Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-01-2013

    SECÇÃO: Destaque


    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER

    Parecer da ECFP dá alguma razão a José Manuel Ribeiro

    A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) do Tribunal Constitucional, em documento assinado pela presidente do organismo, Margarida Salema d’Oliveira Martins, datado de 14 de dezembro (envio digital) e enviado ao Tribunal de Contas, ao Partido Socialista de Valongo e aos responsáveis pelas Contas deste partido, vem responder à denúncia efetuada a 6 de dezembro por José Manuel Ribeiro, presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Valongo.

    Refere o referido documento da ECFP: «Recebeu a ECFP um pedido de esclarecimento do Sr. José Manuel Ribeiro, presidente da Comissão Política Concelhia do PS Valongo (…).

    Quanto à questão colocada, é opinião da Presidente da ECFP que a mensagem natalícia do presidente da Câmara de Valongo anexa ao e-mail enviado à ECFP traduz, quanto ao conteúdo, ao subscritor e aos destinatários, inequivocamente uma comunicação relativa ao município, não constituindo pois um ato típico de propaganda partidária cujo custo deve ser suportado pelo partido político.

    Ainda que a intenção de atribuir o custo dessa mensagem ao PSD possa à primeira vista ser considerada bem intencionadamente como um ato de isenção, tal não corresponde à rigorosa separação que legalmente deve ser feita entre os custos da atividade camarária que ao Tribunal de Contas compete fiscalizar e os custos da atividade político-eleitoral-partidária que à ECFP cabe controlar.

    Esperando ter contribuído para o esclarecimento do assunto, e sem embargo de melhor opinião, subscrevo-me com cordiais cumprimentos.

    Presidente da ECFP».

    Recorde-se que o líder socialista valonguense tinha interpelado este órgão nos seguintes termos:

    «Exma. Senhora Presidente da Entidade das Contas e Financiamentos Politicos

    (...)

    Tendo presente a natureza e a finalidade da entidade a que preside, que tem vindo a exercer um controlo apertado sobre todas as despesas dos partidos políticos, vem a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Valongo denunciar a seguinte situação, que reputamos de muito grave e reveladora de alta promiscuidade entre a estrutura concelhia do PSD Valongo e a Câmara Municipal de Valongo.

    Foram remetidos estas semana aos habitantes de duas freguesias do Concelho de Valongo, a Freguesia de Campo e a Freguesia de Sobrado, dois Infomails, que se juntam em anexo, assinados pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Valongo e todos eles relativos a assuntos do Município de Valongo, conforme decorre dos seus próprios conteúdos.

    Esses Infomails, apesar do seu conteúdo institucional, foram pagos pelo PSD Valongo, conforme foi afirmado e demonstrado pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Valongo, na sessão da Assembleia Municipal de Valongo que decorreu no passado dia 4 de Dezembro, quando mostrou às várias dezenas de cidadãos presentes a factura relativa a esses Infomails, após denúncia dessa estranha ocorrência pelo Partido Socialista, tendo toda a sessão da Assembleia Municipal sido gravada, e tendo já o Partido Socialista requerido formalmente o acesso à gravação audio da mesma.

    Assim, para além da denúncia apresentada, muito gostaríamos de poder obter um esclarecimento por parte da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos sobre a legalidade deste tipo de despesas, designadamente saber se um partido político pode pagar mensagens institucionais de um Presidente da Câmara aos munícipes?

    Agradecendo desde já toda a atenção que venham a dar ao assunto (...)

    Presidente da Comissão Política Concelhia do PS Valongo

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].