Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2012

    SECÇÃO: Tecnologias


    E para além de Liliput – onde param as modas não só da miniaturização?

    A seguir a uma série de artigos apresentando as recentes tendências menos conhecidas na microinformática (para além dos tablets e smartphones), muitas delas levando a miniaturização ao extremo de se propor praticamente um computador completo (obviamente sem os periféricos) numa simples flash pen usb, apresentamos hoje outros exemplos, menos espetaculares do ponto de vista da miniaturização, mas ainda assim muito interessantes pela forma alternativa como abordam o mercado.

    Android Book

    Este computador foi uma das primeiras aparições do moderno conceito de ultrabook, introduzido pelo MacBook Air, e que entretanto se tem vindo a popularizar, com muitos fabricantes a apresentar as suas propostas para este fragmento.

    O que tem o Android Book de especial é o preço. De características técnicas que o aparentam mais a um netbook, o tamanho do seu ecrã e o preço, sobretudo, fazem dele, uma categoria à parte.

    De facto, o Android Book , fornecido com sistema operativo Android 4.0 ICS, é baseado n um processador ARM A10 dual core, de 1,2 GHz, e o seu preço anunciado não ultrapassa os 200 dólares (cerca de 161 euros).

    Vem com 1 GB de RAM DDR3, ecrã de 13,3 polegadas, com resolução de 1 366x768, e memória interna SSD de 8 GB.

    Como interfaces, além de duas portas USB 2.0, traz uma porta mini-HDMI e conectividade Wifi e 3G.

    Segundo o seu fabricante, a Computex, de Taiwan, o aparelho dispõe de uma autonomia de oito horas.

    Naturalmente será possível substituir o sistema Android por uma distribuição Linux.

    A Computex anunciou também a intenção de lançar uma outra versão que, em vez do ARM A10, seria baseada num processador x86 Intel Atom dual core, mas cujas demais características e preço não adiantou.

    Kouziro FT103

    Se até agora, a esmagadora maioria das propostas que apresentamos tinha o seu aliciante no reduzido consumo e tamanho, a proposta de que falamos a seguir, nesta busca das modernas alternativas às tendências ainda dominantes no mercado, é, pelo contrário, um monstrozinho se com as outras comparado. Trata-se do Kouziro FT103, um tablet (embora não muito portátil), mas também ele oferecido com Android pré-instalado.

    Vem com Android 4.0, mas a novidade é que se apresenta com um generoso tamnaho de 21,5 polegadas, permitindo uma excelente resolução de 1920x1080.

    O processador é um TI OMAP 4428 dual core, de 1 Ghz. Vem com 1 GB de memória RAM DDR3 e 8 GB de memória interna expansível a 64 GB via microSD.

    Como interfaces, o Kouziro FT103 apresenta duas portas USB 3.0, Wireless 802.11n e Bluetooth 2.1 e porta micro HDMI.

    Além disso, vem com EDR, uma fotocâmara frontal de 1,3 megapixel.

    Medindo 51,2x24x3,5 cm, não se pode dizer que seja muito portátil, tanto mais que pesa cereca de 5 kg.

    É todavia muito adequado a ser um centro multimédia, e alternativa às TVs de nova geração, podendo ser usado como televisão, para jogar, e para ligar às redes sociais.

    O seu preço são cerca de 440 dólares (à volta de 360 euros, mais despesas de expedição.

    Ainol Novo 7 Aurora

    A terceira proposta de que falamos hoje é também um tablet, e igualmente proposto com o sistema operativo Android 4.0.

    Do ponto de vista das dimensões, este é contudo mais convencional, ocupando a gama baixa dos tablets pouco maiores que os maiores smartphones. Trata-se de um tablet de 7 polegadas multitouch.

    É baseado no processador All Winner A10 ARM Cortex A8 de 1,2 GHz (ou 1,5 GHz), e numa carta gráfica GPU Mali 400. Vem com 1 GB de memória RAM DDR3, e 8 GB de memória de armazenamento flash, que pode ser expandida a 16GB por cartão de memória externa miniSD.

    Vem também com uma câmara frontal, mas neste caso de 2 megapixel, microfone, sensor de gravidade, Wifi 802.11 b/g/n, porta miniHDMI, porta miniUSB e jack de 3,5mm para auscultadores.

    A atualização do Android 4.0.3 para Android 4.1 é muito fácil obtendo as necessárias roms através da rede.

    O Ainol Novo 7 Aurora é proposto a 95,09 euros mais despesas de expedição.

    O Chromebox

    Finalmente apresentamos a última proposta de hoje, o Chromebox, um aparelho resultante de uma parceria da Samsung com a Google, que pretende oferecer aos consumidores uma alternativa agora baseada no sistema operativo Google OS. Mas a proposta que aqui apresentamos hoje já foi entretanto ultrapassada pelo novo Chromebook, que se apresenta ahora como um laptop, e já não como uma caixa ao estilo do MacMini da Apple. A proposta atual tem ainda o aliciante de ser mais barata e, no próximo número voltaremos a ela.

    Quanto ao Chromebox original, era baseado num processador Intel Celeron B840 dual core, de 1,9 GHz e numa carta gráfica Intel GMA HD 3000.

    Vinha com 4GB de RAM DDR3, memória de armazenamento SSD de 16 GB, conectividade através de uma porta Ethernet. e através de Wireless 802.11 a/b/g/n.

    Como interfaces trazia aiinda seis portas USB 2.0, uma DVI-I e duas saídas DisplayPort (compatíveis com HDMI, DVI e VGA).

    O Chromebox original era também vendido diretamente através do portal Google, sendo proposto a um preço de 364 euros.

    Por: LC (*)

    (*) Com base em informações recolhidas sobretudo no site http://www.lffl.org´e nos sites dos respetivos fabricantes.

     

    Outras Notícias

    · Distros em linha

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].