Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-04-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    Morreu Jobat – José Baptista (1935-2013)

    foto
    João José André Baptista – Jobat –, desenhador e editor nasceu em Loulé, a 18 de dezembro de 1935, e faleceu esta semana, a 29 de março de 2013, no Hospital de Faro, vitimado por um tumor nos intestinos e posterior infeção.

    Frequentou o curso de desenhador-litógrafo na Escola de Artes Decorativas António Arroio em Lisboa, a cargo dos mestres Mendes e Rodrigues Alves.

    Com 18 anos, entrou para a Agência Portuguesa de Revistas, como paginador e retocador de revistas de quadradinhos, desenhando durante duas décadas grande quantidade de "bonecos" para as várias publicações da editora. Fez poucas histórias aos quadradinhos, começando com uma adaptação de "Ulisses", para a Coleção Condor, em 1956. Na Coleção Audácia realizou "A Conquista de Santarém" e para o “Mundo de Aventuras” (2ª série) nos 437 e 452 produziu "O Voto de Afonso Domingues" e "Luís Vilar", em 1958, assim como outro episódio desta última série detetivesca ainda nesse ano no “Condor Popular”.

    Durante a década seguinte dedicar-se-ia à ilustração de capas e de livros, à legendagem e à remontagem de material estrangeiro para publicação nas revistas da APR.

    Executou diversas coleções de cromos, nomeadamente uma adaptação de “A Morgadinha dos Canaviais”. Trabalhando sempre para a APR, começou a colaborar com Roussado Pinto desde o início do “Jornal do Cuto”, em 1971, ilustrando poemas de Raúl Correia. No n° 49 dessa revista publicou a curta história "Trinca-Fortes", assinando "Jobat", experiência que o encorajou a realizar uma maior adaptação de "A Vida Apaixonada e Apaixonante de Camões", com argumento de Michel Gérac, em quarenta pranchas publicadas no “Diário Popular”, entre setembro e novembro de 1972, e posteriormente em álbum em língua francesa (!), publicado pela SEIT. Nesse ano, contactou a IPC Magazines (Fleetway), desenhando para a editora britânica vários comics com temas inspirados na Segunda Guerra Mundial, inéditos em Portugal.

    Em 1973, passou a chefiar a redação do “Jornal do Cuto”, coordenando também outras edições da Portugal Press, até à primeira suspensão da revista, em abril de 1974.

    Em abril e maio de 1975 realizou no jornal “Diário Popular” a série "25 de Abril: Requiem para uma Ditadura", que ficaria inacabada apesar de tentativas para a completar para o semanário “Uniluta”. Em 1976, regressou a Loulé, dedicando-se agora à cerâmica decorativa e outras atividades ligadas às artes gráficas, à decoração para os desfiles do Carnaval, ao ensino de Educação Visual nas escolas, sendo responsável gráfico pela revista anual “Al’UIyã” e pela Agenda Cultural daquele município, e escrevendo ainda alguns artigos sobre banda desenhada.

    (Leonardo De Sá, in “Dicionário dos Autores de Banda Desenhada e Cartoon em Portugal”, de Leonardo De Sá e António Dias de Deus, Edições Época de Ouro, 1999).

    A partir de 30 de março de 2004, José Baptista iniciou, como coordenador, a rubrica de banda desenhada “9ª Arte - Memórias da Banda Desenhada”, no semanário “O Louletano” (tendo anteriormente publicado a reedição da sua versão em banda desenhada de Camões).

    Foi homenageado pelo conjunto da sua obra no Moura BD 2005, tendo-lhe sido outorgado o Troféu "Balanito de Honra".

    O Kuentro começou a republicar as páginas da rubrica “9ª Arte - Memórias da Banda Desenhada”, a partir do seu primeiro número, no post de 31 de julho de 2011, tendo prosseguido a republicação até à página originalmente publicada a 16 de julho de 2007, nesta última semana (dia 2 de abril), faltando republicar apenas três das que Jobat nos enviou. As seguintes já nos foram prometidas por outros amigos.

    (Jorge Machado-Dias, no blogue Kuentro, 30 de março de 2013).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].