Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-02-2013

    SECÇÃO: Cultura


    Formação para adultos dos Cabeças no Ar e Pés na Terra

    foto
    No mês em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, os Cabeças no Ar e Pés na Terra dão início a novas oficinas, desta vez para adultos. Marco Ferreira e Juliana Rodrigues são os primeiros formadores e as formações são em Teatro Participativo e Expressão Dramática.

    TEATRO PARTICIPATIVO

    É uma ferramenta de transformação e intervenção social a partir de um conjunto de técnicas e metodologias de Drama e Teatro Participativas. No TP não há atores nem espetadores, o espetador deixa de ser um ser passivo para se tornar num ator, atuando, tomando decisões e influenciando as situações propostas para uma possível resolução pacífica. O TP tem como objetivo estimular a reflexão, consciencializando e encontrando novas leituras e soluções pacíficas para diversas problemáticas. E claro, é divertido!

    Neste workshop de introdução vão ser apresentadas técnicas, modelos e convenções de Teatro e Drama Participativo em formato “aperitivo”, possibilitando aos participantes interagir e contactar com as potencialidades transformadoras desta metodologia. Desde o Teatro do Oprimido ao Process Drama passando pelo Playback Theatre ou pelo Role Playing tudo é possível de ser explorado ou desenvolvido em novas combinações e adaptações interativas, abrindo novos caminhos para o uso do teatro como uma alternativa social participativa.

    O formador

    Marco Ferreira, 1975. Curso de Formação de Atores da Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Évora (1996-98). Em 1998 é selecionado para a International School of Theatre Anthropology dirigida por Eugénio Barba e Odin Theatre. Como ator destaca o seu percurso pelo Teatro das Beiras entre 1995 e 2000. Em 2001 integra o coletivo Baal17 em Serpa onde é ator, encenador e programador do Festival Noites na Nora. Formador em Drama e Teatro Participativo, é também responsável pelo programa de Teatro Educação e Comunidade que desenvolve na Companhia de Teatro – Baal17. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade de Seinajoki na Finlândia em Participatory Drama in Education. Tem desenvolvido um percurso internacional bastante nutrido na utilização do teatro como ferramenta de intervenção e transformação social. Colabora regularmente com o Encontro Internacional de Teatro Comunitário de Madrid, MTÜ FOORUMTEATER em Tallinn na Estónia e La Nave Va Teater de Girona, Barcelona.

     

    A oficina

    Destinatários | educadores/as, professores/as, atores e atrizes profissionais e amadores/as, e todos aqueles que andam espantados de existir.

    9 e 10 de março (14h00 - 17h30) | Ermesinde

    Duração| 7 horas

    Inscrição | 40€

    EXPRESSÃO DRAMÁTICA

    Está provado que o teatro é essencial para o desenvolvimento das características individuais e coletivas. A atividade de expressão dramática é essencial na infância, pois ajuda a desenvolver as capacidades físicas e intelectuais de uma forma divertida. As crianças demonstram interesse, sendo notório a sua evolução.

    Tem o intuito de trabalhar de forma generalista, o corpo, a voz, a concentração, os objetos, a linguagem verbal e não-verbal, o espaço, as emoções, o ritmo, nas suas diferentes vertentes. Todos estes temas irão ser trabalhados de uma forma mais prática e menos teórica, durante três horas.

    A formadora

    Juliana Rodrigues, 1984. Licenciatura em teatro na Escola Superior Artística do Porto, em 2007. Como atriz participou nos seguintes espetáculos: “O Espantalho Teso”, com encenação de Jorge Louraço (Teatro de Braga); “Cenas da Vida do Príncipe Hamlet”, de William Shakespeare com encenação de Roberto Merino, (XXVIIFITEI); “O Outro”, de Friedrich Durrenmatt, com encenação de Lígia Roque (Rivoli Teatro Municipal); “Mescla”, com encenação de Isabel Barros e Patrícia Franco (Rivoli Teatro Municipal); “As Historias do Sr. Keuner”, com encenação de Pedro Saraiva, (Teatro Arado/ Espaço T); “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, com encenação de Pedro Saraiva, (Teatro Arado); “O Corta-Unhas”, encenação de Joel Reis (Teatro Assombrado); “Estados Eróticos Imediatos”, de Soren Kierkegaard, com encenação de Roberto Merino (Seiva Trupe); “As Personagens dos Meus Sonhos” com encenação de Hugo Sousa (Cabeças no Ar e Pés na Terra); #O Doente Imaginário”, com encenação de Hugo Sousa (Cabeças no Ar e Pés na Terra); “Contos de Lengalengar”, com encenação de Hugo Sousa (Cabeças no Ar e Pés na Terra); participação na curta-metragem “Sem Olhar” de Víctor Martins.

    Tem lecionado Teatro e Expressão Dramática em diversas instituições entre as quais: Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta; Escola EB 2,3 de Santiago de Custóias, Escola EB 1 da Amorosa, EB1 de Sendim, EB1 Passos Manuel, EB1 da Lomba, Centro Escolar do Carvalhal, EB1 de Beloi, Infantário/ATL Navegar no Saber, Estabelecimento Prisional de Custoias, Espaço T, Crescer nos Tempos Livres, Teatro Arado, Balleteatro e Cabeças no Ar e Pés na Terra.

    A oficina

    Destinatários | educadores/as, professores/as, atores e atrizes profissionais e amadores/as e todos aqueles que andam espantados de existir.

    16 de Março (10h00 – 13h00) | Ermesinde

    Duração | 3 horas

    Inscrição | 15€

    Informações e inscrições | [email protected] ou 968554543

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].