Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2012

    SECÇÃO: Local


    O Espírito do Natal passou por aqui... Todos demos conta disso!

    Foi num ambiente de alegre e salutar convívio que a Universidade Sénior de Ermesinde realizou o seu jantar de Natal, reunindo os professores das várias disciplinas que aqui são ministradas e muitos dos alunos que, empenhadamente, as frequentam.Alguns deles quiseram mesmo trazer consigo os seus familiares mais próximos, o que só enriqueceu este verdadeiro acontecimento social.

    Num conhecido Restaurante da nossa cidade, num espírito muito próprio da quadra que atravessamos , em fraterna convivência, demos larga à alegria que nos enchia os corações e não deixámos de reflectir sobre a mensagem natalícia que, há mais de dois mil anos, atroou os ares das remotas plagas da Judeia: “Paz na terra aos homens de boa vontade!”.

    Depois de degustar os apetitosos e variados petiscos que foram generosamente distribuídos pela enorme mesa que , de ponta a ponta, ocupava toda a sala que nos foi disponibilizada, entrou-se na ceia propriamente dita, onde não deixou de estar presente nalguns pratos o fiel bacalhau, tão ao gosto dos portugueses.

    Servida a sobremesa- e no intervalo do café- Carlos José Faria, na qualidade de Presidente da Direcção da AGORARTE e como Coordenador-Geral da Universidade Sénior de Ermesinde, usou da palavra para expressar a maior gratidão a todos os senhores Professores, pelo empenhamento com que repartem o seu saber e competência pelos nossos alunos, num voluntariado digno dos maiores encómios!

    “Tinha a lira pendurada, minha lira coração”- citou o orador.

    Recordando a abertura do Livro de Curso dos alunos-mestres da Escola do Magistério de Coimbra no já distante ano de 1948-1949,o orador citou o finalista Moreirinhas Pinheiro que ali deixou a expressão do seu reconhecimento aos Mestres, num poema que começava assim:

    “Tinha a lira pendurada,

    Minha lira coração,

    Quis tirar-lhe uma toada

    Só dizia gratidão!”

    Esse era de facto o sentimento que ali queria deixar bem expresso a todos quantos nos dão a subida honra de estar connosco num projecto social de incontestável alcance e que se insere num objectivo unanimemente aceite da aprendizagem ao longo da vida.

    Aproveitando a presença da senhora Prof.ª Doutora Maria do Carmo Castelo Branco de Sequeira que, desde a primeira hora, aceitou ser a Magnífica Reitora desta Universidade Sénior, deixou

    também uma palavra de agradecimento pelo conselho avisado e oportuno que sempre dá no sentido de valorizar cada vez mais o percurso dos que aqui procuram uma maneira sádia de viver e conviver!

    Atendendo ao facto da senhora Doutora ser bisneta do ilustre escritor Camilo Castelo Branco, Carlos Faria dedicou-lhe o soneto “OS AMIGOS”, do inesquecível autor do “Amor de Perdição.”

    Em seguida, deixou a todos os presentes a sua Mensagem de Natal, desejando-lhes umas Boas Festas Natalícias e algurando-

    lhes muita saúde, muita paz e longa... longa vida!

    Teria sido prenda do Menino?

    Num curto período de animação cultural, teve lugar a poesia.Por aqui passaram Adolfo Simões Muller, Miguel Torga, Fernanda de Castro, José Régio, nas vozes de Carlos Faria e Adelaide Mesquita.

    A Dra. Eugénia Martins disse poesia da sua autoria, enriquecendo assim este espaço.

    Este pode ter sido o primeiro momento da reestruturação da “Oficina de Letras”, que pode vir a ressuscitar os “Encontros de Poesia de Ermesinde”, indissoluvelmente ligados à primitiva história da AGORARTE!

    E a boa disposição disparou quando muitos dos presentes aproveitou a música que vinha de uma sala vizinha para mostrar os seus dotes de exímios bailadores e bailadeiras!

    Com o estoirar das rolhas do champanhe, que acompanhou o bolo-rei tradicional, foi a vez dos brindes e dos votos de Boas-Festas. Tinha chegado ao fim este tão agradável convívio e todos formulámos o mesmo desejo :”Deus nos deixe chegar ao ano!”

    Do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da AGORARTE/USE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].