Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-04-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Relatório e Contas de 2012 dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde foram aprovados por aclamação

    Foto ARQUIVO AVE
    Foto ARQUIVO AVE
    A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (AHBVE) aprovou em Assembleia Geral (AG) por unanimidade e aclamação na noite do passado 25 de março o Relatório e Contas alusivo ao exercício de 2012. Na leitura do documento o presidente da Direção da associação, Artur Carneiro, sublinhou que apesar da conjuntura económica que o País atravessa os resultados do exercício de 2012 da AHBVE foram positivos em cerca de 25 000 euros (recorde-se que em 2011 os resultados foram de aproximadamente 55 400 euros negativos, havendo por isso um aumento de cerca de 80 500 euros), agradecendo a colaboração de todos os elementos dos corpos sociais, do comando e do corpo ativo, ressalvando que sem uma equipa forte e coesa estes resultados não teriam sido possíveis.

    Entre outros factos relevantes expressos no relatório apresentado pela Direção da associação encontra-se a iniciativa “Fim-de-Semana do Bombeiro”, levada a cabo aquando do último aniversário da corporação com o intuito de angariar fundos, iniciativa que contou com a colaboração de diversas entidades públicas e privadas, e que permitiu aos bombeiros encaixar uma verba significativa de cerca de 7 500 euros, proveniente das diversas doações dos particulares presentes, bem como de um donativo de 2 500 euros do Moto Clube de Alfena, números que permitiram aos bombeiros da nossa freguesia adquirir uma viatura ligeira usada de combate a incêndios florestais no valor de 6 000 euros. Menos positivo neste relatório o facto de em 2012 ter havido um decréscimo do número de associados. Numericamente falando, 203 sócios foram admitidos no ano transato enquanto que 404 desistiram, o que se traduz numa diminuição de 201 associados em relação a 2011.

    Posteriormente à leitura do documento, o tesoureiro da Direção, Jorge Gonçalves, usaria da palavra para agradecer à Câmara Municipal de Valongo o cumprimento dos compromissos – monetários – para com os bombeiros, intervenção esta que mereceu uma palavra da segunda secretária da mesa da AG dos bombeiros, Maria Trindade Vale, que por sinal é vicepresidente da autarquia valonguense, e seria precisamente na qualidade desta função que agradeceria as palavras do tesoureiro da associação, frisando que o município não faz mais do que cumprir com os compromissos assumidos pelo anterior presidente.

    NÚMEROS E FACTOS DO COMANDO

    Posteriormente usou da palavra o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Carlos Teixeira, que faria um sublinhado em alguns dos números dos serviços efetuados em 2012. Percorridos foram mais de 300 000 quilómetros em serviço, tendo sido despendidas mais de 19 000 horas de serviço efetivo, e realizados exatamente 14 118 serviços. Carlos Teixeira lançaria ainda um desabafo perante a assembleia, lamentando que numa instituição com cerca de 8 000 associados nem um tivesse estado presente nesta AG, sendo as exceções os membros dos corpos sociais e os colaboradores da associação.

    Lidas as conclusões do Concelho Fiscal – o qual propunha não só que o relatório em questão fosse aprovado como também um voto de louvor a todos os colaboradores da associação pela capacidade e empenho manifestados, bem como à Direção em exercício pelo trabalho realizado – colocou então à votação o documento, que seria aprovado por unanimidade e por aclamação, na sequência de uma proposta do comandante dos BVE.

    PLACA DE BRONZE

    FURTADA AOS BOMBEIROS

    Entretanto, na madrugada de 11 de abril os BVE foram visitados pelos “amigos do alheio”. Estes furtaram uma placa em bronze de 110 quilos, onde estavam inscritas as letras BVE, objeto que assinalava os 75 anos da corporação. O alerta foi dado pelo dono do café contíguo ao quartel dos bombeiros que, de manhã, deu pela falta da placa na parede – do quartel – onde se encontrava. Adquirida em 1996, com muito esforço, na voz dos bombeiros, a citada placa de bronze tem um custo atual de 5 000 euros, valor avançado pelo presidente da associação. O caso foi entretanto entregue à polícia.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].