Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 12-07-2013

    SECÇÃO: Especial


    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    FEIRA DO LIVRO

    Um ano sob o fogo das politicas de austeridade e dos jogos de poder

    Com início ocorrido em plena crise política (Paulo Portas demissionário ainda por anunciar como vice-primeiro-ministro), cercada já de antemão pela férrea austeridade que se abate, e agora de lei, sobre a cada vez mais ausente clientela, a XX Feira do livro do Concelho de Valongo não augura (com as contas ainda por fazer, mas vendo já como rola a carruagem), nada de bom para estes pequenos editores e livreiros que se aventuram a cá vir.

    Presentes, desta vez, estão stands tão diversos como os protagonizados por IPSSs, associações culturais, jornais, pequenos editores e livreiros. Para além de “A Voz de Ermesinde”, naturalmente, estão este ano na Feira a Santa Casa da Misericórdia de Valongo, com o Centro de Acolhimento Mãe dÁgua, a própria Câmara Municipal de Valongo, organizadora do evento, este ano apostando – e bem – na Bugiada e Mouriscada de Valongo, as Publicações Europa-América, que como sempre dispõem de um espaço generoso para o seu muito alargado espólio livreiro, a Palmo a Palmo, a Divina Comédia e Jazz, representando a Cavalo de Ferro, a Papa Letras e a Caleidoscópio, Marta Pereira – Artesanato para Livros, a editora Lugar da Palavra, a Livros Mais, representando a Girassol, Mel Editora, Gradiva, Esfera dos Livros, Terramar, Paulinas, Estampa, Plátano, Planeta Tangerina e Gatafunho, a Papelaria “A Capa”, representando a Civilização e a Porto Editora, a Lusodidacta, o Grupo Leya (com a ASA, Dom Quixote, Caminho, Texto, Teorema, Gailivro, Oficina do Livro, Casa das Letras, Quinta Essência, Estrela Polar, Bis, Lua de Papel, Caderno, 1001 Mundos, Sebenta e Livros d’Hoje), a 7 Dias 6 Noites, com Palavras & Rimas, a editora Mosaico de Palavras, a Livraria Papa Livros e Editora Tcharan, a Estratégias Criativas, a Companhia das Artes e a Afrontamento, e por fim a associação Ágorarte, com a representação da Lema d’Origem, mas ainda este ano também associada à Companhia das Artes e à Afrontamento.

    Por sua vez, o jornal “A Voz de Ermesinde” representava este ano as editoras Antígona, & etc, Orpheu Negro, Letra Livre e Averno.

    A Feira, relativamente ao ano anterior terá ganho numa maior proximidade da organização, como sempre solícita a tentar resolver problemas existentes.

    Um desses, a corrigir em próximas ocasiões é o espaço diminuto entre os stands, que com os bancos já existentes no Parque Urbano e os enormes vasos decorativos, tornam impossível o trânsito de uma viatura para a montagem e desmontagem da carga de livros – uma incomodidade.

    Outra questão que se revelou muito errada, mas que – vá lá a organização corrigiu de imediato – foi a exiguidade do palco colocado junto à feira, absolutamente impróprio para a Banda Musical de S. Martinho, que se manifestou publicamente contra a falta de respeito para com ela havida, já que teriam avisado com tempo que teriam mais de 50 elementos em palco. O próprio maestro foi obrigado a dirigir com um abismo por trás, numa situação de um evidente perigo iminente. mas como dissemos, a organização corrigiu de imediato e, duas noites depois, já a Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto usou o palco do anfiteatro ao ar livre do Parque Urbano, uma solução muito mais acertada à natureza da proposta musical.

    Quanto à programação da feira nada de muito especial a apontar, vindo na sequência de um melhor acerto já verificado no ano anterior.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].