmara atual muito teriam contribuído os seus funcionários, a Câmara criou mais serviços e com menos custos, e destacou o Gabinete do Munícipe, anunciando um para breve em Ermesinde, sucedendo-se depois outros, um em cada um dos centros urbanos do concelho.

    E adiantou ainda os problemas por resolver de há anos que rapidamente tinham sido ou estavam em vias de ser resolvidos, casos do recinto de jogos do Sporting de Campo ou do Estádio de Sonhos que, em breve, será propriedade municipal.

    foto
    Apontou ainda o investimento a ser feito por uma empresa holandesa no Edifício Faria Sampaio em Ermesinde, e o trabalho de divulgação e reconhecimento do valor das Bugiadas e Mouriscadas de Sobrado, a caminho de serem consideradas património cultural imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

    Apontou depois o futuro: um compromisso de reforço da proximidade da Câmara aos munícipes, com reuniões periódicas nas localidades, a continuação da intervenção no parque escolar, exigindo a requalificação das escolas secundárias de Ermesinde e Valongo, o apoio à juventude, em particular no domínio do emprego, desejando a Câmara atrrair investimento através de uma maior atratividade fiscal.

    No final da sua intervenção um dueto jovem interpretaria uma canção de campanha, de onde sobressaía o slogan: «Já temos presidente!».

    Intervenção

    de Miguel Santos

    Miguel Santos, um ex-vereador da Câmara de Valongo, faria o elogio de Fernando Melo (com quem nem sempre esteve de acordo), destacando quanto o concelho a ele devia e apontando João Paulo Baltazar como o candidato hoje desse projeto do PSD para o concelho.

    Aludindo depois à vida política nacional, em que Portugal atravessa tempos austeros, de falta de rendimentos, e em que é necessário tomar decisões complicadas, destacou o espírito férreo de homens de coragem capazes de tais decisões, tendo em vista a meta de reequilibrar o País, para poder criar postos de trabalho. E justificou a alusão à política nacional, porque deve ser encarada cara a cara e com honra.

    Descendo depois à vida autárquica, Miguel Santos fez o elogio de uma Câmara que se destaca pelo rigor, inovação e empenho.E apontou que não queria experimentalismos no município de Valongo.

    Fez depois o elogio de João Paulo Baltazar, a quem reconheceu qualidades inatas enquanto autarca. E acrescentou: «Rigor é qualidade essencial para gerir a coisa pública».

    Intervenção

    de Virgílio Macedo

    Também Virgílio Macedo, líder da Distrital do PSD, elogiou João Paulo Baltazar, que se afirmou perante os seus pares e que deu um novo cunho ao município de Valongo.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].