Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2012

    SECÇÃO: Saúde


    SOCIEDADE PORTUGUESA DE NEFROLOGIA ALERTA INSUFICIENTES RENAIS CRÓNICOS

    Sal proibido no jantar da Consoada

    A época do Natal é uma altura em que as pessoas têm mais tendência para os excessos com a ingestão de bebidas, consumo elevado de sal, de açúcar e de fritos. É por isso que a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) alerta os doentes com insuficiência renal crónica para a necessidade de terem cuidado com a alimentação, e aponta aquele que deve ser o menu ideal da consoada de um doente e das pessoas pertencentes a um grupo de risco.

    «A tendência de maior consumo de sal pode afetar a saúde do sistema cardiovascular e consequentemente do rim. A escolha da dieta por parte do médico é sempre feita de uma forma individualizada, pois uma boa alimentação é fundamental para reduzir as complicações no doente renal e melhorar a sua qualidade de vida», refere Fernando Nolasco, presidente da SPN.

    A perda da funcionalidade dos rins faz também com que o potássio se acumule no sangue. «Quando os níveis ficam muito altos, o doente tende a sentir debilidade muscular, tremores e fadiga e pode correr risco de vida», alerta o nefrologista. Uma alimentação saudável e regrada é parte fundamental do plano de tratamento dos doentes com insuficiência renal crónica, além da terapia farmacológica e dos tratamentos convencionais (diálise, hemodiálise e transplante renal).

    MENU IDEAL

    DE JANTAR

    DE CONSOADA

    SEGUNDO A SPN

    – Opte pelo bacalhau bastante demolhado (três dias de preferência) acompanhado por uma salada de alface, couve-flor e cenoura cozida temperados apenas com um fio de azeite.

    – Os legumes devem ser cozidos em duas águas e escorridos bastante bem antes de serem servidos.

    – Se preferir carne a melhor opção é a de peru, sem pele, que pode ser cozida no forno em azeite e acompanhada por puré de batata caseiro e tomate cozido.

    – Não utilize sal em nenhum dos temperos e prefira o sabor das ervas como a salsa, alecrim, orégãos, e outros. Leia o rótulo dos alimentos para verificar a quantidade de sódio porque alguns alimentos processados concentram tanto sódio que uma única porção tem uma quantidade superior à recomendada para a ingestão diária.

    – Não recorra a produtos com designação de "baixo teor de sódio/sal", pois contêm substitutos à base de sais de potássio (ex. produtos de charcutaria).

    – Como sobremesa sugerimos fruta. Opte entre a maçã, pera, pêssego, ananás ou framboesas frescas.

    – Os alimentos proibidos na mesa da consoada são os frutos secos e oleaginosos e as leguminosas, o queijo salgado e rico em potássio e fósforo; presunto, carnes salgadas e fumadas; conservas ou concentrados de carne e peixe; peixe salgado ou fumado, mariscos e crustáceos; sopas instantâneas, purés instantâneos, pratos comercializados; cacau, chocolate e gelados.

    – Também não deve abusar dos chamados açúcares simples como o açúcar, caramelo, mel, compotas; gorduras salgadas como a manteiga salgada, banha e toucinho.

    Para além destas recomendações é importante comer lentamente, mastigando bem, e estabelecer horários regulares para as refeições, comendo todos os dias à mesma hora.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].