Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-01-2013

    SECÇÃO: Arte Nona


    Estatísticas bonellianas – 2012

    foto
    2012 foi um ano de transição para a editora do Tex, a Sergio Bonelli Editore, , com a estreia de duas séries regulares (a última série sem fim anunciado remontava a 2001) e o encerramento de outras tantas mini-séries, embora “expandidas”, já que tiveram alguns números especiais. Nesta encruzilhada de velhas e novas personagens o balanço das páginas publicadas é bem positivo: 18 554 páginas inéditas dadas à estampa pela Sergio Bonelli Editore, 4,30% a mais comparativamente com o ano precedente. Trata-se do nono melhor resultado de sempre nos mais de setenta anos de história da editora italiana. As edições com material inédito publicado foram 145, oito a mais comparativamente ao confronto com 2011. Em contraste a média de páginas por volume: 127,96 páginas inéditas por cada edição (-1,5% em comparação com 2011).

    Embora com números um pouco mais normais depois da façanha de 2011, Manfredi retorna ao pódio após quatro anos de ausência, e Faraci conquista-o pela primeira vez, graças ao seu recorde anual de páginas publicadas pela editora Bonelli. Melhor resultado pessoal no arco destes últimos doze meses também para Perniola, Rigamonti e Gualdoni, as três caras novas do Top Ten de 2012, que alcançam os patamares mais altos desta classificação, após dez anos de ininterrupta presença de Chiaverotti e Vietti, que no entanto se colocaram imediatamente atrás dos dez mais publicados, e Vigna, relegado para a vigésima primeira posição. Deste modo os mais constantes frequentadores do Top Ten permanecem assim, sendo Boselli (19 anos consecutivos) e Manfredi (presente nos últimos 17 anos) os recordistas: nenhum outro argumentista tem dois dígitos.

    Em 2012 foram 138 os desenhadores que realizaram as vinhetas dos 145 álbuns bonellianos (quase um por cada álbum), dezanove a mais comparativamente com 2011, e se na classificação aparecem “somente” 130 posições é porque oito são ocupadas por autores que habitualmente trabalham em dupla. Como número de ilustradores empenhados, o ano de 2012 é o segundo de sempre perdendo somente para a colheita de 2003, que teve 150 desenhadores.

    Vinte e seis foram os ilustradores necessários em 2012 para realizarem todas as capas bonellianas, dois a mais do que em 2011. Trata-se do recorde de autores de capas empenhados num único ano. Tal resultado é fruto da “divisão” dos autores das capas em Nathan Never (Giardo na série regular e De Angelis para as edições especiais) e em Júlia (Spadoni na série mensal e Soldi para o Almanaque). Divide-se também a dupla vencedora (empatada) nos últimos cinco anos, pois desta vez … vence isolado, visto a parcial “desistência” de De Angelis.

    Curiosidade: pela terceira vez, depois de 2000 e 2010, este ano a “legião estrangeira” dos desenhadores texianos foi mais profícua do que os ilustradores “indígenas”. 1088 páginas publicadas para a selecão do resto do mundo (em 2012 representada por Font, Ortiz, Repetto e Seijas), contra as 1 044 dos desenhadores italianos.

    Dylan Dog iguala o recorde absoluto de páginas publicadas por uma única personagem no decurso de doze meses, já obtido em 2011. Para o investigador do pesadelo é o sétimo título, o sexto consecutivo. Tex e Zagor, mesmo mantendo os lugares secundários do pódio, perdem páginas relativamente ao ano passado devido à ausência de um segundo Texone para o Ranger e do Almanaque da Aventura para o Espírito da Machadinha. Reaparece na classificação Mister No, embora com zero páginas, devido a ser um dos titulares do Almanaque de Setembro dedicado a Sergio Bonelli. Um outro recorde foi estabelecido pela redacção de Nathan Never, capaz de produzir em apenas um ano 3 160 páginas entre a série regular, os especiais e os vários spin-off.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].