Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2012

    SECÇÃO: Desporto


    Os sublinhados do nosso desporto em 2012…

    JANEIRO

    foto

    20, 21, 22, 26, 27, 28, e 29 de janeiro: O ano civil de 2012 começava da melhor maneira para o desporto ermesindense. Pela mão do CPN chegavam à nossa freguesia mais dois títulos distritais de basquetebol. De 20 a 22 do primeiro mês do ano as juniores cepeenistas conquistavam no Porto – no pavilhão do Académico – o ceptro de campeão feminino da Associação de Basquetebol do Porto na referida categoria. Cerca de uma semana mais tarde seria a vez das cadetes do emblema de Ermesinde arrecadarem o título distrital deste escalão, cuja fase final decorreu em Paços de Ferreira.

    FEVEREIRO

    11 de fevereiro: A Cidade de Ermesinde foi durante um dia a capital do kickboxing regional, na sequência do acolhimento das finais dos campeonatos desta modalidade (nas variantes de light-kick, semi-contact, aerokick e formas musicais). Presentes estiveram cerca de uma centena de atletas em representação de 40 equipas filiadas na Associação de Kickboxing e Full-contact da Região Norte, entre os quais se viria a destacar o conjunto da casa, o Clube Desportivo da Palmilheira, que se fez representar por seis atletas, tendo três deles obtido outros tantos títulos distritais. Foram eles Bruno Andrade, no escalão de –63kg, Cristiano Coelho, no escalão de –74kg, e Maria Correia, no escalão de +65kg.

    18 e 19 de fevereiro: O Pavilhão Municipal de Sobrado acolheu durante dois dias a fase final do Campeonato Nacional de hóquei de sala, em seniores femininos. A festa seria feita pelas jogadoras do Belenenses que no jogo decisivo bateram o Lousada por 5-3, conquistando desta forma o seu terceiro título nacional consecutivo. Para além das meninas do Restelo e das lousadenses, participaram nesta fase final os conjuntos do Juventude, do Lisbon Casuals, do Sport, e do CAMIR.

    foto

    26 de fevereiro: O Paparugui erguia neste dia a primeira Taça Bilharsinde, certame de pool português organizado pelo Voxx Club Bilhar, e cuja fase final decorreu no Centro Comercial Parque Nascente, onde marcaram presença alguns dos melhores bilharistas nacionais da atualidade.

    MARÇO

    17 e 18 de março: Ermesinde foi o palco da festa da Taça de Portugal de hóquei subaquático referente à temporada de 2011/12, cuja fase final decorreu na Piscina do CPN. Presentes estiveram 10 equipas, entre as quais três em representação dos ermesindenses do Clube Zupper, cuja equipa “A” iria conquistar um brilhante 5º lugar de um certame que teria como vencedor o Aquacarca (de Carcavelos).

    ABRIL

    1 de abril: Os courts da Vila Beatriz (Ermesinde) acolheram entre 24 de março a 1 de abril a 1ª edição do Torneio da Páscoa. O certame foi organizado pelo emblema local, isto é, o Clube de Ténis de Ermesinde, que contou com a ajuda da Câmara de Valongo e da Casa de Ténis António Vieira. Disputado em diversos escalões – nas vertentes singulares e pares – participaram no torneio meia centena de tenistas.

    MAIO

    foto

    6 de maio: Foi com uma vitória de 3-2 no reduto dos Leões da Seroa que a equipa principal do Ermesinde colocou um ponto final na temporada de 2011/12, na qual esteve inserida na Série 1 do Campeonato Distrital da 1ª Divisão.

    Na classificação final os ermesindistas foram terceiros – atrás de Perafita e S. Martinho –, ficando assim às portas da subida direta. Esta classificação proporcionou ao clube de Sonhos a possibilidade de disputar um jogo final com o Perosinho (terceiro classificado da Série 2), jogo esse que daria ao vencedor a possibilidade de aceder ao escalão superior, e que acabou com um empate a duas bolas. Após a marcação de pontapés de grande penalidade a sorte acabaria por virar as costas ao Ermesinde, com o resultado de 6-5 desfavorável à equipa da nossa freguesia. Mas como não há duas sem três, após a desistência de algumas equipas do Campeonato Nacional da 3ª Divisão – entre elas equipas da Madeira e o União de Leiria – a Federação Portuguesa de Futebol acabaria por convidar a Associação de Futebol do Porto a indicar o 3º classificado da sua Divisão de Honra (no caso o Pedras Rubras) a ir disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão de 2012/13, abrindo assim um lugar na Divisão de Honra da AFP, que viria a ser ocupado pelo Ermesinde, que assim pela via da secretaria estava de regresso ao escalão maior do futebol distrital portuense.

    Neste mesmo dia (6 de maio) o Ermesinde SC estava de luto. Falecia a sua antiga glória Tone Grilo, aos 87 anos.

    foto

    27 de maio: Com já vai sendo tradição por alturas de maio os Magriços de Ermesinde Cultura e Desporto levaram a cabo mais uma edição do seu Convívio de Cicloturismo. A 8ª edição do evento deste ano contou com a presença de 180 atletas, provenientes de diversas equipas da Associação de Cicloturismo do Porto, que à semelhança de outros anos, apoiou os Magriços na realização da prova. Com a partida e a chegada colocadas ao lado do edifício da Junta de Freguesia de Ermesinde, os cicloturistas percorreram as cinco freguesias do concelho de Valongo num total de 50 quilómetros em salutar convívio, a essência, no fundo, deste evento.

    28 de maio: Caiu o pano sobre a edição de 2011/12 da Superliga Bilharsinde (SB). O último ato da competição de pool português organizada pelo Voxx Club de Bilhar coroou as equipas da Academia Pedro Grilo (campeões da 1ª Divisão), da Totta Academia (campeões do segundo escalão), e do Café Laser (vencedores da 3ª Divisão).

    JUNHO

    2 de junho: Pelo segundo ano consecutivo o Complexo de Ténis da Vila Beatriz, em Ermesinde, acolheu, de 27 de maio a 2 de junho, o Campeonato Absoluto do Douro, uma prova destinada ao escalão de seniores masculinos e pontuável para o ranking nacional da modalidade. Organizado pela Associação de Ténis do Porto, com o apoio do Clube de Ténis de Ermesinde (CTE) e da Câmara Municipal de Valongo, o torneio contou com a presença de 28 tenistas, oriundos de vários clubes do norte do país.

    16 e 17 de junho: A Escola-Academia Sporting de Alfena levava a cabo a 4ª edição do Torneio Internacional de Alfena, destinado ao escalão de sub-9. No relvado principal do Complexo Desportivo do Alfenense – o local onde decorreu o certame futebolístico – evoluíram 14 equipas, nomeadamente a Casa do Benfica de Paredes, o Colégio de Ermesinde, o Foz, o Vila de Anta, o Folgosa da Maia, o Nogueirense, o Macieira, o Coimbrões, o Esmoriz, a Escola de Futebol Hernâni Gonçalves, o Fiães, o Redondela (de Espanha), o Atlético Clube Alfenense, e o Paços de Ferreira, último conjunto este que se sagraria campeão do torneio.

    JULHO

    foto

    13 de julho: Diogo Guincho, atleta do CPN, conquistava em Atlantic City (Estados Unidos da América) o título de campeão do Mundo de karaté shukokai na categoria de kumite masculinos “pesos médios”. Às portas de um título ficou o seu irmão, Tiago Guincho, também atleta do CPN; que na categoria kumite masculinos “pesos leves” ficou no 2º lugar.

    15 de julho: A atleta da equipa BTT Alfenense/Longusbike, Filipa Peres, venceu neste dia o Campeonato Nacional de Downhill (DHI)/Vodafone, impondo-se às restantes concorrentes na corrida disputada na Pampilhosa da Serra, com um tempo de 4m26,756s. Este não foi contudo o único título alcançado pelo emblema de Alfena neste dia, já que Rafael Sousa, no escalão de cadetes, sagrou-se igualmente campeão nacional, realizando um tempo de 3m26,347s.

    23 de julho: Depois do desaparecimento de Tone Grilo, a 6 de maio, a família ermesindista voltava neste final de julho a chorar a morte de um nome lendário da história do seu futebol. Tratou-se de Petrak, um ícone do clube da nossa freguesia que faleceu a 23 de julho último aos 90 anos de idade.

    SETEMBRO

    foto

    1 e 2 de setembro: As ruas de Alfena viveram momentos de espetáculo e pura adrenalina com a realização do Rali de Alfena – Terra do Brinquedo. Ao longo dos dois dias milhares de pessoas acompanharam as prestações dos 39 pilotos em ação, num certame organizado pelo Clube Aventura Minho e que esteve integrado no Campeonato Regional de Ralis Norte.

    10 de setembro: Como habitualmente acontece antes do início de cada época bilharística das competições organizadas pelo Voxx Club de Bilhar, decorreu neste dia a final da Supertaça Bilharsinde, prova que opôs os campeões da 1ª Divisão da Superliga Bilharsinde e da Taça Bilharsinde da temporada transata. E num encontro que se antevia de grande emoção o Clube Bilhar Pedro Grilo, campeão da 1ª Divisão, bateu por 9-7 o Paparugui, levando para casa o primeiro troféu de 2012/13.

    21, 22, 23, 28, 29, e 30 de setembro: Ermesinde foi durante seis dias a capital nacional do basquetebol de formação. Mais de 400 atletas, em representação de 34 equipas nacionais e internacionais participaram na 13ª edição do Torneio Internacional de Basquetebol do CPN.

    O evento evidenciou o clube da nossa freguesia como um dos GRANDES do país ao nível do setor da formação de basquetebolistas, e a prova disso é o facto de as cepeenistas terem arrecadado a maioria dos títulos em disputa.

    NOVEMBRO

    foto

    10 e 11 de novembro: O Clube Zupper de Ermesinde (na imagem) alcançava o primeiro título da sua ainda curta vida. Tratou-se do ceptro regional de hóquei subaquático, cuja fase final decorreu na Piscina Municipal de Porto de Mós.

    29 de novembro: Depois de nove anos a militar no escalão sub-23, a União Ciclista de Sobrado (UCS) vai arrancar para a próxima temporada com uma equipa profissional, que terá a designação OFM/Valongo/Goldentimes, e que irá competir na elite do ciclismo.

    DEZEMBRO

    2 de dezembro: No sentido de distinguir os atletas e coletividades do concelho que mais se evidenciaram – tanto a nível local, como regional, nacional, ou internacional – ao longo do ano de 2012, a Câmara Municipal de Valongo levou a cabo neste dia a 1ª edição da Gala de Mérito Desportivo, uma espécie de óscares do desporto local. A cerimónia, que decorreu no auditório António Macedo, na sede do conselho, contou com a presença do presidente da autarquia, João Paulo Baltazar, tendo ainda sido abrilhantada com a presença muito especial do antigo futebolista internacional Rui Barros. Homenageados foram cerca de 40, entre atletas individuais e equipas, oriundos de diversas modalidades, como por exemplo, futebol, basquetebol, ténis de mesa, hóquei em patins, karaté e patinagem, entre outras.

    15, 16, e 17 de dezembro: Tal como começou, o ano terminou com o CPN a festejar títulos distritais no basquetebol. No Pavilhão Municipal de Guifões o emblema de Ermesinde conquistava o título de campeão distrital de iniciados femininos.

    23 de dezembro: O Clube de Ténis de Ermesinde organizou mais uma edição da Ermesinde Tennis Cup.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].