Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 24-04-2013

    SECÇÃO: Destaque


    AACE encerrou festejos do 14º aniversário com espetáculo “Décadas” no Fórum Cultural de Ermesinde

    A Associação Académica e Cultural de Ermesinde encerrou as suas comemorações do 14º aniversário com um espetáculo – intitulado “Décadas” e ocorrido na tarde do dia 21 de abril, no Fórum Cultural de Ermesinde, espetáculo esse no qual se exibiram as suas classes de Danças de Salão e Danças Criativas e ainda as suas Escola de Música e Escola de Cavaquinhos. No final, o presidente da instituição, Alberto Mateus, proferiu a saudação final da iniciativa.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Depois de, na noite do passado dia 19 de abril (mas na verdade com nascimento celebrado a 15), ter dado início às comemorações do seu 14º aniversário, com uma festa para os associados e amigos ocorrida na sua sede, e onde participaram o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Toca a Tocar” e o Grupo de Fados (ver texto à parte); de na noite do dia 20 ter apresentado o seu espetáculo “Canções de Sempre”, que contou com a presença do Grupo Voz Ligeira, do Grupo de Flautas do Agrupamento de Escolas de Águas Santas, e da Tuna da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, espetáculo este onde esteve presente o presidente da Câmara João Paulo Baltazar e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, que enalteceram o incansável trabalho da AACE; e de, já na manhã do dia 21, o seu Orfeão ter participado na Missa comemorativa do aniversário, na Igreja Matriz, a Associação Académica e Cultural de Ermesinde apresentou o espetáculo final de encerramento do seu aniversário, intitulado “Décadas”, na tarde do dia 21, na sala de espetáculos do Fórum Cultural de Ermesinde, espetáculo este em que participaram as suas Escolas de Danças de Salão e Danças Criativas e a sua Escola de Cavaquinhos. Cantou-se (mais uma vez) os parabéns, e fez-se um apelo aos presentes para se juntarem à Associação Académica numa das muitas valências com que vem agitando o panorama cultural da cidade de Ermesinde, com ênfase muito particular na área musical. Alberto Mateus anunciou mesmo, para muito breve, o lançamento de mais duas valências. Outros instrumentos, como o saxofone, vão fazer a sua aparição, mas isso é futuro... e surpresa!

    Alberto Mateus agradeceu também o apoio à Câmara Municipal de Valongo, à sua Divisão da Cultura, ao técnico presente, elogiou o trabalho de todas as valências e seus orientadores, e por fim a toda a Direção e coordenadores das valências. Explicou também a impossibilidade de, neste aniversário, se poder contar com as exibições do Grupo de Teatro “Casca de Nós” e do Coral Juvenil “Arco Íris”, mas durante o espetáculo anunciou-se as próximas atuações de várias das valências da AACE, incluindo estas.

    ESPETÁCULO

    “DÉCADAS”

    foto
    O espetáculo propriamente dito teve início com a apresentação da Escola de Música, dirigida pelo professor Alexandre Matos, que se juntou, com os seus alunos, na interpretação de vários temas conhecidos e muito diversos (desde os Xutos e Pontapés e Deolinda até Mozart, e passando mesmo por alguns temas originais).

    Exibiram-se depois as classes de Danças de Salão, dirigidas por Miguel Azevedo, que explicou, entre outras coisas o melindre de uma salsa ainda um pouco verde demais, mas todos os pares se saíram bem do desafio.

    Também a Escola de Cavaquinhos, agora com um novo orientador, Paulo Teixeira, se exibiu a bom nível.

    Por fim, destaque para as exibições da Escola de Danças Criativas, orientada pela professora Isabel Iglésias, que apresentou uma dança do ventre com participação das mães, e uma peça com a técnica da luz negra, muito plástica e vistosa, a tirar partido não só de uma cuidada coreografia, mas também das formas e das cores, e dos vários adereços como arcos, véus e balões, fazendo deslizar harmoniosamente pelo palco cerca de 30 elementos!

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].