Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-01-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    Morreu Decio Canzio – director geral da SBE, editor e argumentista de Tex

    foto
    Decio Canzio, histórico diretor geral da Sergio Bonelli Editor, cargo que ocupou, até 2006, por três décadas, nascido em Milão a 27 de outubro de 1930, faleceu com 82 anos na manhã desta sexta-feira, 4 de janeiro de 2013.

    Verdadeiro braço direito de Sergio Bonelli até praticamente ao falecimento do editor milanês, Canzio era uma espécie de super-editor já que supervisionava todas as séries bonellianas, Tex inclusive, mas também um argumentista de alto quilate, conforme o descreve José Francisco, o animador do blogue português http://texwillerblog.com/.

    Decio Canzio escreveu para Tex (quando teve que substituir temporariamente Claudio Nizzi), “Zagor e Il Piccolo Ranger”, para além de ter realizado também o roteiro para dois volumes da série “Un uomo un’avventura“: “L’uomo del Nilo” e “L’uomo del Messico“, ambos desenhados por Sergio Toppi.

    No que a Tex diz respeito, Decio Canzio escreveu, em 1994, duas histórias, embora numa delas contando com a colaboração de Claudio Nizzi, num total de 342 páginas: “L’oro di Klaatu”, Tex italiano 401 a 403 (“O ouro de Klaatu“, Tex brasileiro 311 a 313) desenhada por F. Fusco, e “Il messaggio cifrato” (em colaboração com Nizzi), Tex italiano 405 e 406 (“A mensagem cifrada”, Tex brasileiro 315 a 317), com desenhos de G. Lettèri.

    Refere José Francisco: «Canzio, uma figura de referência importante para todos na editora, era uma pessoa sempre agradabilíssima e com uma memória notável e prova disso é que quando o revi pela última vez, em outubro de 2009, ainda trabalhava diariamente na Sergio Bonelli Editore apesar de se ter aposentado em dezembro de 2006. Sobre a sua importância no crescimento da Sergio Bonelli Editore a partir da metade dos anos setenta até aos nossos dias, ainda não foi escrito o suficiente...».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].