Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-02-2013

    SECÇÃO: Saúde


    ASSOCIAÇÃO FOI FORMADA A 28 DE FEVEREIRO DE 2005

    PSOPortugal celebra 8º aniversário

    foto
    A PSOPortugal, Associação Portuguesa da Psoríase, celebra, no dia 28 de fevereiro, oito anos desde a sua criação, um patamar que, segundo Vítor Baião, presidente da associação, «é um marco importante para uma associação que representa apenas 3% da população portuguesa».

    A PSOPortugal, que desde a sua fundação tem lutado quer pelo reconhecimento da psoríase como uma doença crónica, quer pelos direitos dos doentes, é uma associação sem fins lucrativos que conta com cerca de 800 sócios. «A Associação Portuguesa da Psoríase promove e dinamiza campanhas e contactos com o intuito de alertar, despertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase», refere Vitor Baião. O presidente da associação acrescenta também: «Debatemo-nos com vários assuntos que nos preocupam, como o atraso generalizado no acesso às primeiras consultas de Dermatologia no Sistema Nacional de Saúde, o racionamento de medicamentos inovadores e a redução dos orçamentos de estado para a saúde, porque são temas que nos inquietam pela possibilidade de impedirem o tratamento mais adequado aos doentes de psoríase e artrite psoriática».

    A Associação Portuguesa da Psoríase tem como principais objetivos defender os direitos dos portadores da doença, promover uma melhor qualidade de vida para estas pessoas na esfera pessoal, profissional e social, bem como a promoção de iniciativas que esclareçam e sensibilizem a opinião pública sobre as características da doença. Para além disso, pretende desenvolver esforços para que a psoríase seja reconhecida, pelo Serviço Nacional de Saúde, como uma doença crónica, e cooperar com as entidades técnicas de saúde no desenvolvimento e na investigação da doença.

    A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não sendo contagiosa é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspeto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afeta cerca de 250 mil pessoas e mais de 125 milhões em todo o mundo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].