Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 11-06-2013

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Futuro Parque do Vale do Leça para já suscita dúvidas

    Realizou-se no passado dia 31 de maio a última sessão da Câmara Municipal de Valongo, reunião esta que tinha como pontos mais importantes da Ordem de Trabalhos a 3ª alteração do Orçamento e das Grandes Opções do Plano e a celebração de um protocolo e constituição do direito de superfície, com vista à criação do Parque do Vale do Leça (em Alfena) e a sua ligação ao Parque de S. Lázaro, através do futuro Corredor Ecológico de Alfena.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    No ponto antes da Ordem do Dia, o presidente da autarquia, João Paulo Baltazar, anunciou a realização de uma reunião da Junta Metropolitana do Porto que deveria aprovar uma verba de dois milhões de euros para apoio social (habitação, água, eletricidade, gás, medicamentos e propinas), sendo que a Valongo caberia uma fatia entre 110 e 120 milhares de euros, que assim viriam reforçar o orçamento da Câmara. 20% desta verba seria recebida por adiantamento e o restante reembolsado contra despesas.

    A vicepresidente Maria Trindade Vale anunciaria neste ponto a quarta edição do Encontro Intergeracional, do qual damos notícia nesta edição de “A Voz de Ermesinde”.

    Anunciou também a criação da Plataforma Social, um espaço físico a abrir em Valongo e que permitirá a cooperação das várias entidades a atuar no campo social na freguesia de Valongo. Mais tarde irão ser criadas filiais desta plataforma noutras freguesia, anunciou também a vereadora.

    Sérgio Sousa falaria da ação de limpeza realizada no Fojo da Pombas, que tinha sido alvo de atos de vandalismo.

    Falou ainda de uma revisão da situação de funcionários dos SMAS.

    Pedro Panzina comentaria, a propósito, que não fazia sentido a existência dos SMAS e mais ainda agora, reduzido a um organismo de cúpula, sem trabalhadores e só com Conselho de Administração.

    Este vereador questionou ainda o Executivo sobre a pertinência da Carta Educativa, sobre a qual se deveria fazer uma reavaliação.

    ORDEM DO DIA

    foto
    Sem polémica seriam aprovadas a 3ª alteração do Orçamento e das Grandes Opções do Plano, a ratificação ao contrato de seguros, várias declarações de caducidade de obras e uma ratificação sobre a avaliação de desempenho das unidades orgânicas do Município (ano de 2012).

    Dos vários departamentos municipais - Departamento de Administração Geral e Modernização Administrativa, Departamento de Ação Social e da Educação, Departamento da Cultura, Turismo, Património Histórico, Juventude e Desporto, Departamento Financeiro, Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida, Departamento de Obras Municipais e Transportes e Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística – foi considerado que os três últimos superaram os objetivos fixados, considerando contudo a Câmara que não deveria destacar-se entre eles nenhum Departamento de forma a receber a menção de excelente.

    Aprovados ainda sem contestação foram os Protocolos com as associações culturais concelhias, as marchas de S. João e um subsídio às festas de S. Lourenço.

    Mais polémico foi o dossier relativo ao Parque do Vale do Leça, com a socialista Luísa Oliveira a insistir que não lhe tinha sido entregue o documento da CCDRN, como ela pedira, a autorizar uma movimentação de terras no local.

    João Paulo Baltazar responderia que não havia movimentação, mas apenas deposição de terras, que seriam dali retiradas se não pudesse ali haver intervenção – no espaço agora degradado –, mas a haver poupava-se que se tivessem de levar para Sobrado, para depois as trazer para Alfena.

    A ideia da autarquia era, de futuro, criar um corredor ecológico do Leça, desde o Parque de S. Lázaro, em Alfena, até ao parque Socer em Ermesinde.

    Mas as explicações não seriam suficientes para demover os dois vereadores do PS e ainda Afonso Lobão, que se abstiveram.

    Ainda aprovados seriam uma expropriação litigiosa na Rua José Joaquim Ribeiro Teles, em Ermesinde, uma permuta de terrenos para permitir a ligação da Rua dos Montes à A41 em Sobrado e à Rua Além do Rio, em Campo,várias alterações de sinalização, e situações temporárias de condicionamentos e ocupações da via pública, por atividades desportivas (Grande Prémio de Atletismo de Sobrado) e religiosas (Procissão do Corpo de Deus em Valongo, Festas de Santa Rita em Ermesinde e Procissão do Imaculado Coração de Maria em Valongo).

    Finalmente, nos dois últimos pontos (acrescentados à agenda inicial), foi aprovada a aquisição de uma parcela de terreno que competirá ao Sporting Clube de Campo alargar o recinto de jogo permitindo-lhe aí jogar as competições oficiais e foi aprovado o protocolo com a EDC – European Design Center, evento entretanto já ocorrido e noticiado pel' “A Voz de Ermesinde”.

    Maria José Azevedo salientou, neste ponto, poder resolver-se finalmente uma situação de oito anos e a existência do grande “elefante branco” em que se tornou o Edifício Faria Sampaio, em que a EDC ficará instalada.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].