Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-04-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Celebrações pascais da paróquia católica de Ermesinde

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Num momento de celebrações pascais muito efusivo na Igreja, com a recente eleição do Papa Francisco – que resolveu colher a inspiração em Francisco de Assis – a paróquia católica de Ermesinde levou a cabo as importantes celebrações da Páscoa, que culminaram este período de Quaresma particularmente emotivo. Em Ermesinde e no seu enquadramento religioso, a 17 de março, celebrou-se o 5º domingo da Quaresma, com a recolha do Contributo Penitencial e, na Igreja de Matriz de Ermesinde, a Festa de Acies da Legião de Maria.

    Na terça-feira, dia 19 de março, Solenidade de S. José e Dia do Pai, realizou-se em Roma, a missa inaugural do Pontificado do Papa Francisco.

    Na quarta-feira, dia 20, em Campo, tiveram lugar as Confissões Quaresmais da Vigararia.

    Na quinta-feira, 21 de março, realizaram-se na Sé do Porto as Conferências Quaresmais, que tiveram por tema: Fé e Caridade.

    Na sexta-feira, 22, foram as Confissões Quaresmais da Vigararia em Alfena, à noite Via Sacra na Igreja Matriz de Ermesinde e na Igreja do Bom Pastor, e nessa mesma noite, na cripta da Igreja Matriz, realizou-se uma reunião de catequistas.

    No sábado, dia 23 de março, Via Sacra (catequese) nas igrejas da Santa Rita e Bom Pastor, e Bênção e Procissão de Ramos com as Crianças na cripta da Igreja Matriz de Ermesinde.

    Dia 24 foi domingo de Ramos, com Bênção e Missa no átrio da Matriz, e Canto de Vésperas à tarde, nas igrejas do Bom Pastor e Santa Rita. À noite, na cripta da Igreja Matriz, realizou-se o Ensaio de Coros e a reunião do Secretariado dos Coros.

    Segunda-feira, dia 22, na cripta da Igreja Matriz, reunião de Leitores.

    28 de março, Quinta-Feira Santa, houve a Missa Solene da Ceia do Senhor, com a cerimónia do lava-pés, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento na Capela do Sepulcro do Senhor e vigília de oração durante toda a noite, na Igreja Matriz, animada pelos grupos de jovens da paróquia.

    Sexta-Feira Santa, de manhã, Canto de Laudes, à tarde a celebração da Paixão com adoração da Cruz, e à noite, Via Sacra, pelos jovens da paróquia.

    Sábado, dia 30 de março, a Igreja Matriz esteve encerrada até à Solene Vigília Pascal, com Batismos à noite.

    No dia 31 de março, Domingo de Páscoa, celebrou-se Missa Solene na Igreja matriz e, no final saíram 51 cruzes do Compasso para as visitas pascais aos fiéis.

    O folar oferecido destinou-se ao pagamento do telhado novo da Igreja Matriz de Ermesinde.

    Fonte: “Igreja Viva”, boletim informativo da Paróquia de S. Lourenço de Ermesinde.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].