Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-04-2013

    SECÇÃO: Educação


    Projeto Comenius bienal que envolveu alunos da ESE entrou sua reta final

    foto
    O projeto da União Europeia que levou alunos de Portugal (da Escola Secundária de Ermesinde), Espanha, Itália, Polónia, Bulgária e Turquia em intercâmbios pelos mesmos países vai, a partir do dia 24 de abril, dar início à última etapa deste projeto bienal e, assim, à última viagem a um destino europeu: Portugal.

    Alunos da Escola Secundária de Ermesinde vão ter a honra de receber, de 24 de abril a 1 de maio, vinte e dois alunos dos países já referidos, partilhando com eles diversas atividades. O programa da viagem a Portugal prevê, entre outras atividades, passeios por locais de referência em Ermesinde – Parque Urbano, Vila Beatriz, Igreja de Santa Rita – e, naturalmente, visitas aos locais mais emblemáticos do centro histórico da cidade do Porto.

    Os professores e alunos portugueses do 11ºH da ESE vão proporcionar ainda, aos alunos estrangeiros e aos seus professores acompanhantes, uma viagem de barco rabelo e uma visita às caves do vinho do Porto.

    Sofia Ferreira, de 16 anos, é uma aluna da turma do 11ºH da ESE que desde o início tem participado ativamente no projeto. «Fui a Espanha (Ibiza), à Bulgária e a Itália. Fui a Itália por sorte: sempre quis muito ir lá, mas nunca sabemos se vamos passar ou ficar na mesma turma, e acabei por escolher Ibiza e Bulgária como prioridades... mas tive a sorte de haver uma desistência para a viagem a Itália e de tirarem à sorte o meu nome para ir».

    Como todos os alunos que participaram nas viagens do Comenius, a Sofia trouxe boas memórias dos momentos que passou fora do país com os seus amigos e professores - «quando fui para Ibiza foi a primeira vez que andei de avião, o que só por si foi uma experiência marcante. Em Ibiza estava muito calor e até tinha uma piscina em casa. Andei de kayak e fiz imensos amigos, adorei!».

    Mas nem tudo são rosas num projeto como este: as dificuldades económicas e sociais de alguns países fazem-se sentir aos alunos "convidados" que convivem de perto com diferentes e por vezes difíceis condições e culturas. «Na Bulgária, a segunda viagem a que fui, tudo era muito diferente de Ibiza. O país, a casa e as pessoas são muito mais pobres e foi difícil adaptar-me à existência de uma só casa de banho, fora de casa, e que cheirava muito mal».

    O projeto dá oportunidades a alunos que, noutras circunstâncias, nunca iriam a Roma, a Istambul ou a Ibiza. «Itália foi fantástico, Roma é linda e fiz imensos amigos. Foram viagens que nunca esquecerei».

    Agora o Comenius está prestes a terminar e são maioritariamente boas memórias que ficam das viagens e dos trabalhos de grupo realizados por todos os alunos dos seis países, motivados pelo slogan do projeto "Let's live in a cleaner world" (vamos viver num mundo mais limpo).

    Por: Ana Marta Ferreira

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].