Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2012

    SECÇÃO: História


    EFEMÉRIDES

    O sidonismo em Ermesinde

    foto
    Em 1918, o Presidente da República Sidónio Pais, que governou o país com um certo autoritarismo envolvido num estranho populismo, em que alguns veem um ensaio do que mais tarde seria o salazarismo, foi assassinado ficando Portugal numa situação particularmente difícil, em que a Monarquia chegou a ameaçar voltar ao poder.

    No dia 27 de janeiro de 1918 o executivo eleito da junta de freguesia de Ermesinde, foi substituído por uma Comissão Administrativa, afeta ao sidonismo, mas, curiosamente, o Presidente e Vice-Presidente mantiveram-se: António Silva Baltazar Brites e António Marques Ascensão, respetivamente. O único vogal era José da Silva Paredes, o secretário e o tesoureiro também se mantiveram: Joaquim Gomes da Costa e Manuel da Silva Baltazar Brites. O regedor da freguesia foi, no período sidonista, António da Silva Carvalho Júnior.

    Perante a morte do Presidente da “República Nova”, a Junta da Freguesia de Ermesinde deixou exarado em ata, referente à reunião do dia 15 de dezembro de 1918, o seguinte apontamento:

    «Usando da palavra o Senhor presidente, que, com eloquentes palavras silvantes de Justiça e patriotismo, se referiu ao luctuoso acontecimento, significando o sentimento d’esta Comissão pelo nefando crime; pediu que fosse exarado em acta um voto de profundo pezar pela morte do Senhor Presidente da República, lavrando o seu veemente protesto contra tão covarde attentado que enlutou todo o paiz e que fosse enviado um telegrama ao novo Senhor Presidente da Republica apresentando sentidas condolencias que foi aprovado».

    Oito dias depois, a Comissão Administrativa da Junta da Freguesia de Ermesinde reunia extraordinariamente apenas para deliberar sufragar «a alma do Snr. Dr. Sidonio Paes, chorado Presidente da Republica no proximo dia 26, ás 10 horas, n’esta egreja paroquial, convidando os paroquianos d’esta a abrilhantar o acto funebre com a sua assistencia e findo este distribuir-se algumas esmolas pelos pobres».

     

    Outras Notícias

    · Recordando Sidónio Pais

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].