Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 27-05-2013

    SECÇÃO: Educação


    Espetáculos de solidariedade da EB 2/3 D. António Ferreira Gomes

    foto
    A Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes promove no próximo dia 8 de junho dois espetáculos de solidariedade, a realizar no Fórum Cultural de Ermesinde, às 16h00 e às 21h00, cujo objetivo é contribuir para ajudar as famílias mais carenciadas da escola, tal como tem vindo a ser feito naquele estabelecimento de ensino desde há cinco anos, numa iniciativa coordenada pelas professoras Maria Helena Ferreira e Rosa Mary Manso.

    Tudo começou no ano letivo 2008/2009, em que se deu início a um projeto designado de Campanha de Solidariedade e que foi fruto da constatação de haver muitos casos de alunos que iam para a escola com fome. Este projeto passou, desde então, a integrar o Plano Anual de Atividades da D. António Ferreira Gomes.

    «No início de cada ano letivo é feito um levantamento das famílias mais carenciadas que têm educandos a frequentar a escola, continuando-se a verificar que grande parte dessas famílias têm enormes dificuldades na aquisição de bens alimentares de primeira necessidade, não conseguindo proporcionar aos seus educandos a quantidade / diversidade de alimentos necessários a esses jovens que estão em plena fase de crescimento.

    A comunidade educativa tem-se revelado solidária e a sua adesão a este projeto tem sido muito positiva, havendo contudo que valorizar, sobretudo, a disponibilidade de vários alunos e encarregados de educação da nossa escola que têm sido incansáveis na organização e realização de várias atividades que nos têm permitido levar avante a nossa intervenção», referem as professoras responsáveis, que destacam ainda as parcerias que têm tido «com várias entidades locais entre as quais se destacam a Câmara Municipal de Valongo, a Junta de Freguesia de Ermesinde, o jornal “A Voz de Ermesinde”, o Instituto de Línguas de Ermesinde e algumas academias de manutenção física / ginásios».

    Maria Helena Ferreira e Rosa Mary Manso explicam como tudo funciona: «Temos um grupo organizado de alunos, os GUNAS (Grupo Unido Na Ajuda Solidária) que estão sempre disponíveis para dar novas ideias e colaborar na execução deste nosso projeto que tanto “amparo” tem dado a algumas famílias. Alguns dos seus encarregados de educação fazem parte do nosso grupo “GUNAS Seniors” que se tem revelado não só um importante suporte para a formação de cidadãos responsáveis e intervenientes na nossa sociedade, como também uma mais-valia na concretização deste projeto.

    Nos anos letivo 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013 fizemos parte do projeto “Escolas Solidárias”, promovido pela “Energia com Vida” da EDP, Gás, tendo sido, nestes três anos consecutivos, distinguidos com o título de “Escola Solidária”, o que nos deu ainda mais força para continuar».

    RESULTADOS

    «Ao longo deste nosso percurso temos distribuído roupas e “Cabazes” de alimentos pelo Natal e Páscoa ou final do ano letivo.

    No ano letivo 2008/2009 foi possível ajudar, na altura do Natal, 39 famílias, num total de 169 pessoas e na altura da Páscoa 43 famílias, num total de 195 pessoas.

    No ano letivo 2009/2010, na altura do Natal, foram contempladas 53 famílias, num total de 230 pessoas e na altura da Páscoa o “Cabaz” foi distribuído a 57 famílias, num total de 245 pessoas.

    No ano letivo 2010/2011 ajudamos no Natal 62 famílias (266 pessoas) e na Páscoa 58 famílias (244 pessoas).

    No ano letivo 2011/2012 entregamos 64 “Cabazes de Natal” que alegraram esta época a 259 pessoas e no final do ano letivo foram contempladas 66 famílias, num total de 270 pessoas.

    Em dezembro de 2012, 73 famílias, num total de 290 pessoas receberam um “Cabaz de Natal” e no final deste ano letivo (junho / julho) iremos proceder a nova distribuição».

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].