Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-05-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Secretário de Estado do Emprego inaugurou a IV edição da “Valoriza-te”

    O secretário de Estado Pedro Roque esteve presente na sessão de inauguração da Mostra de Emprego e Formação “Valoriza-te”, uma iniciativa da Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo, que decorreu, nos passados dias 8 e 9 de maio no Fórum Cultural de Ermesinde. Na cerimónia da inauguração também tomaram a palavra a vereadora do respetivo pelouro, Maria Trindade Vale, e o presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltazar. A feira, que abriu com um espetáculo musical de alunos da Escola EB 2,3 de S. Lourenço, em Ermesinde, contou com a presença de uma significativa amostra de empresas e entidades da área da Formação Profissional e de todos os Agrupamentos Escolares do concelho.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Aberta durante a manhã e a tarde dos dias 8 e 9, a Feira, além da apresentação das propostas de todos os seus participantes, contou ainda com a realização de vários workshops (“Internet Skills – a utilização da internet na procura de emprego”, “Técnicas de Procura Ativa de Emprego”, “Marketing Pessoal” e “Fashion Tunning”), todos eles de inscrição obrigatória mas gratuita, e ainda com a realização da Conferência “Apoios e Incentivos – IEFP”.

    No total apresentaram-se cerca de 40 entidades a desenvolver trabalho nas áreas do Emprego, Formação e Empreendedorismo. Algumas destas entidades tinham ofertas de emprego disponíveis.

    O secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque, começou por salientar a importância da parceria estratégica Instituto de Emprego e Formação Profissional / Escolas / Câmara Municipal de Valongo, e apontou que as autarquias também serviam para promover a empregabilidade e o desenvolvimento.

    Lamentou depois que no espaço da União Europeia Portugal fosse o 4º país com maior taxa de desemprego juvenil, havendo absoluta necessidade de um enfoque em políticas de emprego.

    Falou depois da necessidade de adequar mais a Educação e a Formação às carências dos empregadores, considerando um desperdício que muitos jovens andem a fazer coisas muito diferentes daquelas para que se qualificaram.

    Anunciou depois o programa Garantia Jovem, em que o Estado pretende garantir ocupação profissional aos jovens. Falou dos programas do IEFP voltados para os meios empresariais – no sentido de promover o emprego –, embora considerasse que só quando a economia arrancar é que seria possível aumentar o emprego, antes disso não deveríamos ter ilusões.

    A Educação e a Formação são «o melhor garante para um emprego digno e bem remunerado», apontou ainda, embora salientando que o talento tem que ser acompanhado de muito trabalho e que a aprendizagem tem que se fazer ao longo da vida.

    A INTERVENÇÃO

    DE JOÃO PAULO BALTAZAR

    foto
    Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Valongo (CMV), João Paulo Baltazar, começando por cumprimentar os presidentes de junta, comunidade escolar, forças de segurança e proteção civil, elogiou o trabalho em rede que tem vindo a ser feito e que potencia os resultados da comunidade.

    Referiu depois a importância, hoje, do desafio da competitividade e, nesse sentido, o papel muito positivo da oferta formativa, nas escolas e outras entidades.

    E precisando o empenho da autarquia na promoção do emprego e dos bons resultados empresariais, lembrou a realização da próxima edição da Expoval.

    Falou depois da importância de promover o emprego... no concelho, com as vantagens para a vida familiar, qualidade de vida e economia que um emprego no concelho traz comparativamente a outro fora do concelho.

    E voltando de novo à questão da competitividade, lamentou que os jovens do concelho tivessem de frequentar estabelecimentos de ensino secundário degradados, no que era uma discriminação muito injusta relativamente a jovens de outros concelhos. Terminando a sensibilizar o secretário de Estado para a referida situação.

    INTERVENÇÃO DE

    MARIA TRINDADE VALE

    foto
    A vereadora Maria Trindade Vale, começando por pedir uma saudação especial para Eunice Neves, diretora da Agência para a Vida Local, que criou este evento, saudou depois a atual responsável operacional por este, a técnica Sónia Macedo.

    Referiu igualmente a necessidade de requalificar o parque escolar, embora considerasse que, no fundamental, o edificado já estava criado, faltava agora o imaterial.

    Apontando a necessidade de articular o Projeto Educativo Municipal com um plano metropolitano, apontou como objetivos superar a fragmentação da rede de serviços, valorizando o capital humano.

    Apontou também a importância da aprendizagem ao longo da vida e, para as entidades decisoras, a necessidade de identificar recursos e fomentar a inclusão social.

    Pediu depois uma saudação especial ao presidente da autarquia, pelo seu papel incentivador das iniciativas e outra saudação especial aos professores do concelho.

    Aqui e ali muitos elogios foram também dados aos jovens músicos da EB 2,3 de S. Lourenço, que tão bem abrilhantaram o início da sessão de abertura.

    PARTICIPANTES

    Com muitas bancas espalhadas pelos dois andares superiores do Fórum Cultural de Ermesinde, apresentavam-se ali as propostas de várias entidades formativas (do concelho e não só), como por exemplo da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, ou a Árvore – Escola Artística e Profissional, ou a ANE – Associação Nacional de Empresárias ou a Associação Nacional do Direito ao Crédito, e dos agrupamentos escolares do concelho, com algumas atividades muito interessantes como, a título de mero exemplo, os cursos de Fotografia da Escola Secundária de Valongo ou a horta da Escola EB 2,3 de S. Lourenço (Ermesinde), ou as propostas profissionais de restauração ou de serviço de cabeleireiro, entre outras, a mostrar pela Escola Profissional de Valongo.

    Algumas entidades da economia social – como a ADICE ou o Centro Social de Ermesinde – estavam também presentes, tendo este último uma abordagem muito fresca, numa perspetiva social inovadora que, pelo seu arrojo e sentido de comunidade, decidimos apresentar em texto à parte.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].