Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-05-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Um filme... em vez da esmola

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    O Centro Social de Ermesinde era uma das várias dezenas de participantes da feira Valoriza-te. Estranhamente (ou talvez não...), a sua banca, entre várias propostas de formação, anunciava... um filme, “Quem se Importa”, de Mara Mourão, uma longa metragem de cerca de hora e meia, filmado no Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suíça e Alemanha.

    Ora que tem de especial este documentário para ser apresentado assim numa mostra de emprego e formação?

    Na verdade o filme apresenta várias histórias de empreendedorismo social, em todo o mundo, que marcaram a comunidade pelo impacto positivo que nela tiveram. Entre os entrevistados estão Muhammad Yunus (Prémio Nobel da Paz, “o banqueiro dos pobres”), que lançou uma importante iniciativa de microcrédito a favor de empreendedores sem dinheiro no Bangladesh. Yunus afirma que «é impossível ter paz com pobreza». O sucesso desta iniciativa foi tal que despertou o interesse da comunidade internacional, merecendo o Prémio Nobel da Paz.

    Exibido em vários fóruns e entre várias comunidades, o filme tem despertado enorme interesse, e inspirado, por sua vez, novas iniciativas. Em virtude disso é mesmo recomendado pela UNESCO.

    A sua distribuição é feita em Portugal pela Fundação EDP.

    Outro dos entrevistados é Bill Drayton (fundador da Ashoka), uma entidade, nos Estados Unidos, que apoia empreendedores e inovadores sociais.

    E assinalam-se vários outros exemplos entusiasmantes.

    Qual a importância, então, de procurar espetadores para um filme como este? É que o filme se destina precisamente àqueles que estejam disponíveis para sair do papel passivo de espetador para se tornarem dinamizadores e empreendedores sociais capazes de lançarem novos desafios mobilizadores da comunidade.

    Que novas iniciativas poderão ser estas? Uma delas pode ser, por exemplo, o projeto do próprio Centro Social de Ermesinde (CSE), da Feira Venda de Saberes, um projeto dirigido a todas aquelas pessoas que possuem competências de inestimável valor para a sociedade, e que podem assim pô-las ao serviço desta, trocando-as por outras competências e necessidades. O próprio CSE identificava alguns destes saberes úteis e tantas vezes perdidos, no artesanato, na costura, na agricultura, floricultura, restauro, reparações, gastronomia, etc..

    Todos estes são projetos para avançar, venham ou não a obter financiamento para a sua melhor concretização. Uma das possibilidades de financiamento é mesmo a já referida Fundação EDP. Outra vertente do trabalho do CSE é a candidatura à Medida 6.1 – Formação para a Inclusão, do POPH (Programa Operacional Potencial Humano), em que o CSE propõe o Curso de Competências Básicas em TIC, curso de Comunicação e Gestão e curso de Geriatria e Cuidados Pessoais, todos ele balizados com preocupações de igualdade de oportunidades e igualdade de género.

    O CSE apresentava também ao público presente as suas propostas de formação financiada (Percurso Formativo de Agente de Geriatria, Percurso Formativo de Ação Educativa, Percurso Formativo de Empreendedorismo), isto a par com o Curso Tecnológico de Agente em Geriatria, uma formação não financiada.

    Mas de facto, o que nos chamou mais a atenção foi a capacidade de inovação e iniciativa na abordagem da questão social, fazendo das pessoas destinatárias da ação as próprias protagonistas e, com isso gerando autoestima, mobilização e solidariedade, um caminho com que se pretende animar uma emancipação real e em cooperação com o próximo.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].