Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 11-06-2013

    SECÇÃO: Local


    EB 2,3 D. António Ferreira Gomes organiza espetáculo de solidariedade

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Solidariedade, uma palavra cada vez mais corrente no vocabulário de um Portugal mergulhado numa profunda crise económico-social. São cada vez mais as famílias que ostentam sinais de pobreza, facto que tem acorrentado a si um número crescente de ações de solidariedade um pouco por todo o país. A nossa freguesia é um bom exemplo dessa cada vez mais vincada onda solidária, tendo o exemplo mais recente ocorrido no passado sábado (8 de junho), dia em que o Fórum Cultural de Ermesinde testemunhou um novo capítulo do projeto de solidariedade que a Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes tem assinado de há cinco anos a esta parte com o objetivo de ajudar as famílias mais carenciadas do estabelecimento de ensino, e que de ano para ano tem assumido contornos de maior vivacidade entre a comunidade local. No sentido de dar (ainda mais) vida a esse seu projeto a escola levou então a cabo no referido sábado dois espetáculos de solidariedade, preenchidos com muita música, dança, teatro, uma feirinha de artigos usados, e sobretudo boa disposição. Mas antes de passarmos ao relato dos acontecimentos do dia 8 de junho façamos uma breve apresentação deste projeto que teve como mentoras as professoras Maria Helena Ferreira e Rosa Mary Manso. Tudo teve início no ano letivo de 2008/2009, altura em que após constatarem a existência de muitos casos de alunos que iam para a escola com fome as duas docentes criaram então um projeto que batizaram de Campanha de Solidariedade, o qual desde então passou a integrar o Plano Anual de Atividades do estabelecimento de ensino. No início de cada ano letivo é feito um levantamento das famílias mais carenciadas que têm educandos a frequentar a escola, continuando a verificar-se que grande parte dessas famílias têm enormes dificuldades na aquisição de bens alimentares de primeira necessidade, não conseguindo proporcionar aos seus educandos a quantidade/diversidade de alimentos necessários a esses jovens que estão em plena fase de crescimento.

    A comunidade educativa tem-se revelado solidária e a sua adesão a este projeto tem sido muito positiva, segundo as mentoras desta Campanha de Solidariedade, havendo contudo que valorizar a disponibilidade de vários alunos e encarregados de educação da escola que têm sido incansáveis na organização e realização de várias atividades que têm permitido levar avante a intervenção. Quanto aos resultados esses estão mais do que à vista, senão vejamos: No ano letivo 2008/2009 foi possível ajudar, na altura do Natal, 39 famílias, num total de 169 pessoas e na altura da Páscoa 43 famílias, num total de 195 pessoas. No ano letivo seguinte, na altura do Natal, foram contempladas 53 famílias, num total de 230 pessoas e na altura da Páscoa o “cabaz” foi distribuído a 57 famílias, num total de 245 pessoas. No ano letivo de 2010/2011 a Campanha Solidária da EB 2,3 D. António Ferreira Gomes ajudou no Natal 62 famílias (266 pessoas) e na Páscoa 58 famílias (244 pessoas). Em 2011/2012 a escola entregou 64 “Cabazes de Natal” que alegraram esta época a 259 pessoas e no final do ano letivo foram contempladas 66 famílias, num total de 270 pessoas. Em dezembro de 2012, 73 famílias, num total de 290 pessoas receberam um “Cabaz de Natal” e no final deste ano letivo (junho/julho) o estabelecimento de ensino irá proceder a nova distribuição.

    Esta postura, por assim dizer, da escola tem merecido os mais rasgados elogios da parte da comunidade local, e não só, já que nos últimos três anos a EB 2,3 D. António Ferreira Gomes foi galardoada com o prémio “Escola Solidária”, promovido pela “Energia com Vida” da EDP Gás.

    O ESPETÁCULO SOLIDÁRIO

    foto
    Bom, passando agora aos espetáculos de solidariedade promovidos pela escola, estes foram na verdade uma excelente distração para um sábado que se apresentou triste e cinzento. Frio, e alguns pingos de chuva que foram caindo “aqui e acolá”, que no entanto não foram argumentos suficientes para que os transeuntes do parque urbano não dessem uma espreitadela na feirinha de artigos usados que os alunos da EB 2,3 D. António Ferreira Gomes montaram no exterior do fórum cultural. Feira onde se podia encontrar um pouco de tudo, desde peças de vestuário, louças, livros, brinquedos, doçarias, produtos hortícolas, entre outros “artigos”, e tudo a muito bons preços, tendo em conta a época de crise que atravessamos. Mas o ponto alto da tarde foi mesmo o espetáculo levado a cabo por diversos alunos da escola, espetáculo (presenciado pela representante do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Graça Carneiro, que teceu rasgados elogios a este projeto) esse repetido nessa mesma noite. O serão teve início com a divertida peça de teatro “A Gata Borralheira”, popular fábula com cerca de quatro séculos de vida que com apontamentos muitos particulares alusivos aos tempos atuais deu origem a um espetáculo muito bem conseguido edificado pelos atores Filipa Rocha, Sara Andrade, Filipa Neves, Nelma Morais, Pedro Ramalho, Daniela Silva, Raquel Gonçalves, Sofia Silva, Rui Bessa, Daniela Coelho, Ana Carvalho, Marta Panelas, Vânia Oliveira, Diogo Mota, Ana Santos, Marta Cerqueira, Gonçalo Rocha, Jade Silva, Tatiana Marques, Cláudia Soares, e Andreia Soares, isto sem esquecer os elementos por detrás do palco, Diogo Ferreira (narrador e técnico de luz e som), André Santos (luz e som), Sara Coelho, Daniela Fonseca (maquilhagem e caracterização), e Rosa Mary Manso (coordenação).

    Após o pano ter descido a música e a dança prenderam as atenções da plateia, primeiro com um momento de violino protagonizado por Francisco Chicoria e Paulo Chicoria, que interpretaram “Londoderry Air” e “Humoresque”, seguido da performance de canto de Marta Panela, do momento rap protagonizado por Matsy, PS, e Rafes, e concluído com a dança, momento este levado a cabo por Catarina Fagundes, Inês Pereira, e Beatriz Pereira.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].