Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 18-03-2013

    SECÇÃO: Ambiente


    Lipor promove ciclo de debates na FNAC

    foto
    Pelo 5º ano consecutivo, a Lipor promove as "Conversas Sustentáveis”. Este ciclo de debates visa promover o debate e esclarecer um público interessado, interventivo e esclarecido acerca de várias temáticas ligadas aos resíduos e ambiente.

    Todos os anos, são desperdiçados 1,3 milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo, cerca de um terço dos alimentos produzidos. Estes são valores que poderiam ser evitados com pequenos gestos todos os dias, considera a ONU. Pedir porções mais pequenas nos restaurantes, ter mais atenção aos prazos de validade e congelar restos são apenas algumas das sugestões propostas.

    «Num mundo com sete mil milhões de pessoas, que chegará aos nove mil milhões até 2050, o desperdício alimentar não faz sentido nem do ponto de vista económico, ambiental ou ético»,

    comentou o sub-secretário-geral das Nações Unidas, Achim Steiner.

    Nos países desenvolvidos, o fluxo de resíduos alimentares representa uma fração considerável dos resíduos urbanos produzidos, com repercussões consideráveis na perspetiva de um desenvolvimento sustentável no eixo social, económico e ambiental.

    Devido à quantidade e tipologia destes resíduos as orientações, ao nível da União Europeia, assentam na criação de estratégias de prevenção da produção deste fluxo de resíduos. De acordo com o Parlamento Europeu (PE), «o desperdício alimentar assumiu uma dimensão tal que está a ser considerado um problema à escala mundial que se reflete ao longo de todos os elos da cadeia agroalimentar, do campo até à mesa dos consumidores».

    Neste contexto, esta ação visa fundamentalmente uma troca de ideias e uma participação ativa entre os vários intervenientes. Para além da sessão de esclarecimento inicial, todos os intervenientes terão a possibilidade de expor todas as suas dúvidas e trocar ideias acerca do tema, durante o período de tempo definido.

    OBJETIVO E DESTINATÁRIOS

    Visa-se a promoção do debate sobre diferentes temáticas ligadas aos resíduos, ambiente e sustentabilidade. O tema escolhido para 2013 é o desperdício alimentar (e todos os outros temas com ele relacionados), dado ser uma questão que está na ordem do dia.

    São destinatários desta iniciativa a população em geral e algum público específico em determinado tema.

    Em 2013, as Conversas Sustentáveis terão lugar nas seguintes datas:

    15 de março

    “Desperdício alimentar em Portugal e no mundo”

    Susana Freitas - Lipor

    Iva Pires – Projeto “PERDA”

    14 de junho

    “Impacto ambiental, económico, social e nutricional do desperdício alimentar”

    A definir

    13 de setembro

    “Como combater o desperdício alimentar ao longo de todos os elos da cadeia agroalimentar, do campo até à mesa dos consumidores.

    A definir

    22 de novembro

    “Workshop prático - Aproveitamento de sobras (Enquadrado na EWWR 2013) ”

    A definir

    entre as 21h30 e as 22h30.

    Mais informações: [email protected] | 229770100

    Departamento de Educação, Comunicação e Relações Institucionais

    Tel. 22 977 0100

    Portal: www.lipor.pt

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].