Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2013

    SECÇÃO: Cultura


    UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Visita de estudo a Aveiro

    Foto USE
    Foto USE

    À semelhança do que vem sendo habitual nos últimos anos, os alunos da Universidade Sénior de Ermesinde, encerraram as atividades letivas na disciplina de História Contemporânea, lecionada por Manuel Augusto Dias, com uma visita de estudo, este ano a Aveiro, a “Veneza portuguesa” no baixo Vouga.

    Nesta visita, que teve lugar no passado dia 15 de junho, para além dos alunos participaram alguns professores e o presidente da Direção da Ágorarte, Carlos Faria, pois como a maior parte dos nossos leitores saberá, a Universidade Sénior é uma feliz iniciativa daquela coletividade ermesindense.

    Antes da visita ao Museu de Aveiro, o grupo teve a oportunidade de ver a Igreja do antigo convento dominicano (fundado em 1423 pelo Infante D. Pedro) que, depois de restaurada e ampliada, serve agora de Sé Catedral à diocese de Aveiro. Visitou-se, a seguir, a Igreja de São João Evangelista das Carmelitas em Aveiro, agora propriedade do Estado que é uma verdadeira joia do património aveirense.

    A construção do edifício teve início em 1610 e fez parte do Paço de D. Brites Lara; em 1657 foi construído o convento feminino da Ordem das Carmelitas, espaço onde está integrada a igreja. Já nos finais do séc. XVII foram construídos os púlpitos e teve início o revestimento a talha dourada. No século seguinte juntaram-se à talha os lindos azulejos da oficina de Vital Rifarto. No século passado o edifício sofreu obras de restauro, sendo classificado como Monumento Nacional.

    O resto da manhã foi passado no Museu de Aveiro, situado no interior do grandioso Convento de Jesus (fundado no século XV, este antigo convento dominicano está fortemente associado à princesa mais influente de Aveiro – Santa Joana de Portugal, filha de D. Afonso V). Conhecida pela sua devoção à religião que se prolongou por toda a sua vida, esta princesa entrou no convento em 1472 e aí viveu até à sua morte, em 1490. Aí se encontra o seu lindíssimo túmulo de mármore trabalhado, e se podem admirar motivos barrocos, pórticos manuelinos, os claustros de inspiração manuelina e as capelas maneiristas que embelezam este importante monumento e repositório histórico.

    Os participantes nesta interessante visita tiveram o seu almoço convívio num restaurante da Gafanha da Encarnação, donde seguiram para a enriquecedora visita ao Arrastão de Santo André (construído em 1948, na Holanda; era um navio moderno, com 71,40 metros de comprimento e porão para vinte mil quintais de peixe. A 21 de agosto de 1997 seria desmantelado. O armador do navio, António do Lago Cerqueira e a Câmara Municipal de Ílhavo decidiram por mútuo acordo transformar o velho Santo André em navio-museu. E ainda bem que o fizeram porque assim podemos fazer uma ideia de como eram difíceis as pescarias do arrasto do bacalhau, antes de chegar à mesa dos portugueses.

    E a visita terminou no Museu de Ílhavo, que exibe uma interessante seleção da etnografia marítima da região de Aveiro, incluindo fascinantes exemplares dos primeiros moliceiros, uma variedade de ferramentas de navegação e fotos, bem como a maior coleção de conchas raras de todo o país. Mas a sua maior atração é o Aquário dos Bacalhaus que, com uma capacidade de 120 m3 de água, é, no género, o maior do mundo.

    Esta jornada de cultura e de convívio terminou com um passeio junto à Ria de Aveiro, para provar e comprar a delícia que é os ovos-moles locais. Nos participantes, à chegada ao Bom Pastor, onde funciona a Universidade Sénior de Ermesinde, ficou a alegria de um dia muito bem vivido.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].