Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    Prémios Profissionais de BD 2013: "O Baile" é o vencedor

    foto
    Ficção passada durante o Estado Novo, que inclui uma investigação policial, pescadores, “zombies”, o álbum “O Baile”, foi o grande vencedor da primeira edição deste galardão.

    Com argumento de Nuno Duarte e desenhos de Joana Afonso, esta obra venceu as seis categorias da primeira edição dos Prémios Profissionais de Banda Desenhada (BD).

    Editado pela Kingpin Books, "O Baile" foi considerado o melhor álbum do ano, melhor argumento, desenho, cor, legenda e design, anunciou à agência Lusa Nuno Amado, um dos promotores da iniciativa.

    Outros nomeados para esta primeira edição dos galardões foram "Hän Solo", de Rui Lacas, com o selo da Polvo, e Mário Freitas como legendador e designer, o segundo álbum "Asteroid Fighters", também de Rui Lacas como argumentista, desenhador, colorista e legendador e "Diário Rasgado", diário visual de Marco Mendes, editado numa parceria entre a Mundo Fantasma, a associação Turbina e o colectivo A Mula.

    Os Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2013 visam dar visibilidade à produção portuguesa de banda desenhada, e foram criados por cinco pessoas ligadas à área e ao jornalismo.

    O Prémio Melhor Antologia foi para "Zona Desenha", da Associação Tentáculo, e a Melhor "webcomic", a banda desenhada publicada em exclusivo na Internet, para "Margem Sul", de Pedro Brito.

    Para Melhor Antologia estavam também nomeados "Zona Nippon 1", a colectânea "Mesinha de Cabeceira #23", e "Graphite #0".

    Para Melhor "webcomic" estavam igualmente nomeados "The mighty enlil", de Pedro Cruz, "Os Positivos", de Os Positivos, e "Story of godz", de Pedro Fernandez, Gevan & Luís Valente.

    Outro objetivo desta iniciativa é «premiar autores e obras portuguesas», apontou Nuno Amado.

    «Queremos dar maior visibilidade ao que é feito, por isso é que não há obras estrangeiras nos prémios», acrescentou.

    O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que começa no dia 1 de Junho, e a livraria Kingpin Books, em Lisboa, acolherão exposições com as obras vencedoras.

    Os Prémios Profissionais de Banda Desenhada foram criados por Nuno Amado, André Oliveira (Zona), pela jornalista Inês Fonseca Santos e pelos editores Maria José Pereira (Asa) e Mário Freitas (Kingpin Books).

    Os nomeados foram selecionados por um grupo de 25 jornalistas, divulgadores e especialistas e autores de banda desenhada.

    Fonte: blogue Kuentro e site da Rádio Renascença

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].